Gripe suína se alastra no mundo e Brasil mostra despreparo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou para 4 (numa escala até 6) o grau de alerta da epidemia de gripe suína originada no México. Ontem, o alastramento da doença para a Europa se confirmou. Ao menos 15 países registram casos suspeitos, inclusive o Brasil, com 11 pessoas.

. Nos EUA, o número de casos confirmados subiu para 47, e o governo recomendou que só em caso de "absoluta necessidade" se viaje ao México. A UE também pediu restrição a viagens. Segundo a OMS, o vírus da gripe é novo, e seriam necessários de quatro a seis meses para desenvolver uma vacina eficaz.

. Segundo matéria do jornal O Globo, nos aeroportos brasileiros, viajantes que desembarcaram do México ontem, no quarto dia após o alerta da epidemia, queixaram-se da desinformação na chegada. Eles disseram que não foram abordados por agentes da Anvisa nem receberam folhetos. O governo anunciou que vai comprar 100 mil máscaras cirúrgicas.

. O presidente Lula fez o sinal da cruz ao contar que o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou-lhe, da Turquia, que não há casos da doença no Brasil. O medo de uma recessão maior por causa da gripe fez as bolsas caírem 2,04% em São Paulo e 0,64% em Nova York.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Brasil é despreparado para tudo. Em compensação aqui no Rio Grande não: temos a melhor vigilancia Sanitaria do País e do Mundo. Não temos febre aftosa, febre amarela, dengue, nada.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/