Após uma semana sem votações, os senadores retomam esta tarde as sessões deliberativas com o desafio de liberar a pauta, trancada por seis medidas provisórias alteradas pela Câmara. Quando ocorrem mudanças dessa natureza, essas proposições passam a ser chamadas de projetos de lei de conversão (PLVs).
. Na semana passada, enquanto a Câmara aprovou uma série de proposições, não houve quorum nem acordo para a realização de votações no Senado. Já nesta semana a situação se inverte: os deputados devem se dedicar às campanhas eleitorais em seus estados.
. Um dos principais itens a serem analisados pelos senadores é o PLV 21/08 (MP 431/08), que reajusta o salário de cerca de 1,4 milhão de servidores federais (dos quais 800 mil são civis e 600 mil militares), entre ativos, aposentados e pensionistas. A medida beneficia diversos ministérios e entes federais.
. Outra proposição importante é o PLV 22/08 (MP 432/08), que dispõe sobre a renegociação de quase três milhões de contratos de dívidas rurais, num valor total que gira em torno de R$ 75 bilhões. Polêmica, a matéria foi debatida à exaustão nas duas Casas legislativas. Por meio dela, o governo busca uma forma de facilitar a negociação das dívidas rurais, com a adoção de iniciativas de incentivo às atividades do campo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário