Entenda como seria o Grande Golpe do R$ 1 bilhão que dariam Zé Dirceu e Valério no Mensalão. O caso Banco Rural x Mercantil de Pernambuco.

* Clipping do artigo de Miriam leitão, O Globo de hoje.

O Banco Central foi citado várias vezes na peça de acusação apresentada ontem. O publicitário Marcos Valério teve oito reuniões no BC com diretor. Uma vez, nem precisou marcar, tal a intimidade. O que ele queria, não levou. O estouro do escândalo impediu que bancos em liquidação fossem transferidos para os operadores do mensalão. Isso daria a eles o bilhão que procuravam.

Eles, como disse Sílvio Pereira, pretendiam arrecadar R$ 1 bilhão.

Enquanto operaram o escândalo que é objeto da Ação Penal 470, os réus cometeram vários delitos: tráfico de influência, ganhos em contratos de prestação de serviço, lavagem de dinheiro. Mas preparavam um bote muito maior.

Estavam de olho nos restos dos bancos que haviam sido liquidados pelo Proer. Primeiro, a ideia era entregar o Banco Mercantil de Pernambuco ao Banco Rural. Depois, o espólio do Banco Econômico entraria no esquema. Ambos liquidados pelo Proer. Alguns bons ativos foram vendidos, os com menos liquidez ficaram no Banco Central. Nos anos que se seguiram ao Proer, o Banco Central foi realizando o trabalho de liquidação de passivos e recuperação de ativos.

Bastaria a mudança de fatores de correção, a reinterpretação das regras, uma manipulação de balanço, para que essas instituições em liquidação virassem uma mina de dinheiro. O Banco Rural queria o Banco Mercantil de Pernambuco, do qual tinha 20%. Queria suspender a liquidação. Marcos Valério queria fazer negócios com o Econômico.

Na época, o Banco Central estava sendo pressionado a aceitar os negócios.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

21 comentários:

Anônimo disse...

nao falei?

olha a Leitão já devidamente enquadrada - acredito que por conta própria ou subserviência, pois não ha lei que proíba o uso da palavra mensalão - pelo PeTê e já esta usando a nova "norma" dos autoritários nos seus textos, chamando o mensalão de Ação Penal 470...

au, au...

essa se adaptou rapidinho ao "Estado de Sitio Verbal" que os petistas tentam criar...

Anônimo disse...

Há seiscentas mil folhas (600.000) com provas contra a quadrilha de 9Dedos, vulgo Lula,no caso do MENSALÃO, espero que os esquerdistas, que dizem de tudo contra os que não concordam com seus métodos criminosos e mafiosos, que os mesmos tenham alguma prova real do que acusam, até agora somente compraram dossiês feitos por outros criminosos iguais a eles e suas palavras e suas honras valem menos do que as de Judas Escariotes!

Anônimo disse...

O Ministério Público não é para ser bonzinho com acusados, e deve mesmo ser duro nas acusações que faz para resguardar o interesse público, contanto que tenham fundamento.

Por isso irrita profundamente ver, depois de 7 anos de extensa investigação, com acesso amplo ao sigilo fiscal, bancário e telefônico, o Procurador-Geral da República (PGR), na falta de provas e até contrariando as evidências, usar argumentos que beiram a estupidez, no julgamento do chamado "mensalão".

Depois de procurar provas de venda de votos e não achar, o PGR envergonha o órgão que comanda, ao citar a Lei das Falências como exemplo de compra de votos.

A "Lei das Falências" tramitou por mais de 10 anos no Congresso. Recebeu 526 emendas. Foi enviada ao Congresso por iniciativa do governo Itamar Franco, na época em que FHC era ministro da fazenda, em mensagem assinada pelo então Ministro da Justiça Maurício Corrêa. Foi relatada por um deputado do PMDB gaúcho.

A Lei era reivindicada por empresários, e tinha apoio até da FEBRABAN (federação dos banqueiros). Logo, nada mais natural o partido PL apoiá-la, pois tinha líderes empresariais como o ex-vice presidente José Alencar, e o PP.

Além disso, mesmo a lei tendo suas qualidades, pois atualizava o texto anterior de 1945, e visa salvar empresas e empregos, é o tipo de lei que nunca teve nada a ver com "projeto político do PT permanecer no poder", como diz o PGR, e jamais justificaria um esforço descabido de comprar votos.

Quando foi votada a lei, já havia acordos costurados pelas lideranças dos partidos no Congresso, inclusive da oposição. Não faz o menor sentido falar em compra de apoio do PP e do PL para aprová-la.

O mesmo acontece com a PEC paralela da reforma da previdência. O PP e o PL eram a favor desde o governo FHC.

Da mesma forma, a chamada reforma tributária de 2003. Houve amplos debates com empresários e trabalhadores no chamado "Conselhão". Negociou com todos os governadores, inclusive com os principais da oposição que eram Alckmin e Aécio Neves, na época, e teve que fazer diversas concessões para aprová-la, o que resultou num texto bem mais tímido, porém mais consensual.

Diante desse quadro, e sem qualquer outra evidência, o PGR procurou datas de votação e datas de movimentação do dinheiro.Encontrou estas 3 votações aproximadas, o que prova justamente que a tese da compra de voto não se sustenta.

Sem o talento e destreza dos grandes mágicos profissionais, Gurgel expõe o órgão que chefia, quando todo o público atento viu o truque do coelho sendo enfiado na cartola, sem qualquer sutileza.

Há outras sérias inconsistências na acusação, como confundir uma audiência de ministro com parlamentares para discutir assuntos de governo, misturando com dezenas de prováveis outros encontros que os políticos fazem no âmbito dos partidos para discutir coligações e apoios eleitorais.

É pena que o Procurador-Geral comporte-se assim, pois não ajuda a desvendar a verdade, cujas raízes são os males do financiamento privado de campanha.

Anônimo disse...

Políbio,os advogados da quadrilha do mensalão, estão tentando censurar a imprensa prá que não chamem de processo do mensalão e sim nº 470 o inquérito. O que vc acha que elles poderão conseguir com tudo isso...?

Anônimo disse...

Esse anônimo das 17:24 vai querer me convencer que o PT deu uma de Robin Hood, ou seja roubou dinheiro do povo(governo é povo) e deu para os pobres dos partidos da base aliada. Está bem me convenceu; e daí: O PT através de seu comando, junto com o governo, podem fazer isto impunemente?
O dinheiro foi mal havido.
Dinheiro foi remetido para o exterior para o Duda Mendonça em pagamento de dívidas de campanha do partido PT, tudo isto confessadamente.
Os empréstimos foram fraudulentos, conforme laudos periciais comprovatórios conclusivamente(aliás se os emprestimos fossem verdadeiros, porque ainda não foram pagos e nunca serão pagos?).
Deixem de querer justificar o injustificável e aguentem a pua, pois eu estou prevendo punição pesadíssima para essa turma do mensalão.
Alguns até já estão se organizando para quando sairem as decisões e os respectivos mandados de prisão darem no pé e se asilarem no Bolívia, Venezuela e outros países cujos mandatários integram o Foro de São Paulo.
Ou alguém acha que eles vão esperar sentados a PF ir buscá-los em casa?

Anônimo disse...

Agora o José Dirceu deve responder por "crime preparado" ou "pensado" ou "inexistente", ou seja, se a MIRIAN LEITÃO falou está falado, com inquérito feito, indiciado, deuncia do MP, julgamento de condenação.

Viva a Globo. A dona da verdade, lei e justiça.

Anônimo disse...

Esse artigo da Jornalista Mirian Leitão deve ser entregue ao Procurador Geral da Répública, de tal forma que o Procurado ofereça denuncia contra José Dirceu e, na manifestação "oral" do MP, citar o "brilhante artigo" como "prova do crime".

Anônimo disse...

Esse artigo deve MUNICIAR o Procurador Geral da República para oferecer nova DENUNCIA contra Zé Dirceu.

Provas não faltam, basta o Procurador Geral da República citar como PROVA o ARTIGO da Mirian Leitão.

Qualquer juiz nesse caso, recebe a denuncia com essa PROVA ROBUSTA.

Anônimo disse...

Já o Lulinha, discretamente, enriqueceu!

Anônimo disse...

anonimo 17:45

conseguirão apenas passar ridículo...

mesmo o STF tendo tomado decisões meios "estranhas" ultimamente, acredito que derrubaria sem o menor problema qualquer palhaçada autoritária como essa...

se a grande midia aceitar a imposição , devera ser por causa de algum outro tipo de pressão feita nos bastidores, pois o governo pode perturbar a vida de muita empresa...

e a ação na Justiça seria apenas uma cortina de fumaça para esconder o que de fato poderia levar as empresas de mídia a se sujeitarem a esse absurdo inconstitucional...

Anônimo disse...

