Conselho Político de Yeda indica rompimento estridente com Feijó

Até agora, pelo que apurou a equipe desta página, o Conselho Político sugere travar guerra contra o vice-governador Paulo Afonso Feijó. A reunião oficial começou passados alguns minutos do meio-dia. Antes, os membros da Conselho Político conversaram informalmente, tomando chimarrão e cafezinho. A foto liberada há pouco pelo Palácio Piratini, apresenta um quadro de enorme preocupação, severidade, azedume e até constrangimento por parte dos participantes da reunião. Ninguém sorri. Estão ali Yeda Crusius, a deputada Zilá Breitenbach, o deputado federal Claudio Diaze, o deputado estadual Nelson Marchezan e o secretário Daniel Andrade, todos do PSDB; Rospide Neto e Alexandre Postal, do PMDB; Vilson e Silvana Covatti, do PP; Paulo Odone, do PPS; Eloy Guimarães, do PTB. A foto dá o tom da reunião.

. O tom do encontro encaminha uma censura pública da governadora à postura covarde e antiética do seu vice, rompendo definitivamente as relações com ele. Entre as medidas sugeridas, está o esvaziamento do Palacinho, com a exoneração dos cerca de 40 Cargos de Confiança (CCs) ligados ao vice. Feijó será excluído, institucionalmente, do governo. Isso deve ser feito hoje à tarde, em coletiva de Yeda à imprensa e, depois em pronunciamento de um minutos em rede de rádio televisão, com espaço pago pelo governo.
. Outras sugestões, visando uma resposta efetiva à opinião pública, é a troca de comando do Banrisul, passando-a para as mãos de um outro partido da base aliada ou para um técnico, funcionário do banco. O Detran já é administrado por alguém sem ligação com o PP, a diretora-presidente Estella Maris Simon.
. Delson Martini deixará a secretaria-geral de Governo, assim como Cézar Busatto sairá da Casa Civil. Seus prováveis substitutos são Márcio Biolchi, do PMDB, e Cláudio Diaz, do PSDB.

. Os dois, porém, comparecerão voluntariamente, nesta segunda-feira (9), à CPI do Detran. E partirão para o ataque ao PT, sobretudo Busatto, pela experiência e capacidade verbal. Ambos devem ser municiados de informações apuradas pela sindicância interna do Detran, que apurou desvios e problemas diversos da Fenaseg à época do governo Olívio Dutra. A princípio, a governadora não queria expor o resultado do levantamento. Mas, agora, diante da crise e da postura belicosa e radical da oposição, está sendo convencida pela base aliada a abrir o jogo. A idéia é contra-atacar, demonstrando suspeitas de irregularidades da gestão petista.
. Da CEEE, por exemplo, Martini e o PMDB trarão a memória do governo Olívio, quando mais de mil aparelhos de telefone celular da empresa e do governo estavam nas mãos de sem-terras ligados ao MST. No início do governo Rigotto, uma auditoria interna localizou estes celulares dentro de acampamentos do MST. Ainda haviam veículos do Estado nas mãos dos sem-terra. O ex-governador Germano Rigotto também nunca quis abrir estas informações, considerando o pleito encerrado. O grande número de CCs no governo Olívio Dutra também será trazido à tona. As duas últimas gestões do Piratini reduziram em mais de 50% o número de CCs que existiam no período da administração petista. Só na Secretaria de Reforma Agrária, para citar um exemplo, existiam mais de 200 CCs. Rigotto baixou para 70 e, agora, são menos de 20.
. Em resumo, integrantes do Conselho Político estão propondo guerra ao vice e ao PT.

. Yeda ainda resiste, argumentando que este clima de confronto pode ser muito ruim para o Estado, que busca a arrumação da sua situação financeira e trabalha na conquista de novos investimentos. Seu marido, Carlos Crusius, compartilha a mesma preocupação de Yeda.
. Mas a base aliada ressalva que o ataque é a melhor defesa no momento. Mesmo porque, até agora, o governo só ficou na defensiva. E a oposição está se aproveitando disso e cada vez aumentando mais os ataques. Se continuar sem reagir, o governo pode acabar tendo de enfrentar um processo de impeachment.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/