Para especialistas, criação de Estados é manobra política

A aprovação pela Câmara de plebiscitos para o desmembramento do Pará e criação de dois novos Estados - Carajás e Tapajós - foi recebida por estudiosos da vida administrativa brasileira como simples manobra para criação de cargos executivos, mais empregos públicos e espaço para troca de favores políticos. "Não vejo como os problemas daquela área seriam mais bem resolvidos com essa providência", resumiu a economista Luciana Gross, da Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

. Um dos sérios desafios da região, adverte a economista, "é sua precária estrutura rodoviária e fluvial". E isso não se resolve, acrescenta, "com a construção de mais prédios e instalação0 de novas assembleias, fóruns, secretarias e mais empregos públicos". "Criar um Estado não melhora a capacidade de arrecadar tributos", afirmou.

9 comentários:

Anônimo disse...

a solução é dividir o Brasil e não o Pará!

Anônimo disse...

O objetivo é ampliar e concretizar em defitivo o IMPÉRIO SARNEY-LULA.

NORTE e NORDESTE, com ampla maioria no Congresso, farão o resto se ajoelhar frente as figuras SARNEY-LULA.

Anônimo disse...

++++ uma fonte de roubalheira, não estao safisfeitos ainda ?? Tem Copa do Mundo pra roubar nas obras tambem !!!

Anônimo disse...

triste fim para um jornalista, só resta rancor

Anônimo disse...

e a metade sul nada, é caxias do sul, poa, pelotas, rio grande, a amazônia azul, e a Fronteira Oeste nada, a revolução de trinta estes comunistas e nordestino de meia tijela, até agora não engoliram..............palhaços...

Anônimo disse...

Concordo, a solução é dividir o Brasil e acabar com essa festa constante de políticos quererem conseguir mais e mais boquinhas.

Justiniano disse...

Já dividiram o Maranhão em Norte e Sul, sendo o Sul a base do Edson Lobão e e o Norte a base do Sarney (esta proposta já foi aprovada na comissão de Justiça do Senado e já haverá eleição em 2014). Na região oeste da Bahia há proposta de criar o estado do São Francisco com Barreiras Capital. Quanto a Carajas a cidade de Santarem será a capital. O próprio MT existe um movimento para criar o estado do Araguaia partindo de Nova Mutum para cima (este seria o segundo estado gaúcho, tamanha é a sua população descendentes do RS na área). Em Minas Gerais teve movimento para criar o estado do Triângulo Mineiro com capital em Uberaba, mas este acabou. Em parte estas divisões são necessárias, imaginem se Mato Grosso continuassem aquela imensidão, assim como Goiás. Creio que tem mesmo que dividir o Pará e futuramente o Amazonas também deverá dividir-se, com a criação do estado do Rio Negro e do Rio Madeira.

Anônimo disse...

Serão mais 2 tribunais de justiça e toda a sua estrutura caríssima, mais 2 assembléias caríssimas,2 tribunais de conta, 2 executivos e toda a camarilha tradicional que acompanha, assim por diante. Eventualmente tenho concordo com a posição do editor, esse é um caso, para deixar claro que sou democrático e aceito as críticas e também as faço quando acho pertinente.

Mariano da rep. de santa maria

Anônimo disse...

no forum da liberdade a alguns anos , já foi proposto isto, a divisão administrativa do Brasil.mas ficou na conversa e o norte e o nordeste cada dia que passa ficam com maior poder político, e nós aqui só com a história. "HEROIS FARROUPILHAS, REVOLUCIONÁRIOS DE 30, E OS MENINOS DA LEGALIDADE, O RESTO É SÓ PERDAS E DESAFOROS PARA O "rgsul" E NÃO TEM NENHUM POLÍTICO COM cULHÃO ROCHO PARA NOS DEFENDER, ECHA BOIOLAS.agora corderosa tem bastante.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/