Artigo, Túlio Milman, Zero Hora - Ainda bem

A questão não é se vai ou não acontecer. É quando e como vai acontecer. O assassinato de uma jovem de 22 anos, que chegava em casa com a família em Porto Alegre, é mais um dedo na velha ferida. Ferida cada vez mais dolorida e aberta. Ferida que se renova em sua própria podridão. Conversando com a Cristina Ranzolin, no Jornal do Almoço, me ocorreu a ideia ao mesmo tempo assustadora e necessária. Ensaiar. Chegamos ao ponto que cabe a nós colocar a família no carro e simular um assalto. Filhos pequenos ou grandes. 
Tanto faz.
A teoria e prática são, muitas vezes, distantes. Eu sei o que fazer: entregar tudo rapidamente, não olhar no rosto dos bandidos, evitar gestos bruscos. Mas não sei como reagirei quando acontecer. Não sei como minhas filhas e minha mulher reagirão. Ensaiar é o que nos resta. Para interpretar o papel de vítimas e acordo com o script. Qualquer descuido, qualquer palavra fora do lugar, qualquer movimento involuntário com a braço pode ser o último. E mesmo assim nada garante que um garoto drogado, nervoso e com uma arma na mão não vá puxar o gatilho sem motivo algum.
Na quinta-feira à noite fui a um churrasco com amigos. Cada um levou a sua bebida. Saindo da Zero Hora, vi um mercadinho na Rua Fabrício Pilar, Moinhos de Vento. Estacionei e entrei. Duas mulheres em estado de choque e o caixa me olharam assustados. O assalto tinha acontecido minutos, talvez segundos antes. Justiça seja feita, a Brigada apareceu logo. Mas quando a Brigada é chamada, é porque tudo já deu errado.
Peguei meu refrigerante e fui pagar com uma nota de 10. O caixa disse: "leva de graça, deixa assim que nem troco eu tenho". Entreguei a nota e disse: "Ao contrário. Fica com os 10 e que te deem boa sorte pra recuperar o prejuízo".
As mulheres assustadas e de olhos vermelhos – de choro e de choque - já tinham ligado pra casa. Uma pequena fila se formou atrás de mim.
A normalidade é teimosa, ainda bem. Insiste em voltar. O rapaz do caixa me olhou e disse: "Ainda bem que ninguém se machucou". 
Ainda bem. 

Mesmo que a gente mereça mais do que isso. Ainda bem. Dessa vez, ninguém se machucou.

23 comentários:

Anônimo disse...

Ainda bem oma ova. ainda mal e muito mal. Quer dizer que foi tudo minimizado por os bandidos calhordas não terem matado ninguém? Não interessa, mesmo que fosse só um assalto estamos mal neste estado do Maranhão do Sul.

Anônimo disse...

Este trouxa esqueceu de falar, por óbvio, que tudo começou no governo de Olívio Dutra, quando os policiais eram proibidos de chamar bandidos de meliantes, pois eram excluídos sociais.
Quem não lembra do Secretário da Segurança, o Sr. Bisol (para não dizer Bisonho), abraçando o sequestrador de uma lotação na Av. Osvaldo Aranha e em entrevista dizendo que o cidadão era uma vítima da sociedade?
Por quê o colunista da ZH não fala da reunião em sinagoga ocorrida no governo Yeda, na qual emissários da RBS, empreiteiras, etc., participaram para detonar com o governo e eleger Tarso, na época Ministro da Justiça?

Anônimo disse...

Viva a Lei do Desarmamento! Lei Mensaleira comprada no bojo do mensalão! A bandidagem conta com a segurança de não ser confrontada por cidadãos de bem. O referendo de 2003 foi desconsiderado pelo "governo", legislativo e justiça: Deu no que deu!

Anônimo disse...

Comentário interessante.
Só que o marginal da Vila Cruzeiro ou do Morro da Cruz não lê jornal,muito menos o comentário de ninguém.
Não quer nem saber.
Só sabe que a impunidade o proteje.

Anônimo disse...

Políbio,

Quero que o Túlio Millman(que considero um idiota) aponte qual Presídio foi "planejado e projetado" por algum governador do PT ou PDT??

Vou facilitar para o "jornalistazinho": - NENHUM!!

JulioK

Ps.: não é por ser jornalista que pode falar qualquer imbecilidade sem ser criticado!!

Anônimo disse...

Isso tudo é resultado dos 13 anos de governo que o próprio Túlio Milman apoiou, o do Brasil maravilha.

Façanha, o advogado do povo disse...

Com esse desemprego todo, a criminalidade brota e rebrota. O domínio do tráfico e o crescimento do consumo de drogas, tornam irrelevantes as estatísticas de latrocínios e roubos; era para serem muito piores. Nãoo se faça de bobo, Tulio...

Anônimo disse...

Estamos vivendo o velho oeste, será que teremos que andar com um Colt 45 na cintura?Se depender só dos policiais que prendem e no outro dia o bandido está solto, acho que sim.Brasil País de Tolos.

Anônimo disse...

