Depois de uma novela interminável, tudo em função da
incúria dos governos federal e estadual (o município fez a sua parte), a
ampliação da pista paralisou, porque se "descobriu" que o terreno
precisaria de tratamento especial, elevando o custo da obra para R$ 660
milhões, segundo o ministro Padilha. O valor não passa de conversa de botequim. É este o dinheiro que o governo Dilma não
quer investir, buscando desculpas esfarrapadas para não tocar a obra. Dilma fez gestão perdulária no primeiro mandato, tem que ajustar as contas e quer que os gaúchos paguem a conta. Desta
forma, prefere jogar fora os R$ 121 milhões investidos ali pela prefeitura.
Durante bota parte do final de semana, o editor conversou
longamente com personalidades como o ex-prefeito José Fogaça e o ex-secretário Clóvis Magalhães, com quem almoçou, mas também ouviu
outros protagonistas que têm trabalhado duramente na defesa da ampliação das
instalações e da pista do aeroporto Salgado Filho, cujos trabalhos decidiu
interromper o ministro Eliseu Padilha, por ordem da presidente Dilma Roussef.
. O prefeito conformou-se imediatamente com o que disse o ministro, mas Sartori m andou estudar o caso.
. Ele admitiu a posição do governo de privatizar tudo e garantir a construção de novo aeroporto em Portão, como se as duas coisas fôssem excludentes, o que não são.
. O editor fez uma visita guiada pelo então prefeito
Fogaça em 2006, quando a prefeitura iniciava a remoção de centenas de famílias
que vivam na Vila Dique, em área que fica na cabeceira da pista ampliada. A
remoção da vila contígua, a Nazaré, 1.770 famílias, ficou como responsabilidade
do governo estadual, que nunca se moveu.
. No link a seguir, o leitor poderá acompanhar também o
primeiro bloco do programa Conversas Cruzadas, TV Com, RBS, do dia 15, antes de
conhecida a posição final do ministro, que só foi anunciada na sexta-feira.
Informações preciosas estão ali, como revelações sobre dados técnicos
fornecidos pelo Plano Diretor implementado pela Infraero e que justifica
plenamente a existência do Salgado Filho para os próximos 30 anos, quando o
número de passageiros iria para 27 milhões por ano, muito mais do que os 9 milhões
do ano passado. Isto sem falar no aumento geométrico do volume de cargas. É
claro que tudo isto dependerá da ampliação das instalações atuais, em
andamento, mas também da pista, obra paralisada.
. O jornal Zero Hora de hoje fala em desperdício de R$
121 milhões na área, caso seja mantida a posição de Padilha de paralisar a
expansão da pista. É dinheiro que já foi investido ali, tudo com o propósito de
viabilizxá-la. São desapropriações e reassentamentos de casas da Vila Dique e
da Vila Floresta, sem contar a ampliação do terminal de cargas, que justamente
daria suporte aos aviões de grande porte que viriam para Porto Alegre.
CLIQUE AQUI para ver bloco 1 do programa Conversas Cruzadas. Preste atenção ao depoimento do ex-diretor do Departamento Aeroviário do Estado.
23 comentários:
Sem chorumelas gauchada.
1. O Salgado filho esta sub-utilizado, tal como o Galeao no RJ. Sempre vazio, sem voos internacionais. Fruto da decadencia economica do RS que deu decadas a petralhas inimigos do desenvolvimento capitalista.
Quem nao eh dai e frequentemente retorna constata. A decadencia eh enorme e visivel. Economica, cultural e de costumes.
2. O governo federal esta quebrado. Entre fazer o aeroporto e sustentar 1000 familias com bolsas, adivinhe quem o PT vai escolher.
3. Alem disso voces tiveram a ousadia de por pra correr o Tarso, humilhando-o merecidamente. Represalias petralhas, nao vao investir num treco para o Sartori sair por cima. Fazem o mesmo com o metro e trem em SP, que nao recebe um centavo de Brasilia.
