Artigo, Adão Paiani - Crônica de um jornal na sarjeta

*Adão Paiani, advogado em Brasília, ex-ouvidor da Segurança Pública no RS

A Brigada Militar é uma instituição que completa 181 anos de uma história que se confunde com o Rio Grande e o povo gaúcho. Não é apenas uma força policial. Ao chamar-se de "Brigada" e não de "Polícia" Militar, como suas congêneres por todo o país, já bem demonstra de onde veio, e qual o seu compromisso com este povo e esta terra; a quem, aliás, sempre serviu e defendeu com bravura ao longo de sua quase bicentenária história.

O jornal Zero Hora, fundado em maio de 1964 pelo jornalista Ary de Carvalho, em 1970 passou para o controle do Grupo RBS, sob a condução de Maurício Sirotsky Sobrinho, homem de dignidade, honradez e espírito público inquestionáveisque.

Já foi o jornal da família gaúcha, e esse era o projeto de Maurício. Hoje, a cada dia se torna mais um pasquim desqualificado, ideologicamente comprometido e, salvo raras e honrosas exceções, refúgio de uma geração de "jornalistas" medíocres, subalternos e alienados.

O jornal que já publicou os melhores chargistas do Brasil, hoje contenta-se em oferecer suas páginas a um desqualificado que, até hoje, poucos tinham se dado ao trabalho de conhecer, tamanha é a mediocridade de seus traços, personagens e idéias.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

29 comentários:

Milton disse...

Belo artigo, parabens.

Anônimo disse...

Sou contra o fechamento desse jornal, o que será dos pintores de parede, dos funileiros, onde nossos pets farão xixi? Querem instalar o caos?

Anônimo disse...

O povo gaúcho saberá dar o devido desprezo ao Jornaleco que fica dispensado da leitura mesmo que seja entregue gratuitamente.

Anônimo disse...

brabinhos? com chiliquezinhos? ehehehe

Anônimo disse...

nem meus gatos gostam de cagar nesse jornal inutil

Anônimo disse...

ZH já morreu de inanição faz tempo.

Anônimo disse...

Mata a cobra e mostra o pau. Eu como desisti de assinar a ZH há muitos anos, pois identifiquei jornalistas canalhas e mentirosos, não vi nenhuma charge deste tal de Beck. Coloca a charge, para a gente ficar ainda com mais raiva deste excremento jornalístico lulopetista que é a RBS.

Anônimo disse...

Adão Paiani é branco feito papel. Jamais saberá como é ser automaticamente o suspeito, ao entrar em um shopping, em uma loja qualquer, ou mesmo em uma abordagem policial. Já estive em ônibus parado pela polícia que os únicos revistados foram os negros que lá estavam. Não pode ser somente uma coincidência ou infortúnio da vida.

Anônimo disse...

Se achas que RS seguro só se tu estiveres em outro pais, mora num Apto ou só sai de carro a noite. O Chargista não falou da BM e sim das PMs brasileiras, que são as que mais matam no planeta, incluindo inocentes. Num pais que mais mata negros e pobres do mundo, qualquer um correndo pode ser visto sim como alguém fugindo dum ilícito. Relatou a realidade Nua e Crua.

Emmanuel disse...

Brigada?
Três regimentos ou mais, até cinco, se o sistema for regimental - no Brasil não é. Três a cinco batalhões.
Brigada ... é brigada.
Polícia Militar é menos? Bem ... diga isso à PMSP, com 93.000 policiais; ou para a PMMG om 40.000 efetivos. Se considerar o Exército Brasileiro com seus 220.000 tropas e com brigadas que vão de 1.000 a 3.000 militares.
Brigada Militar RS? É bem maior que isso!!

Anônimo disse...

NOSSO JORNAL LIXO !

Ultra 8 disse...

A RBS é da turma que vai acabar com cristão.

