PIB caiu 3,8% em 2015. IBGE avalia que foi a maior queda em 1/4 de século. 2015 foi o segundo ano de recessão.

O anúncio do IBGE saiu esta manhã:

PIB, -3,9%
Agropecuária, +1,8%
Indústria, -6,2%
Serviços, - 2,7%

Em valores correntes, o PIB do ano passado totalizou R$ 5,9 trilhões.

A economia brasileira terminou 2015 com uma retração de 3,8% em relação ao ano anterior, de acordo com números divulgados nesta quinta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o instituto, trata-se da maior queda da série histórica atual, iniciada em 1996. Considerando a série anterior, no entanto, o recuo é o mais acentuado desde 1990, quando a economia brasileira amargou baixa de 4,35%. Apenas no quatro trimestre, a retração sobre o mesmo período de 2014 foi de 5,9% e, sobre o período anterior, a baixa foi de 1,4%.

O PIB per capita somou 28,87 mil reais, queda de 4,6% sobre 2014.

A queda do PIB também foi conduzida pelo resultado negativo dos investimentos. A retração na formação bruta de capital fixo foi de 14,1% em 2015. "Este recuo é justificado, principalmente, pela queda da produção interna e da importação de bens de capital, sendo influenciado ainda pelo desempenho negativo da construção neste período", explica o IBGE.
Enquanto isso, o consumo das famílias caiu 4% em relação ao ano anterior (quando havia crescido 1,3%), "o que pode ser explicado pela deterioração dos indicadores de inflação, juros, crédito, emprego e renda ao longo de todo o ano de 2015". A despesa de consumo do governo caiu 1,0% - também desacelerando em relação a 2014, quando cresceu 1,2%.

4 comentários:

Sérgio disse...

O atual sistema de escolha de governantes não funciona. Deixar o povo semi-analfabeto escolher é como deixar as crianças do jardim de infância escolher o diretor da creche. Por causa disso temos elegido animais como o molusco e a anta para o governo. O resultado está aí, país destruído. Democracia direta não funciona e ditadura é sempre perigosa. A solução seria criar um escola do serviço público, com um sistema hierárquico, ou seja, para ser vereador a pessoa deveria fazer concurso e depois frequentar (e passar) em alguns cursos necessários. Daí estaria apta para se candidatar e ser votada. Para prefeito ou governador as exigências seriam maiores e para presidente o postulante teria que ter cursos de línguas, gestão pública e já ter exercido cargos executivos na administração direta. Isso evitaria que imbecis como a anta e o molusco se elegessem.

fred oliveira disse...

O Brasil viajando para o passado. O Brasil quebrado. Legado dos governos do pt.

Anônimo disse...

Vocês acharam que iria ser barato, escolher os incompetentes petralhas para aparelharem o Brasil. Aqui se faz, aqui se paga.

Vajra Pema disse...

PT - DILMA e LULA CONSEGUIRAM.
EM NOSSO CONTINENTE PIOR SÓ A VENEZUELA.
É mais um desastre anunciado essa queda do PIB de 3,8% em 2015 divulgada pelo IBGE, resultado de políticas equivocadas dos últimos anos.
https://twitter.com/AecioNeves

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/