Políbio, eis o link do Bloco 2 do referido programa, em se fala da previsão no plano diretor do aeroporto até mesmo de uma segunda pista no Salgado Filho ao lado da freeway:
http://videos.clicrbs.com.br/rs/tvcom/video/tvcom-tudo-mais/2015/01/conversas-cruzadas-debate-sobre-novo-aeroporto-regiao-metropolitana-bloco-14-01-15/110564/
Eis o link do bloco 3 do referido programa:
http://videos.clicrbs.com.br/rs/tvcom/video/conversas-cruzadas/2015/01/conversas-cruzadas-debate-sobre-novo-aeroporto-regiao-metropolitana-bloco-14-01-15/110565/
Eis o bloco 4 (bloco final) do referido programa, que termina com o defensor de Portão dizendo a falácia que com a concessão de Portão não haveria gastos públicos:
http://videos.clicrbs.com.br/rs/tvcom/video/conversas-cruzadas/2015/01/conversas-cruzadas-debate-sobre-novo-aeroporto-regiao-metropolitana-bloco-14-01-15/110570/
Esqueceu ele e Padilha que a Infraero contratualmente terá que injetar 50% de tudo o que for investido nos aeroportos já concedidos:
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/economia/2014/04/28/internas_economia,501097/concessoes-deixam-infraero-no-sufoco.shtml
O último parágrafo dessa reportagem do link acima nos lembra do compromisso que a Infraero permaneceu tendo e que o Ministro Padilha esconde quando diz que não haveria dinheiro público envolvido. Todas as reportagens da época da concessão lembram da obrigação da parcela da outorga por parte da Infraero, então não sei como o Ministro diz que Brasília ganhou um novíssimo aeroporto sem dinheiro público se a Infraero injetou e injetará metade do que a concessionária aplicar lá (sem falar que nem foi um aeroporto novo, pois o aeroporto já existia e inclusive já atendia mais de dez milhões de passageiros/ano no mesmíssimo lugar em que hoje está).
A concessão da Concepa que até as pedras sabem que tem participação do Eliseu Padilha, não foi tirada as cancelas do pedágio porque Dilma mandou Atraso Genro não mexer a pedido do dono. Por isso fez campanha contra Sartori e ganhou até cargo no governo da baranga. O EPA da Concepa = Eliseu PAdilha
O mesmo ocorria na Coviplan, que tem participação do deputado federal Covati, por isso se vendeu para alterar a lei de responsabilidade fiscal da baranga. O COV da Coviplan = COVati
Certamente a empre$a, que antes quando vendia lotes de areia em Cidreira se chamava Kury & Padilha, irá faturar muito com o quesito aeroPorTos. Para quem vendia pedaços de areia passar a negociar com aeroPorTos é um tremendo avanço.
Caro Políbio,
fiz um levantamento no site oficial de estatísticas do governo (Aliceweb) para mostrar o quanto embarcamos por outros aeroportos (e importamos também). Já perdemos a Dell por não termos uma pista decente. Para qual email posso enviar o arquivo de estatísticas ?
Atte,
Luiz Gilberto Mury
É retaliação! Ela contava com estrondosa vitória no RS, tanto em nível estadual, como federal!
Interessante, Luiz Gilberto! Mande para o Políbio assim divulgar para todos nós!
Políbio, enfim deram uma destinação efetivamente útil e concreta para a Base Aérea de Canoas:
http://m.zerohora.com.br/noticia/4683720/voo-da-azul-faz-pouso-de-emergencia-na-base-aerea-de-canoas
E daqui a 20 anos o Maranhão de grife ainda estará discutindo o tal de aeroporto "internacional" salgado filho ...
Quanta mediocridade !!! Mas no 20 de setembro a gauchada estará em catarse coletiva na semana farroupilha para exacerbar seu patético orgulho bairrista ...