CARTA DO RABINO ISRAELITA BARUCH LEVY A KARL MARX( SATANISTA) : “O povo judeu, em sua totalidade, será ele mesmo o seu próprio Messias. O seu reinado sobre o Universo realizar-se-á pela unificação das demais raças humanas, a supressão das monarquias e das fronteiras que são baluartes do particularismo e o estabelecimento de uma república universal que reconhecerá em todas as partes os direitos de cidadania dos judeus. Nossa nova organização da Humanidade, sobre os filhos de Israel disseminados atualmente sobre toda a superfície da Terra, todos da mesma raça e de igual formação tradicional, chegarão sem grande oposição a ser o elemento dirigente em todas as partes, sobretudo se puderem impor ás massas operárias a direção dos judeus. Assim, a favor da vitória do proletariado, passarão para as mãos israelitas, os governos de todas as nações, ao formar-se a república universal. Então poderá ser suprimida a propriedade individual pelos governos de raça judia, que conseguirão assim administrar, em todas as partes, as riquezas dos povos. E assim se realizará a promessa do Talmud, de que, quando chegarem os tempos messiânicos, os judeus terão sob suas chaves, os bens de todos os povos da Terra.”

Anônimo disse...

Essa charge é semelhante a que foi publicada no jornal Pioneiro, de Caxias do Sul, no último final de semana, de mesma autoria de Alexandre Becker, onde mostra a saída dos Escravos Cubanos no país e dizendo que eles sim "eram seres humanos que atendiam os mais pobres". Depreciação total da categoria médica nacional que sempre atendeu, atende e atenderá nossos patrícios com amor, zelo e dedicação. Vamos ver quando o "Armandinho ficar dodói" a quem ele irá procurar: os heróis cubanos ou os vilões brasileiros.

Anônimo disse...

Naõ leia,não compre,boicote, é simples.

Anônimo disse...

Ótimo e verdadeiro artigo, parabéns.

Anônimo disse...

Devem se obrigar fazer isso para terem publicidade, pois muito poucos ainda leem este jornal.

Anônimo disse...

É ISSO AÍ. NÃO COMPRE, NÃO LEIA, NÃO VEJA A RBS. É SIMPLES ASSIM.
JORNALECO DE MERDA.
Carlos Alberto

Anônimo disse...

A charge não fala em Brigada Militar, o uniforme é de outra cor. Se alguém se sentiu atingido, deve ter culpa no cartório...

Anônimo disse...

o nosso CAPIÃO ta vindo aí a cobra vai fumar

Coronel Moraes disse...

Bom dia! Parabenizo o autor da crônica, ADV. Adão Paiani ao mesmo tempo em que como Coronel da Legião Altiva da BM agradeço a todos que zelam pela Instituição, cujos integrantes arriscam suas vidas diuturnamente em prol da Sociedade Riograndense. Quanto à charge em agravo, não farei comentários, pois já está sendo tratada pelo Comandante da BM a quem compete tal ação. Os Cidadãos de Bem do RS prezam e respeitam a sua Polícia Militar!

Anônimo disse...

É só não correr da pulicia!!!

Anônimo disse...

o capitão jastá chegando

Anônimo disse...

ZH = jornalixo

Anônimo disse...

volta e meia aparece uma de graça aqui em casa (acho que estão distribuindo cortezias)

Anônimo disse...

Conclamo a todos os cidadãos do RS que tem VERGONHA NA CARA a NUNCA MAIS comprarem ou assinarem esse LIXO de jornaleco chamado ZH. Simples assim.

Anônimo disse...

Conversa fiada.

Anônimo disse...

Essa conversinha mole de que a policia mata os pobre ja encheu...mata e vai continuar matando quem oferece perigo para o cidadao que trabalha...Vai conta em Cuba essa estoria que aqui já era pra esse papinho sem vergonha.

Anônimo disse...

Jumento

Anônimo disse...


Acho que o PT poderia criar o programa "Mais Chargistas"
e propiciar a todos trabalhar em Pacaraima, Roraima,
elaborando tirinhas de Venezuelanos fugindo do Maduro.

Se o cidadão precisar de ideias para debochar dos
venezuelanos, a internet pode ajudar, se houver sinal.

E se reclamar, envia para uma favela em Caracas .

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/