Opinião, Gilberto Simões Pires - A fábula da Moody's

- O autor é editor do blog Ponto Crítico.

A repentina DECISÃO que foi tomada nesta semana pela -MOODY'S- Agência de classificação de risco-, ao conceder um -UPGRADE- da nota de crédito da dívida soberana brasileira, de BB para BB+, o que coloca o Brasil a um degrau do tão sonhado INVESTMENT GRADE, está dando muito o que falar. Notadamente, porque a tal decisão não combina minimamente com a nossa triste REALIDADE FISCAL, que ostenta intermitentes e preocupantes ROMBOS NAS CONTAS PÚBLICAS. 

Pois, entre tantos desconfiados e/ou incrédulos com a repentina DECISÃO da MOODY'S, um deles é Marcelo Guterman, mestre em economia e finanças pelo Insper, por conta da sua análise muito bem contextualizada, a saber: 

1- A última vez em que a Moody's fez um upgrade do Brasil de BB para BB+ foi em agosto de 2006. Na época, a dívida bruta era de 58,5% do PIB. Hoje, a dívida bruta é de 78,5% do PIB.

CLIQUE AQUI para ler mais.

4 comentários:

Anônimo disse...

Parece que não tá adiantando muito os "patriotas" secarem o Brasil...

Anônimo disse...

As maiores agências de risco do mundo não sabem nada. Quem sabe é esse bolsonarista idoso e sem relevância alguma na sua área de atuação. Acho que a imprensa mundial devia procurá-lo para o mundo saber a verdade econômica mundial, kkkkkk.

Anônimo disse...

Exatamente isso. A coisa é ridícula demais a ENCOMENDA é piada. O mercado sabe e não surte efeito essa estultice. O país com um deficit de TRILHOES, gastança desenfreada, recorde de recuperação judicial, 72% do povo no Serasa e acham q enganam.

Anônimo disse...

Sem dúvida uma decisão sem pé nem cabeça. Um erro grave. Vamos ver como a coisa vai estar daqui seis meses. A agência arrisca jogar sua credibilidade no lixo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/