. A PEC foi uma proposta atrasada, reacionária, esttizante e destinada a entregar para a Corsan o monopólio da água e do esgoto no RS, como reação ao avanço das prefeituras na direção da municipalização, privatização e PPP (Parceria Público Privada).
. O governo do PT alarmou-se com o êxito da privatização dos serviços de água e esgoto de Uruguaiana.
. A Corsan não atende 158 dos 496 municípios gaúchos.
. Pior ainda: investindo os R$ 131 milhões que consegue investir por ano, levará 93 anos para alcançar os R$ 12 bilhões previstos pelo ministério das Cidades, para que o Estado alcance a universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgotos.
. Os números foram coletados pelo relator da PEC na Comissão de Serviços Públicos da Assembleia, o deputado do PP, Mano Changes, com quem o editor conversou longamente. Ele apurou que 59% dos municípios gaúchos não contam com rede de esgoto e 85% deles não possuem tratamento algum.
5 comentários:
Só um estado como o RS e um povo como o gaúcho para ainda tolerar a existência de uma estatal como a Corsan ...
Por essas e por outras, que o futuro, por aqui, é algo que nunca chega, pois estamos irremediavelmente presos ao passado e condenados ao fracasso, muito por culpa também de políticos medíocres que o povo sabujo do RS ainda teima em escolher ...
Tempos atraz, alguns municipios brigaram e ganharam na justiça para que os bancos privados assumissem as folhas de pagamentos de seus funcionários e "ganharam".
Hoje estão apavorados coms os altos juros e taxas desses bancos.
Quero ver a ecomo vão ficar essas tais mpresas privadas vão se dar com a crecente "seca" do RS. Logo logo, começarão a ter prejuízo e aí vão fugir da "raia" como sempre e jogar o setor público o o serviçõ e o "prejuízo", como sempre.
Aki em Rio Grande/Cassino, os canos estão furados jorrando água tratada com fluor e a Corsan tá nem aí, mesmo depois que a gente telefona prá elles avisando do vazamento. O tratamento dágua custa caríssimo não dá prá desperdiçar. Mas os petralhascomunas não vivem dizendo a corsan é patrimônio do povo....??? só um povo analfa prá acreditar nessa lorota.
Graças a Deus, para o resto do RS!!!
Bagé poderia ter resolvido o problema crônico da falta de água e tratamento de esgotos 12 anos atrás.
O prefeito na época abriu licitação para concessão dos serviços de água e esgotos: A empresa ganhadora construiria uma barragem para armazenamento de água, instalaria tratamento de esgotos para toda a cidade, calçaria 50 km de ruas, e cobraria tarifas mais baixas que a CORSAN.
A esquerdalha recorreu a concurseiros bem sucedidos do MP e do judiciário e impdediram a concessão.
Doze anos depois Bagé continua racionando água, sem tratamento de esgotos e com esgotos correndo a ceu aberto nos bairros.
O DAEB, estatal municipal, é um cabide de empregos que cobra tarifas ainda mais caras que a CORSAN, por área construída em vez de por água consumida (roubalheira legalizada), esburaca ruas e calçadas, e para completar, chegou ao ponto de aconselhar a população a ferver a água que fornece.
A empresa Foz de Uruguaiana encaminhou à AGERGS pedido de aumento de tarifa nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário querendo aumento de 15,44%. O aumento é justificado para garantir o equilíbrio econômico/financeiro da empresa. A AGERGS fará audiência pública em Uruguaiana, convocando todos os usuários dos serviços da concessionária na cidade para tomar conhecimento da proposta. Ainda, a Foz quer a fixação do mês de junho como data base de reajustes e revisão tarifária. A FOZ assumiu os serviços em Uruguaiana no dia 24/06/2011
Boa essa FOZ
Postar um comentário