Os números divulgados nesta quarta-feira confirmaram a ameaça crescente da inflação . O indicador oficial do governo, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), cresceu em maio e ficou acima das previsões dos especialistas. O mesmo ocorreu com o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) em sua primeira leitura de junho. Nos dois casos, o aumento da inflação é atribuído à alta dos preços dos alimentos.
. O IPCA avançou 0,79% em maio, ante alta de 0,55% em abril, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Economistas consultados pela agência de notícias Reuters esperavam inflação de 0,66%, de acordo com a mediana de 25 estimativas, que ficaram entre 0,50 e 0,71%. No ano, o IPCA acumulou alta de 2,88% e nos últimos 12 meses, de 5,58%. O forte aumento dos preços dos alimentos é o principal motivo da alta.
. O grupo mais tensionado é de alimentos e bebidas. Neste grupo, a inflação foi de 1,95% no mês passado. Isso representa mais da metade (54%) do IPCA do mês. Em maio do ano passado, o IPCA foi de apenas 0,28%
Nenhum comentário:
Postar um comentário