PALOCCI INOCENTADO.FRANCENILDO PROCESSA A GLOBO POR TER DIVULGADO O SIGILO BANCÁRIO DELE:


Saiba quem o caseiro Francenildo está processando pela divulgação dos seus dados bancários, mas que a velha mídia esconde.

“O Globo:“Quebra de sigilo bancário pelo ministro da Fazenda não é ilegal, diz constitucionalista”

“ÚltimoSegundo: “Supremo Tribunal Federal rejeita última denúncia contra Palocci”

“Folha de São Paulo: “Ele [o caseiro Francenildo Costa diz esperar que a Justiça decida sobre a ação por danos morais que move contra a Caixa Econômica e a Editora Globo pela quebra e divulgação de seu sigilo bancário (…)”
Relembrando o caso do caseiro Francenildo Costa e Palocci

A velha imprensa voltou a falar no caso do caseiro Francenildo Costa com Palocci, mas, como sempre, omite algumas informações que acho importantes.

Em 2006, logo após a confusão da suposta quebra de sigilo do caseiro pelo Palocci, no dia 05/04/2006, o jornal O Globo publicou uma matéria onde o conceituado constitucionalista e Professor Pedro Estevam Serrano da PUC-SP, afirma que o Palocci não cometeu crime algum.

No mesmo dia da sua publicação, estranhamente, a matéria desapareceu do site e dos arquivos do jornal.

Anônimo disse...

Esses monstros precisam aprender uma coisa, roubar um pão no super ou um milhão no governo não importa, a punição deve ser pelo roubo pouco importa o que foi roubado, os dois casos devem ir a julgamento se tem atenuantes é claro que sim, o pão era prá acabar com a fome e o milhão como explicar, o responsavel pela chave do cofre(brasil) deve ter a pena triplicada pois esse traiu o povo. edus

Anônimo disse...

Segundo a "teoria" da Miriam Leitão, se vc estiver com raiva de algu~em e "pensar" e matar esse alguém é crime.

Vai faltar prisão. Só aqui no Blog já mataram o lula algumas dezenas de vezes e de "raiva".

Pior que no caso da "raiva" ocorre o inverso, quem morre é quem "deseja morte para outrem",segundo os médicos.

Anônimo disse...

Diz para a Miiria Leitão entregar esse artigo "de ficcção cientifica" ao Prevaricdor Geral da República que ele "denuncia" novamente o Zé Dirceu, com base nese artigo, repito "cientifico".

Anônimo disse...

Surpresa nenhuma. Surpresa seria a Mirian Leitão falar ou escrever uma virgula de algo que bom que tenha acontecido nesta "brasil Varonil" nos últimos nove anos, seja na poltica economica, seja politca partidária do atual governo.

Anônimo disse...

Nossa essa mulher deve estar com "delirus tremis". Para fechar com chave de ouro só falta o Prevaricador Geral da República usar o "artigo" como "prova" na denuncia ao Judiciário.

Luiz Vargas disse...

Os PeTralha$ estão colocando "sofistas" para tentar dizer que aquilo que é, não é.
O anônimo de 04/08, 18h24min, utiliza sofismas de maneira bastante ardilosa. Pena que não seja homem e precise do "anonimato" para vir neste site dar uma opinião falaciosa e "anônima".
Não podemos perder de vista que é o dinheiro dos contribuintes que permite aos quadrilheiro$ PeTralha$ bancar corajo$o$ "anônimos" dando pitacos em sites inimigos.

Daniel disse...

Mas este golpe e fichinha perto dquele, a epoca da privataria, da Light Paulista. Ou o golpe na Vale. Entao, jornaleiro, politico e empresario, no Brasil, assemelham-se, em muito, com os operadores Fernandinho, Marcola, Cachoeira, etc. Ou alguem acredita que a Vale do Rio Doce valia apenas 1 bilhao?

Anônimo disse...

Segundo a Teoria da Mirian Leitão se o Luiz Vargas se reunir no seu escritório ou de um amigo com outros amigos e falar e falar que quer ver o Chavez morto (devido o cancer). Se o Chavez morrer foi ele que conspirou para a morte do Presidente da Venezuela, logo ele é culpado por "pensar".

Anônimo disse...

a privataria não é daquele jornalista desacreditado que escreve e passa a acreditar na sua ficção? que esteve envolvido no escândalo dos aloprados? que compôs certa musiquinha estranha? E o cachoeira não é aquele amigo do cavendish/delta de 40% das obras do pac lula/dilma?
explica isso daniel.

Anônimo disse...

Nossa agora botaram o elemento "luiz vargas" na parada.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/