Gramado, objeto de desejo de dez entre dez gaúchos que buscam algum local para fazer o lazer durante o ano inteiro, tem uma população fixa de 35 mil habitantes, mas sua população flutuante (famílias que têm casa local para ocupação de lazer e turismo) já pulou para 20 mil e durante o ano recebe algo como 2 milhões de turistas. O trânsito da cidade começou a ficar pesado. Gramado fica a uma hora e meia de Porto Alegre, por boas estradas asfaltadas.
. O editor desta página tomou café da manhã com o presidente da Associação Gramadense de Arquitetos, Engenheiros e Incorporadores, a Agacei, Luiz Américo Bertolucci Guimarães, que estava acompanhado pelo dono da 3G Guimarães, Luiz Guimarães, a maior de Gramado, e do supervisor de Marketing da Auxiliadora Predial, Luiz Maffini. A Auxiliadora Predial inaugurou duas lojas na cidade, no final da semana passada.
. A conversa toda foi para esclarecer o que acontece no mercado imobiliário da cidade. Os números oficiais da Agacei são de que existem 1.400 imóveis a venda em Gramado. “Queremos reduzir este número para mil, o que sustentaria um bom ponto de equilíbrio”, informou Luiz Guimarães. Ele avisou que isto não demorará muito, porque são vendidos 800 imóveis por ano na cidade, 80% dos quais para compradores de outras localidades. Os preços não despencaram, segundo o corretor. No ano passado, teriam subido 6,8% na média.
. Gramado tem funcionado como a terceira opção das famílias (a sua própria cidade, a praia e Gramado), mas a Agacei tem dados que comprovam que muita gente passou a abrir mão da praia para subir a Serra. O que diz Luiz Guimarães: “No ano passado, pela primeira vez, fizemos negócio com casa da praia de entrada”.
Site: www.guimaraesgramado.com.br
E-mail: luizamerico@guimaraesgramado.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário