Artigo, Felipe Vieira - Das Independências da magistratura e da imprensa


- O autor é jornalista do RS e edita o blog do Felipe Vieira.

Desde sexta-feira, quando comentei no SBT Rio Grande – 2ª Edição, o fato de uma juíza ter determinado a soltura de traficantes flagrados com 4,6 toneladas de maconha pela Brigada Militar, tenho sido confrontado por internautas. Alguns deles escrevem sobre o meu desconhecimento da lei e garantem que bandidos – mesmo que sejam assassinos ou traficantes -, devem ganhar a liberdade se houver excessos das forças policiais na hora da prisão. Respondi há alguns e para poupar meu tempo em “futuros embates”, resolvi escrever sobre o assunto. Afinal, o que deixa milhares de cidadãos, pagadores de impostos, indignados como eu é pensar que homens e mulheres da nossa Brigada Militar, com salários atrasados arriscam a vida para prender bandidos que disseminam mortes e degradam a sociedade, para uma juiza, com seu salário em dia solte-os. Repito, na minha opinião os custos desta nova busca deveriam ser ressarcidos pela magistrada Lourdes Helena Pacheco da Silva. Infelizmente, não há legislação para isso.

Não há dúvidas que os magistrados têm a absoluta e total independência para decidirem as questões jurídicas que lhes são apresentadas. Como também eu – integrante da imprensa brasileira -, tenho o direito constitucional de divulgar os fatos e, se assim entender, fazer críticas. E ninguém, nem eu, nem os integrantes do judiciário estamos imunes a elas.

No caso concreto, se houve – atenção, para esse se – constatação de abusos policiais na prisão em flagrante, não poderia o ato de “prisão administrativa” ser homologado.

CLIQUE AQUI para ler mais.

9 comentários:

Anônimo disse...

Excelente artigo do jornalista. Merece aplausos e uma medalha por expor uma opinião correta e corajosa num país onde a regra é se omitir, ser politicamente correto.

Anônimo disse...

Quando qualquer pessoa é enganada por um comerciante, pode apelar ao PROCON. Quando um prédio cai, o engenheiro pode ser responsabilizado por eventuais prejuízos ou mortes. E um juiz, que, julgando livremente, pisa no tomate como neste caso-pisou sim no tomate, pois outra instância judicial teve que limpar sua enorme cagada e para tal colocou por terra seu julgamento logo após sua decisão, que permitiu a liberdade de traficantes, como é que fica??? Então em nome do "direito de julgar" o juiz tem o direito de cometer qualquer estrupicio como este?????
E agora os brigadianos que "se explodam" correndo DE NOVO atrás dos traficantes para prendê-los, e, se morrerem nesta tarefa a juiza não "está nem aí", pois não é no dela!
Em casos escabrosos como este, o minimo que deveria acontecer é fazer esta juíza, por conta própria e risco, colocar de volta estes meliantes na cadeia num prazo curto, curtíssimo, pré-determinado, e se não der conta deste serviço, RUA POR JUSTA CAUSA!

Anônimo disse...

Concordo plenamente que esses traficantes devem mofar na cadeia, mas entendo que se pegaram cocaína no avião presidencial, oesmo deveria acontecer com a 'mula qualificada', e com o 'chefe' (talvez um miliciano traficante... Conhecem alguma família de milicianos? Talvez em Brasília).
Seria um bom exemplo de que ninguém está acima da lei.

Anônimo disse...

Em geral o nosso Judiciario é caro, ineficiente e ativista. E agora se considera incriticavel. Devemos sim protestar contra atitudes como as dessa juiza. Lamentavel.

Anônimo disse...

O Brazil nao inventou a corrupcao o roubo e os assassinatos...

Mas a IMPUNIDADE 100% SEM DUVIDA!!

BRAZIL: AME-SE E DEIXE-O porque ORDEM e PROGRESSO VAO ESTAR SEMPRE SÓ NA BANDEIRA...

Anônimo disse...


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net

Por Carlos Maurício Mantiqueira


A idade realça nossos defeitos e nossas poucas qualidades.


Confesso aos amáveis leitores que estou absolutamente intolerante aos hipócritas.


Panacas que dizem “adorar” seus pets, mandam castrá-los com a maior desfaçatez.


O pobre animal é privado de sua condição natural.


A quase totalidade dos cretinos que assim procedem deveriam ler um livro muito sugestivo e quase desconhecido de Maquiavel, mais pelo nome do personagem que retrata: “A vida de Castruccio Castracani da Lucca” ISBN 972-0-45053-3.


No passado, almas “piedosas” castravam meninos para preservar suas belas vozes. Vejam o filme “Farinelli”. https://pt.wikipedia.org/wiki/Farinelli_(filme)


Hoje a maldade é mais sutil. Desgovernos matam milhões de pessoas de fome, doenças e guerras.


Menos mal que muitos tiranos provaram de seu próprio veneno.


Mussolini, Ceausescu, Kadhafi (al-Gaddafi), Saddam Hussein e outros menos cotados, provaram do próprio fel.


Dizem que o brasileiro é “bonzinho”. Esperem e verão o Dia da Fúria.


Escravizado e escarnecido pelo judas ciário desde o Descobrimento do Brasil, um dia o povo porá cobro aos desmandos dos “deuses” e “semi-deuses”.


Lembrem-se da ária de “Madame Butterfly”: “Un bel di vedremo”.


Carlos Maurício Mantiqueira é um livre pensador

Anônimo disse...

Soltar bandidos... tem a cara do mollusco...

ganhatudo disse...

Pois é. Viva a justiça brasileira, a mais injusta do mundo quando promove tais atos de impunidade. E são quase inimputáveis.

Anônimo disse...

É ficção, com certeza!
O fato de a polícia cometer um excesso no flagrante sobre pobres inocentes traficantes, transforma-os em ANJINHOS.
Parabéns Felipe!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/