O Instituto DataFolha voltou a registrar a impressionante virada que ocorre em Minas Gerais, onde o candidato do PSDB, Antonio Anastasia, que até há duas semanas estava com apenas 17% das intenções de votos, já derrota na espontânea o cavalo do comissário, o candidato de Lula, o ex-ministro Hélio Costa. Na induzida, com a exposição dos nomes, Costa lidera com 43%, mas Anastasia avançou para 29% e seu viés é de forte alta. É o candidato de Aécio Neves. Em Minas, Aécio, candidato ao Senado, tem quase 80% das intenções de votos.
CLIPPING
Folha de S. Paulo, sexta
Após início da propaganda na TV, Anastasia (PSDB) vai a 29%, mas Hélio Costa (PMDB) mantém liderança com 43%.
Na espontânea, em que eleitor não vê uma lista, tucano cresceu 8 pontos e foi a 17%, à frente de Costa, que tem 14%.
Apoiado pelo ex-governador Aécio Neves (PSDB), o candidato tucano ao governo de Minas Gerais, Antonio Anastasia, cresceu 12 pontos percentuais desde o início do horário eleitoral no rádio e na TV, aponta o Datafolha.
Agora, Anastasia tem 29% contra 43% de Hélio Costa (PMDB), que manteve o mesmo índice do levantamento anterior e lidera as intenções de voto no Estado.
Na pesquisa espontânea -quando o entrevistado diz em quem pretende votar sem que a lista de candidatos seja apresentada-, Anastasia cresceu oito pontos e tem agora 17%. Está tecnicamente empatado com Costa, que passou de 13% para 14%.
Aécio, mesmo não concorrendo ao governo do Estado, é citado por 4%.
Anastasia, que na pesquisa realizada no início de agosto tinha 17%, não roubou votos de Hélio Costa nesse período. O tucano cresceu apenas com a definição dos eleitores indecisos e dos candidatos "nanicos".
A margem de erro da pesquisa do Datafolha é de três pontos percentuais para mais ou menos.
Um comentário:
Por que será que os jornais do tipo ZH e Correio do Povo e os institutos de pe$qui$a superdimensionam o resultado da pe$qui$a induzida e escondem ou colocam em segundo plano o resultado da pesquisa espontânea que é a que melhor mostra a realidade eleitoral??????
Postar um comentário