Greve selvagem ameaça deixar Porto Alegre sem água

Vice-prefeito avisou aos vereadores: "Greve impede trabalho e serviços no Dmae. Pode faltar água em Porto Alegre". 


Na tarde desta segunda-feira, o vice-prefeito Sabastião Mello avisou aos vereadores: pode falta água em Porto Alegre por motivo da greve dos municipários, que no caso do lixo e da água são flagrantemente selvagens e ilegais.

. Isto acontecerá não apenas pela movimentação dos carros-pipa de algumas áreas da periferia, mas também porque os técnicos de controle geral estão impedidos de trabalhar.

Veja como a prefeitura de Porto Alegre fala sobre o assunto no seu site:

NOTA I
​A Prefeitura Municipal de Porto Alegre obteve da Justiça, na sexta-feira, 6,  uma decisão favorável para que os serviços essenciais sejam prestados a população da Capital. Como nesta segunda-feira, 9, o Sindicato manteve o bloqueio nos portões do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) foi necessária a intervenção da Brigada Militar para que houvesse a desobstrução dos portões junto à rua Gastão Rhodes e Domingos Crescêncio. Mesmo assim os sindicalistas resolveram fazer o enfrentamento e se mantém a frente dos portões, impedindo que as equipes do Dmae saiam para fazer os serviços de conserto de fugas e ligações de água e esgoto. São servidores de vários órgãos municipais, não pertencentes ao quadro funcional do Departamento, que tomaram como tática grevista dificultar a realização dos serviços de manutenção das redes para que se estabeleça o desabastecimento de água e que os extravasamentos de esgoto tragam incomodo aos porto-alegrenses.
Desrespeito ao Poder Judiciário -  Conforme despacho judicial, esta conduta fere o direito de ir e vir e retira da população o direito aos serviços essenciais de abastecimento de água e de afastamento dos esgotos, essencial à saúde, que se constituem em direito à vida e que não podem ser sobrepujados pelo direito de greve. Este não autoriza a prática de condutas que impliquem em restrição ao direito de ir e vir de servidores e do direito ao trabalho daqueles que optem pela não adesão ao movimento.
Para a garantia destes direitos a Prefeitura Municipal e o Dmae obtiveram uma cautelar  determinando ao Simpa que durante a greve se abstenha de impedir o direito de ir e vir dos funcionários e/ou empregados que se apresentarem para trabalhar nos diversos órgãos da Administração Pública Municipal, bem como se abstenha de bloquear, obstruir ou dificultar a entrada ou saída de caminhões e funcionários das empresas contratadas e de servidores que se apresentarem para trabalhar, e se abstenha de depredar qualquer bem da Administração.
O Dmae espera que haja por parte dos grevistas o respeito ao Poder Judiciário, um dos princípios da democracia republicana, e que não haja ameaças e constrangimentos aos servidores que desejem trabalhar.

NOTA II

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre informa que, na manhã desta segunda-feira, 9, recebeu do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) um pedido de audiência com o prefeito José Fortunati ou vice Sebastião Melo para tratar das reivindicações da categoria e dar seguimento às negociações. No entanto, a Prefeitura afirma que só voltará a receber a direção do Sindicato quando for cumprida a determinação judicial obtida na última sexta-feira,6, que prevê o funcionamento total dos serviços essenciais da cidade. Tal fato não vem ocorrendo, já que grevistas obstruíram, na manhã desta segunda-feira, os portões da sede do Departamento Municipal de Águas e Esgoto (Dmae), impedindo assim a saída de equipes do departamento para desempenhar atividades como o conserto de fugas e ligações de água e esgoto.

16 comentários:

Flávio Paranhos disse...

A esta altura, eu se fosse o prefeito ou o vice, deixava a merda brotar sem fazer mais nada. Este PT e seus sindicatos pelegos insistem em se aproveitar do evento Copa pra ganhar aumento ou para tentar minar as gestões locais ou do estado. Eu deixaria o lixo espalhado e a cidade sem água, relacionando com muita propaganda que a CUT, o PT e seus aparelhos rebotalhos PSOL e PSTU estão à frente da bagunça. Chega dessa gente enchendo o saco! Ninguém aguenta mais esses chatos fazendo com que nossa vida consiga ser ainda pior durante os governos de esquerda do Brasil. Fora PT, fora Dilma e Lula, leva a Rose contigo pra Caracas. Fora Tarso, e leva o Fortunati junto. E deixa o lixo explodir. Deixa a água faltar.

ALMIR OLIVEIRA disse...

POLÍBIO.
A COMPOSIÇÃO DO PT, AQUÍ EM SÃO PAULO, JÁ NÃO CONSEGUE ESCONDER A SUA VOCAÇÃO CRIMINOSA. SÃO AGENTES DO CRIME ORGANIZADO SAÍNDO PELO LADRÃO. OS RATOS ESTÃO APARECENDO POR TODOS OS CANTOS. AS CONEXÕES COM O QUE HÁ DE PIOR É UMA PRAXE. CONTRA OS FATOS, NÃO CABEM ARGUMENTOS. ALMIR, EM 9/5/14.

