Dica sobre Imposto de Renda - Este ano, declarações só serão aceitas pela Internet

Mais de 24 milhões de brasileiros devem prestar contas à Receita Federal, que começa no dia 1º de março e vai até 29 de abril, às 23h59min. Pela primeira vez, não serão mais aceitos formulários em papel. A declaração deve ser feita somente pela internet através do programa Receitanet (www.receita.fazenda.gov.br), ou agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal em disquete. Aquele que estiver apto a declarar e não o fizer estará sujeito a multa no valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto sobre a renda devida.

5 comentários:

Anônimo disse...

Disquetes comuns 1.44Mb já não são produzidos por nenhum fabricante expressivo, aqui em São Paulo já não os encontro em lojas e supermercados. Os novos computadores já ha algus anos nem sequer possuem o acionador de disco de 3 1/2". Só espero que os terminais do BB e da CEF possuam portas USB habilitadas para a leitura dos pen-drives. Deixar para entregar a declaração nos últimos dias do prazo poderá ser terrível para quem não possui acesso a Internet.

Anônimo disse...

Isso é para os burocratas carrapatos da receita trabalharem menos ainda e terem mais tempo pra desfrutar os privilégios e salários abusivos, pagos com o dinheiro extorquido dos contribuintes.

Anônimo disse...

OFF TOPIC:
Que diferença entre um analfabeto funcional e uma pessoa letrada.
Ministros do STF devem ter "notório saber jurídico", "ilibados", etc.
O nosso sindicalista "esperto", nomeia um Tofolli, que sequer passou nos concursos de juiz, sofre um processo no Acre(?), pode vir a ser condenado em 2 instancia.
Já a Dilma, com este Fux, emplaca um primeiro lugar de turma, brilhante pelo currículo apresentado e ilibado.
Analfabeto mal intencionado deixa um rastro de cumpanheiros por onde passa.

Anônimo disse...

Caro Políbio, aproveitando o ensejo do IR, venho com um assunto que tem me deixado pasmo. A Receita Federal deu início em novembro de 2009 ao processo de renegociação de dívidas pelo REFIS, este último da lei 11.941/09. Ocorre que a partir de então ela estabeleceu um valor a ser pago mensalmente de 85% do valor anterior de quem tinha parcelamento por leis anteriores e que o contribuinte aguardasse a consolidação dos valores e alternativas de prazos pela nova lei. Passados 15 meses a Receita não consolidou nada e o pior, como no meu caso, já encerrei o valor devido nessas 15 parcelas e tenho a situação pendente na Receita sem direito a restituiçao de IR e de negativa de débitos. Desde de setembro estive três vezes na Receita aqui em Poa e fui informado que a consolidação está pronta mas que aguarda um OK de Brasília, ora isso só pode ser coisa de tecnocrata fazendo caixa pra dorar a pílula das contas públicas. É evidente que uma vez consolidado, os valores a serem arrecadados nessa rubrica vão diminuir significativamente. O que me impressiona é que são mais de 300 mil brasileiros adeptos deste REFIS e nenhuma palavra de rebeldia com isso, esse descaso com o contribuinte e desrespeito com com a lei. Nenhuma palavra na imprensa, nem no legislativo. Fica aqui o meu protesto e grato a esse blog que tem sido muito esclarecedor.
Um abraço,
Francisco Schneider

Lussana disse...

https://acionadordedisco.blogspot.com/

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/