Dica sobre Imposto de Renda - Este ano, declarações só serão aceitas pela Internet
Mais de 24 milhões de brasileiros devem prestar contas à Receita Federal, que começa no dia 1º de março e vai até 29 de abril, às 23h59min. Pela primeira vez, não serão mais aceitos formulários em papel. A declaração deve ser feita somente pela internet através do programa Receitanet (www.receita.fazenda.gov.br), ou agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal em disquete. Aquele que estiver apto a declarar e não o fizer estará sujeito a multa no valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto sobre a renda devida.
5 comentários:
Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.
Disquetes comuns 1.44Mb já não são produzidos por nenhum fabricante expressivo, aqui em São Paulo já não os encontro em lojas e supermercados. Os novos computadores já ha algus anos nem sequer possuem o acionador de disco de 3 1/2". Só espero que os terminais do BB e da CEF possuam portas USB habilitadas para a leitura dos pen-drives. Deixar para entregar a declaração nos últimos dias do prazo poderá ser terrível para quem não possui acesso a Internet.
ResponderExcluirIsso é para os burocratas carrapatos da receita trabalharem menos ainda e terem mais tempo pra desfrutar os privilégios e salários abusivos, pagos com o dinheiro extorquido dos contribuintes.
ResponderExcluirOFF TOPIC:
ResponderExcluirQue diferença entre um analfabeto funcional e uma pessoa letrada.
Ministros do STF devem ter "notório saber jurídico", "ilibados", etc.
O nosso sindicalista "esperto", nomeia um Tofolli, que sequer passou nos concursos de juiz, sofre um processo no Acre(?), pode vir a ser condenado em 2 instancia.
Já a Dilma, com este Fux, emplaca um primeiro lugar de turma, brilhante pelo currículo apresentado e ilibado.
Analfabeto mal intencionado deixa um rastro de cumpanheiros por onde passa.
Caro Políbio, aproveitando o ensejo do IR, venho com um assunto que tem me deixado pasmo. A Receita Federal deu início em novembro de 2009 ao processo de renegociação de dívidas pelo REFIS, este último da lei 11.941/09. Ocorre que a partir de então ela estabeleceu um valor a ser pago mensalmente de 85% do valor anterior de quem tinha parcelamento por leis anteriores e que o contribuinte aguardasse a consolidação dos valores e alternativas de prazos pela nova lei. Passados 15 meses a Receita não consolidou nada e o pior, como no meu caso, já encerrei o valor devido nessas 15 parcelas e tenho a situação pendente na Receita sem direito a restituiçao de IR e de negativa de débitos. Desde de setembro estive três vezes na Receita aqui em Poa e fui informado que a consolidação está pronta mas que aguarda um OK de Brasília, ora isso só pode ser coisa de tecnocrata fazendo caixa pra dorar a pílula das contas públicas. É evidente que uma vez consolidado, os valores a serem arrecadados nessa rubrica vão diminuir significativamente. O que me impressiona é que são mais de 300 mil brasileiros adeptos deste REFIS e nenhuma palavra de rebeldia com isso, esse descaso com o contribuinte e desrespeito com com a lei. Nenhuma palavra na imprensa, nem no legislativo. Fica aqui o meu protesto e grato a esse blog que tem sido muito esclarecedor.
ResponderExcluirUm abraço,
Francisco Schneider
https://acionadordedisco.blogspot.com/
ResponderExcluir