Planalto está pessimista com Padilha. Ou: Os “moralmente progressistas” e “moralmente conservadores”…
O Palácio do Planalto está pessimista com o desempenho de Alexandre Padilha, pré-candidato do PT ao governo de São Paulo. Na mais recente pesquisa Datafolha, ele aparece com 3% ou 4% das intenções de voto, a depender do cenário. É certo que ainda vai crescer. A questão é saber se dá para ganhar, coisa na qual os petistas não estão acreditando muito. Não custa lembrar que o ex-ministro da Saúde é o pré-candidato por vontade e determinação de Lula. Depois da eleição de Fernando Haddad como prefeito, o chefão petista ficou um pouco mais arrogante do que já era e acha que, de fato, elege quem quiser.
A Folha desta segunda traz uma reportagem a respeito do desconsolo do Planalto. E há lá o registro de uma fala de um petista que dá o que pensar. Já chego a ela. Antes, algumas outras considerações.
O PT apostava suas fichas em Padilha e achava que ele tinha uma imagem pública que poderia rivalizar com a do governador Geraldo Alckmin, do PSDB: ambos são médicos, têm origem na classe média e são vistos como homens moderados e de fala mansa etc. Ocorre que a receita do petismo desandou. A gestão Padilha no Ministério da Saúde foi varrida pelo furacão Alberto Youssef. Por mais que o pré-candidato queira negar, a sua gestão aparece perigosamente perto de algumas lambanças feitas pelo doleiro. Foi sob as bênçãos de Padilha que o Labogen, um laboratório de fachada que servia para a lavagem de dinheiro, celebrou um acordo para a produção de medicamentos. O então ministro serviu de testemunha. Isso é fato, não boato.
A imagem do partido no Estado também está arranhada pelo deputado estadual Luiz Moura, um queridinho da cúpula paulista do PT — afilhado político de Jilmar Tatto, secretário de Transportes da capital — que foi flagrado numa reunião a que compareceram membros do PCC na qual se tramavam novos ataques a ônibus. Neste fim de semana, ficamos sabendo que um sujeito chamado Herivaldo Santos foi nomeado como assessor da Diretoria de Marketing da SPTrans, a empresa pública que gerencia o serviço de transportes coletivos em São Paulo. Muito bem! E quem é esse Herivaldo? Trata-se de um ex-assessor e amigo do vereador Senival Moura, também petista, irmão de Luiz Moura e igualmente ligado às polêmicas cooperativas de perueiros. Até aí, tudo bem! Ocorre que o rapaz é réu num processo por receptação de carga roubada.
Nada nisso, em suma, contribui para a reputação do PT, não é? Sempre lembrando que estamos falando de fatos, não de boatos. No começo do artigo, referi-me a uma fala intrigante de um petista. À reportagem da Folha, ele diz que esses acontecimentos acabam pesando contra o PT porque os paulistas são “moralmente conservadores”. Ah, entendi agora por que o petismo anda enrolado com Alberto Youssef e com o deputado que foi a uma reunião com membros do PCC: é que essa turma é moralmente “progressista”, né? Ser moralmente progressista, agora, é ser amigo de Luiz Moura, de Alberto Youssef e, parece, comparecer a encontros com membros do PCC.
Mas lembro que o PT ainda pode ter esperanças, não é? Afinal, Padilha é agora um aliado de Paulo Maluf, já posou para fotografias a seu lado e o chama de “Dr. Paulo”. Como a gente vê, os petistas contam com Maluf para conseguir a sua recuperação moral.
Por Reinaldo Azevedo

Anônimo disse...

Enquanto isso o Congresso está roncando e não votam uma lei para proibirem Greves em Serviços Essenciais.A tendência é piorar pois há muitos interesses políticos nessas greves.

Anônimo disse...

Se a justiça já decidiu que a greve é ilegal, então está faltando nesta cidade é gente de coragem para começar a demitir esses vagabundos grevistas! Demita-se primeiro e negocia-se depois, e quem não gostar que vá buscar seus direitos na justiça!

Anônimo disse...

Todas essas práticas contra prefeitura da Capital, fomentadas por CUT, PT, Psol, caracterizo como guerrilha urbana. A "amiguinha" de Fortunati, e demais CUMPANHEIROS, estão apreciando muito todos esses protestos e greves contra Alckmin/PSDB/São Paulo e prefeito de Porto Alegre, Sr. José Fortunati. Ao mesmo tempo em que mancha a administração do pedetista, também, é uma forma de se vingar do PDT que vai de candidatura própria ao governo gaúcho.

