Cais Mauá, o Puerto Madero de Porto Alegre, será votado dia 21 na Câmara de Vereadores

O chamado Projeto Cais Mauá, que transformará a área central do porto de Porto Alegre numa espécie de Puerto Madero, será votado dia 21 na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. O líder do governo Fogaça, o vereador Valter Nagelstein, disse neste sábado ao editor que o projeto já tem 12 emendas. As bancadas do PT, PCdoB e PSOL, jogando novamente na vanguarda do atraso, tentaram evitar a votação, mas foram derrotadas pela ampla base aliada, que conta com 26 vereadores.

Há 22 anos o governo estadual e a prefeitura de Porto Alegre tentam intervir na zona portuária para implementar na região alguma coisa parecida com o que é hoje Puerto Madero.
. A proposta só ganhou corpo e forma durante o governo Britto, foi detonada no governo Olívio Dutra, voltou à pauta no governo Rigotto e finalmente acabou fechada como um pacote completo no governo Yeda Crusius.
. Neste momento o empreendimento todo está nas mãos da Câmara de Vereadores,
. Durante os três primeiros anos do governo Yeda, sempre com a ajuda do prefeito Fogaça, uma equipe mista e multidisciplinar de técnicos da prefeitura e do governo estadual levantou titularidades de imóveis do cais, atualizou as plantas da área e buscou definir exatamente os contornos urbanísticos e ambientais do Cais Mauá. Isto foi tudo aprovado por consenso. O coordenador do Grupo Técnico é o atual diretor da Caixa RS, Edemar Tutikian.
. A área sob intervenção será o chamado Cais Mauá, faixa que vai do Gasômetro até a Rodoviária. São 3,3 quilômetros. Neles sairão restaurantes, casas noturnas, bares, centros de convenções, pequenos shopping centers, apart hotéis e hotéis. Nada do que sair deixará de respeitar o Plano Diretor e passar por rigoroso EIA-Rima e EVUs.
. Caso todos os projetos virem realidade, os investimentos no Cais Mauá poderão chegar a R$ 500 milhões, gerando 10 mil novos empregos diretos e outros 20 mil indiretos.
. Isto tudo poderá acontecer a tempo de atender as demandas da Copa 2014.
- O Cais Mauá, tal como aconteceu Puerto Madero, será o indutor de ambiciosa recuperação dos atuais espaços urbanos degradados da região.

Link Patrocinado
Bier Markt
Neste sábado a noite, tem o novíssimo chope artesanal Schmitt Weiss.
Mais 7 torneiras de chope e 33 marcas globais de cervejas artesanais. Tudo harmonizado com petiscos alemães, inclusive apfelstrudel ao final.
Castro Alves 442. Reservas com 3013.2300.

3 comentários:

Anônimo disse...

O problema é que esqueceram de combinar isso com os russos... O cais do porto pertence ao governo federal, sendo qie o estado é mero concessionário. O governo federal não autorizou o grande empreendimento imobiliário apelidado de "revitalização do cais do porto". Em termos urbanísticos, de arquitetura e meio ambiente, o projeto é uma piada. Em termos econômicos, é grilagem de terras públicas FEDERAIS. O coordenador desse grupo "técnico", Edemar Tutikian, é advogado...

N67 disse...

Mas esse anônimo das 15:10 faz parte da vanguarda do atraso. Só pode ser petralha.

Anônimo disse...

O comentário do N67 é uma ofensa à inteligência mediana - quem não concorda com o projeto da "revitalização do cais" é do PT, é "petralha". O mundo está dividido em duas partes - a dos petistas e a dos anti-petistas! Ele se encarrega de atribuir aos petistas uma importancia descomunal... A dourada Dubai, uma excrescência urbanística e ambiental,foi considerada um empreendimento de grande valor para a humanidade, um "avanço" extraordinário. Dá prá notar! Dentro de pouco tempo, essa maravilha da "vanguarda do progresso" deverá ser atendida pelo pronto-socorro estatal, esse monstro defendido pela "vanguarda do atraso"...
Dr. Alienista
froid666@hotmail.com

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/