No caso da queixa-crime de Tarso contra Polibio Braga, juíza criminal diz que o editor apenas cumpriu o seu dever como jornalista

Defendem o editor nesta ação os advogados Nilton Carvalho, Nathalia Vernet Borba Carvalho e Rodrigo Alves, de Carvalho Vernet Advogados (e-mail juridico@carvalhovernet.com.br).

Ao sentenciar que faltou justa causa à queixa-crime movida pelo ex-ministro de Lula, Tarso Genro, toda ela construída para enfiar o editor na cadeia pelo período de meio ano, deixou claro a juíza do 1o Juizado Especial Criminal do Foro Central de Porto Alegre, Lusiane Barbosa Carvalho, que o editor cumpriu apenas seu papel como jornalista ao noticiar e opinar sobre ações políticas do líder do PT do RS.

A juíza reportou-se com mais detalhes a uma das seis notas impugnadas por Tarso, justamente a que revelou seu fracasso na iniciativa de implantar os chamados "Territórios da Paz", durante a qual afivelou sua aliança administrativa como ministro de Lula e o governador Sérgio Cabral, preso em Bangu 3. O líder petista viu na nota uma tentativa de vinculá-lo aos malfeitos de Cabral. O que escreveu a juíza: "A vinculação não  atribui qualquer conduta errada, antiética ou que desmoralize o querelante. Lusiane Barbosa Carvalho lembra que era pública a aliança entre o PT de Lula e o MDB de Cabral, "tanto que a chapa que disputou a presidência contou com a presença de ambos os Partidos", no caso Dilma e Temer. E avisou:

- Buscar negar tal fato histórico e as consequências daí advindas, indica tentativa dee reescrever a história.

A juíza Lusiane Barbosa Carvalho, ao final e ao cabo, replica decisão do STF no tocante ao direito constitucionalmente garantido à liberdade de pensamento e de expressão, notadamente no âmbito da liberdade de imprensa.

CLIQUE AQUI para ler o inteiro teor da sentença.
CLIQUE AQUI para ler a queixa-crime.
CLIQUE AQUI para ler a contestação do editor.

3 comentários:

Anônimo disse...

sobre este seu caso Polibio, fico imaginando um político de direita processando um jornalista da RedBS. Já seria matéria de capa... Eles não vão se manifestar em seu apoio?

Anônimo disse...

Tarso Genro tem que entender que ele não vive em Cuba, onde não existe liberdade de imprensa. Tarso e Sérgio Cabral foram sim aliados e parceiros. Você não encontra nos registros absolutamente nada de um condenando o outro. Muito pelo contrário. Sendo assim, aliados políticos, Tarso e Lula avalizaram o governo corrupto de Sérgio Cabral e vise versa. A corrupção é a marca de Cabral assim como é do governo Lula, de onde Tarso participou no coração do governo. Portanto, Tarso Genro deve sim também ser responsabilizado pelos crimes do governo que participou.

Anônimo disse...

Dá-lhe Políbio !!!!!!!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/