NEWTON disse...

Esses "tipos sindicatos", que só bradam por direitos e renegam seus deveres, só existem em países vira latas. Países onde a contribuição sindical é compulsória, por que se as contribuições fossem espontâneas, jamais os trabalhadores contribuiriam de bom grado, para enriquecerem " vagabundos " que lambem botas de partidos, não dando a mínima para os sindicalizados, e muito menos para a população, para a sociedade que é a razão deles existirem. O lema deles é o seguinte: Se o partido se der bem, o sindicalizado e o povo que se explodam.

jaco do morro belo disse...

Como a justiça é petista, não faz cumprir o que ela mesmo determina.
Tá como o Diabo gosta.

Anônimo disse...

Quando o Prefeito é fraco é isso que acontece. Prefeito forte impõe a autoridade que lhe foi conferida pela população.

Neste diapasão DEMISSÃO EM MASSA DOS GREVISTAS, que não são obrigados a trabalhar no setor público. Que vão para a iniciativa privada, sejam empreendedores, montem sua empresa, e sejam patrões de si próprios, e comecem a recolher impostos e taxas, para sentirem os efeitos de serem empregadores.

Anônimo disse...

Políbio,

Assim como em São Paulo, são partidos como PSOL, PSTU, PT, POC, PCdoB ... que estão por trás destas greves.

Alias, mais parecem "sequestros seguidos de extorsão" do que greves.

- Por que não há intervenção judicial no tal SIMPA??

- Um sindicato pode barrar fornecimento de água ou recolhimento de lixo ameaçando a saúde pública??

Que poder maluco é este?? Como o Judiciário permite(ou é conivente)??

Cabe salientar uma coisa: - O Fortunatti "piscou" para o PT. Esta tendo o que merece!!! DESGASTE!!!

JulioK


Anônimo disse...

ESSE É O TIPO DE GREVE QUE O FUNCIONÁRIO NÃO QUER MAS O PATRÃO O OBRIGA, COM UMA INFLAÇÃO DE 6,38% ANO PASSADO, ELE OFERECE 2,5% ESTE ANO E O RESTANTE ANO QUE VEM, PEDIU LEVOU, AGORA O MAGRÃO COMO TODO BOM PETISTA DESAPARECE E POEM O MELO NA FOGUEIRA COM LIMITAÇÕES NAS NEGOCIAÇÕES, OS FUNCIONÁRIOS JÁ ESTÃO ENGASGADOS COM A PERDA DE 27% DO PLANO COLLOR QUE O PINÓQUIO PETRALHA NÃO PAGOU, VEM ESTE VERMELHO TENTAR ENROLAR A CATEGORIA, AGORA OS CARAS QUEREM A REPOSIÇÃO DO PLANO COLLOR, DIGA-SE DE PASSAGEM QUE FOI A ÚNICA CATEGORIA QUE NÃO RECEBEU.
QUEM VIU O FILME DA COMPADECIDA LEMBRA: UM DIZENDO QUE TAVA DOIDINHO PRÁ MATAR E O OUTRO DOIDINHO PRÁ MORRER FOI O QUE ACONTECEU, SÓ QUE QUEM MORRE SOMOS NÓS CONTRIBUINTES.


EDUARDO MENEZES

Luiz Vargas disse...

O esquisto e interessante é que este tipo de coisa só acontece em cidades que NÃO SÃO governadas por quadrilheiro$ PeTralha$.
Dá para sentir de longe o cheiro do dedo podre dos PeTralha$ por detrás destas escaramuças.

Anônimo disse...

Privatizem os serviços essenciais!

Mordaz disse...

Servidores públicos quanto mais recebem, e mais vantagens são acalentados, mais e mais querem. Se lixam para a população e para o país. São os novos aristocratas que exploram o povo.

Mordaz disse...

Servidores públicos quanto mais recebem, e mais vantagens são acalentados, mais e mais querem. Se lixam para a população e para o país. São os novos aristocratas que exploram o povo.

Anônimo disse...


O prefeito deveria ter a mesma coragem de Geraldo Alckmin (governador de São Paulo), que liquidou com a greve dos metroviários.

Mas, infelizmente, nosso prefeito não tem a mesma coragem e força do governador paulista. Só tem tamanho (quase dois metros), mas é fraco como administrador público.

Demita por justa causa alguns barnabés e os outros correrão (com os rabos entre as pernas) para os seus setores.

Anônimo disse...


O prefeito deveria ter a mesma coragem de Geraldo Alckmin (governador de São Paulo), que liquidou com a greve dos metroviários.

Mas, infelizmente, nosso prefeito não tem a mesma coragem e força do governador paulista. Só tem tamanho (quase dois metros), mas é fraco como administrador público.

Demita por justa causa alguns barnabés e os outros correrão (com os rabos entre as pernas) para os seus setores.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/