Solução ?
Na minha opinião linha fura da polícia e todo mundo em cana, não interessa as condições dos presídios.
O jornalista Tulio concorda ?

elias disse...

Ainda bem que você não estava armado, e com seu curso de tiro em dia, matado os 5 ou 10 bandidos que assaltaram.
Você estaria até agora prestando depoimento, a maria do rosário estaria sendo entrevistada com a mãe dos bandidos, e você teria uma despesa fabulosa com uns 3 advogados para sair mais ou menos bem na foto.
A familia dos bandidos teriam e tem os defensores publicos, pagos por voce(e eu!)
Quer mais ou está bom assim?
Acha que estou exagerando?
Nem um pouco. Quem se incomoda é o que tem a perder - voce e eu.

Anônimo disse...

1º- O Sartori faz um governo de m....
2º- A violência e a criminalidade no RS já vem de longo tempo. Em 2012 o RS teve 2000 assassinatos!! Quem era o governo? Tarso Genro do PT.
Em 1994 Melara fugiu do presídio é entrou de carro no saguão do Plaza. Lembram? Há 22 anos!!! Quem era governador? Collares.
São décadas de governos incompetentes pra dizer o mínimo.
E que desemprego o que ?! Há 1 ano o IBGE dizia que o desemprego no Brasil era menos de 5% e a criminalidade campeava solta. Mas como era o Brasil maravilha de Lula e Dilma e o alinhamento das estrelas com Tarso e Villa ( só que não) ninguém falava com tanta ênfase em criminalidade. Em 30 dias o Brasil passou de país maravilha para pior lugar do mundo, não é petezada ??

Anônimo disse...

A violência desenfreada no RS é reflexo da chegada do PCC ao território gaúcho. O narcotráfico "investe" pesado na criação de um corredor da droga para possibilitar o acesso direto dos centros consumidores às fronteiras mal fiscalizadas. Um modelo mexicano do qual a criminalidade generalizada é apenas a consequência. O governo federal e os governos dos estados do Sudeste e Sul deveriam trabalhar seriamente e em conjunto para deter esse avanço...

Anônimo disse...

A covardia do brasileiro está dando asas aos bandidos.

Anônimo disse...

Viva a ZELOTES !!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

um marginal da maria do ossario extoura o peito de uma mulher e a midia nao da uma linha, q interessante

Claudio disse...

Uma vergonha chegar neste ponto.
A esquerda brasileira deveria pedir desculpas a todos e fugir para Cuba ou China, onde bandidos são eliminados e só vive quem trabalha. Com seu socialismo de proteção a bandidos aí está o resultado.

Anônimo disse...

Seria bom mesmo ensaiar com um calibre 38 na cintura.

Registrado e com porte, por óbvio !

Quando esses covardes começarem a sentir a reação da sociedade, talvez tentem trabalhar para ganhar, o que tentam obter dos outros em 30 segundos !

Anônimo disse...

Seria bom que os filhos da classe média parassem com o consumo de drogas. O tráfico está por trás de muitos episódios de violência que assistimos na cidade. Enquanto nos apavoramos, nossos filhos fumam baseado, e idealizam um mundo mais pacífico, achando-se à parte desde mecanismo funesto. Quanta hipocrisia.

Anônimo disse...

Façam o mea culpa bando de jornalistas calhordas, ou seja, 99,99% dos que estão na "ativa" (ou seria ativismo de esquerda?)! Muito disso que estamos vendo, essa baçunça geral, se deve a vocês que sempre defenderam bandidos, consumidores de drogas, vagabundos e desajustados (na suas visões tortas são coitadinhoe e vítimas da sociedade capitalista!) desde o seu tempo de faculdade quando, muitos de vocês, também faziam (e fazem) parte desse bando de desajustados. Parem de culpar as vítimas e a polícia e cobrem responsabilidade pelos próprios atos dessa caterva de bandidos que merecem é serem proscritos do convívio social! Fui...

Anônimo disse...

Para começar a mudar para melhor, Túlio Milho, é só você se convencer e convercer seus coleginhas, os "jornaleiros" do nariz marron, a pararem de defender bandido, parar de "criminalizar" a polícia e abandonar o discurso do coitadismo!

Gustavo disse...

"ensaiar é o que nos resta".. esse nasceu (e está criando a prole) p/ ser vítima..
matar o predador nem pensar?

Anônimo disse...

O comentaristazinho esqueceu de dar nomes aos bois, a culpa por tudo isso é da esquerda filho da puta que teima em defender bandidos e deixou a justiça amena para esses criminosos, nestas décadas de governos esquerdistas, tanto do FHC como do partido da corja de ladrões petralhas. Justiça que solta quase de imediato esses vagabundo, pondo em risco a vida dos policiais que só enxugam gêlo.

Leiam essa notícia: "Juiz solta ladrão e é assaltado por ele na saída do Fórum."
http://jornalsensacional.com.br/juiz-solta-ladrao-e-e-assaltado-na-saida-do-forum/

Bem feito para esse juizeco de merda!

Anônimo disse...

eu reclamava do Lasier, mas Lasier é erudito perto desses "comentadores" da RBS.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/