Se outros aeroportos internacionais brasileiros já foram deixados aos cuidados de empresas privadas, via concessão, porque o mesmo não pode ser feito com o aeroporto Salgado Filho?
Para Pernambuco foi investido na rRefinaria Abeu e Lima mais de 20 bilhoes e pelo andar da carruagem e pelos dados apurados nunca tera retorno, ja estao dizendo que mesmo utilizando a Refinaria atebo final de sua vida util dara um deficit de 3,2 bilhoes, ou seja, os brasileiros continuarao pagando por um mal investmento.Sugiro dar uma lida no blog do Reinaldo Azevedo sobre o assunto.
Sartori o que Tarso nunca teve coragem de fazer com Dilma, pega ela no pescoço e exige a ponte, o metrô e o aeroporto, não pede, cobra , ela não está com esta bolinha toda em função do Petrolão e está vulnerável a pressões. Além disto nossos deputados federais estão em grave débito com o RS, não tem conseguido nada em Brasília, peguemos eles pelo pescoço também. Por exemplo aqueles vôos para Brasília onde sai um monte de deputados e senadores estão pedindo ovações reais para sentirem que não é mais para brincar com o Rio Grande. Não queremos mais governadores e nem políticos que fiquem melhores vestidos de prenda e com barbudos falando iguais a padres e sorrindo cinicamente.
A direita raivosa e perigosa contra tudo e contra todos sempre criticou o Salgado Filho, chamando de "campo de aviação"
Agora que o governo que construir outro mais moderno - o 20 de Setembro - eles passam a defender o mesmo com unhas e dentes
Apenas 1km...O RS não é capaz de aumentar a pista do Salgado Filho em 1km....É muita incapacidade!!! Trata-se de questão de sobrevivência para um estado exportador, um aeroporto com infraestrutura minima capaz de receber aeronaves de longa distância!!! Não é discutivel não aumentar a pista!!! Portão é discussão para FUTURO, Salgado Filho com pista de 3000m é necessidade de ONTEM, ONTEM...
As críticas ao Salgado Filho são justamente pq nunca ampliaram a pista e pq a ampliação dos terminais se arrasta e até a instalação do equipamento anti-neblina foi uma novela e, não, devido ao aeroporto em si, cujo Plano Diretor prevê possibilidade de melhorias e vida a perder de vista.
O petralha das 12:03 acha que se constrói um aeroporto do zero em alguns meses... Deve ser um mentecapto, só um diria uma asneira igual ao comentário dele...
Ou talvez seja alguém com terras para vender ao govêrno... quem vai saber...
DINHEIRO PARA O BOLSO DOS PETISTAS TÊM,NUNCA FALTA...CAMBADA DE SEM VERGONHA...FACÇÃO CRIMINOSA..SE O TARSO CONTINUASSE AÍ IA TER GRANA,COMEÇOU O CONFRONTO COM O GOVERNO DO ESTADO..LÁ ELA TEM O BICHO PREGUIÇA DO TEMER SÓ PARA FAZER ENCHER LINGUIÇA,AQUI ELA RALA O PMDB...CORRUPTA...
Políbio tu és o cara! Só assim mesmo, com influentes articulações conjuntas e com a divulgação maciça da efetiva realidade omitida é que se reverterá essa situação absurda do veto à ampliação da pista!
Jornalismo é isso, de cunho curioso e investigativo com tu fazes, e, não, ser um mero reprodutor de dados sem qualquer verificação como muitos jornais imprensa o fazem.
Tudo nesse governo se arrasta, aliás, tudo o que for de infra estrutura. Espero que os gaúchos continuem votando contra o pt nas próximas eleições. Dilma ferra com o RS, como fez com Minas.
Eta!!! Turma de caranguejos.
Caranguejos nada. O Salgado Filho pode ir longe, então não é algo como andar para trás. O Salgado Filho ainda tem potencial de andar muito para frente, longe, a perder de vista.
Postar um comentário