Discurso - Sérgio Moro invoca Churchill para defender a Lava Jato

CLIQUE AQUI para ver e ouvir o discurso de Sérgio Moro. 

O discurso a seguir foi 
transcrito pelo editor para exame dos leitores. 

Vale a pena fazer o paralelo com essa situação atual do Brasil. Voltemos a nossa memória, ao nosso conhecimento de livros de história, para o cenário  da segunda guerra mundial: estamos em 1940. E, em 1940 o primeiro ministro Winston Churchill vai a Câmara dos Comuns fazer um discurso sobre o estado da guerra. Era 18 de junho de 1940.

Até então, a Polônia havia caído, a França estava em frangalhos, prestes a se render, o exército inglês, tinha sido cercado e esava sendo retirado da Europa continental sem os seus equipamentos e armas. Os Estado Unidos ? Ali prevalecia, ainda, a política isolacionista.

Do outro lado a Alemanha nazista tinha feito um pacto de não agressão com a União Soviética.

Em outras palavras: o Reino Unido, sozinho, contra uma Alemanha nazista que havia subugado a liberdade na Europa continental.

Ele vai a Câmara dos Comuns. Podia muito pura e simplesmente fazer um discurso desanimado, desalentador, um discurso de fracasso, mas o que ele fala é diferente.


Ele fala: 

- Uma batalha acabou; outras vão começar. Eu exalto o povo do Reino Unido a não desistir dessa guerra. 

E a parte mais interessante do discurso dele é que ao final do pronunciamento ele utiliza umas frases que ficaram na história:

- Se há Reino Unido persistindo a luta,  ainda que sozinho e consegue superar essa luta e ganhar essa luta, daqui a mil anos as pessoas irão olhar para trás e não pensar naquele momento do Reino Unido como o momento da sua hora mais escura, mas, ao contrário, aquela hora é a que registrou o nosso MELHOR  MOMENTO.

Guardada as devidas proporções digo mais uma vez na estamos em guerra com ninguém, mas admitamos que estamos numa situação difícil de recessão, corrupção sistêmica, descrença política. Tenho a confiança de que se nós  confiarmos na nossa democracia, se nós lutarmos por essa democracia , quem sabe daqui a 20, 30 anos, nós possamos olhar para trás e pensar se esse não foi nosso melhor momento. 

6 comentários:

Anônimo disse...

Que Assim Seja...

Anônimo disse...

Moro é o Cara!!

Anônimo disse...

Desistam, cubanos, pois o Brasil não tem mais recurso para salvar mais essa frustrada tentativa de comunismo.

Anônimo disse...

Se os "coxinhas" perderem a batalha, será o fim, não haverá futuro, nada para lembrar. Se os "coxinhas"vencerem não lembraremos essa luta como nossos melhores momentos, mas lastimaremos o esforço dispendido para livrar o nosso futuro da praga petista, fruto da burrice coletiva, aquela burrice onde 85% da população adorava o grande estadista, hoje um grande ladrão. Não faltaram avisos, mas escolhemos a mentira. Isso tudo é o efeito do nosso voto. Ainda há quem escolheria o Lula ou a Marina ...

Anônimo disse...

Grande Juiz Moro, futuro presidente do país!

Anônimo disse...

Eles já sabem, já apelaram para o Obama que vai exportar de pelo nosso porto de Mariel

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/