Ministros da Agricultura e da Economia reúnem-se para decidir medidas de apoio ao agro gaúcho. Estiagem local produzirá quebra de 50% na safra de soja.

Desde janeiro, portanto desde quando as primeiras notícias de que a estiagem derrubaria severamente a safra gaúcha de grãos (soja, trigo e arroz, mas menos arroz), a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, vinha sendo acionada para prestar atenção ao que estava e iria acontecer.

As entidades do agro, puxadas pela Farsul, encaminharam demandas que o governo até agora não atendeu.

No final de semana, o ministro da Economia, Paulo Guedes, em entrevista para a XP Investimentos, public ada aqui, ignorou o drama do agro gaúcho e preferiu focar no avanço nacional da safra de grãos, que baterá novo recorde este ano, apesar da quebra da safra gaúcha. O RS é o terceiro maior produtor brasileiro de grãos e poderá registrar perdas de até 50% no caso da soja, por causa da prolongadíssima estiagem.

O deputado Jerônimo Goergen, que é muito presente aos problemas do agro gaúcho, disse hoje que a ministra da Agricultura irá encontrar-se nesta terça-feira com o ministro Paulo Guedes e poderá sair da reunião com notícias para o RS. "Espero que saia algum tipo de apoio na questão da recomposição das dívidas", disse o editor ao falar há pouco desde Brasília.

É possível que saiam medidas de apoio apenas para o agro gaúcho.

5 comentários:

Anônimo disse...

Como assim renegociar dívidas? Estão a 6 anos nadando em dinheiro. Que digam os organizadores de feiras de máquinas, tendo recorde de vendas a cada ano.

Anônimo disse...

Em outros governos isso seria mimimi de empresário corrupto que quer empurrar seu prejuízo para o governo e o contribuinte. Direitalha fascista, tipo o editor, não se decide sobre sua própria ideologia, mas sabe sim, é proteger seus interesses e dos seus asseclas.

Justiniano disse...

31 de março - parabéns militares por não deixar o país virar uma Cuba.

Anônimo disse...

Mas o Ministro Paulo Guedes disse que o Agro estava voando.
Esse pessoal vive em um mundo paralelo, é aquela gente que ascende no funcionalismo, e acredita ser um vencedor na vida. O salário cai do céu.

Anônimo disse...

Sou Farroupilha.
Mas o 31 de março en termos de política recente da Brasil, é uma data a ser comemorada.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/