Tudo aquilo que Olívio negou para a Ford, Tarso concedeu facilmente para tirar a Foton do Rio

- Empréstimo subsidiado de R$ 40 milhões no Banrisul, em condições vantajosas, mas ainda não definidas em contrato
- Pacote de incentivos e renúncias fiscais
- Adiamento, por até 12 anos, do recolhimento de parte (renúncia fiscal) do ICMS gerado pela nova fábrica. até o limite do investimento total no projeto, além da desoneração da cadeia de fornecedores.
- Terreno de 150 hectares no distrito industrial de Guaíba, vendido a preço "subsidiado" pelo governo gaúcho
- Isenção de ISS sobre a construção e de IPTU sobre a unidade durante 25 anos.

As negociações com o Estado iniciaram no fim de 2012 e, em julho, a Foton Aumark, representante da chinesa no país e responsável pelo projeto, chegou a anunciar a transferência do investimento para o Rio de Janeiro, mas ontem ela confirmou a construção da unidade na cidade gaúcha.

. O protocolo de intenções foi assinado pelo governador gaúcho, Tarso Genro, e pelo presidente e sócio majoritário da Foton Aumark, Luiz Carlos Mendonça de Barros, ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O investimento será de R$ 250 milhões para a produção de caminhões de 3,5 a 24 toneladas a partir do segundo semestre de 2015, mediante pagamento de royalties para a montadora, uma estatal controlada pelo Partido Comunista de Pequim.A Foton Aumark importa os caminhões da chinesa e protocolou o pedido de enquadramento da futura fábrica no Inovar-Auto, o programa do governo federal que reduz o IPI sobre veículos fabricados no país. A fábrica começará operando com 15% de conteúdo local, mas pretende chegar a 65% em quatro anos, seguindo as regras do programa. Segundo o presidente da empresa, a ideia é atrair pelo menos cinco fornecedores chineses de componentes para o complexo industrial de Guaíba.

- A capacidade de produção inicial será de 21 mil caminhões por ano em dois turnos e, conforme Mendonça de Barros, a estimativa é alcançar este volume em 2018, quando a empresa poderá ampliar a unidade para até 50 mil veículos por ano. Os caminhões serão vendidos no Brasil e exportados para a América do Sul e para a África.

13 comentários:

Anônimo disse...

Polibio, quanto anos desde que a FORD, oferece empregos aos baianos?
Quanto perdemos de desenvolvimento desses Senhores do PT, que com ajuda PF consegue ainda atrasar o estado com mentiras e viagens?!?!?!






















Anônimo disse...

Fiquei sabendo que o governo também quer pagar pela construção da rede de transmissão de energia elétrica para a nova fábrica.

Então, está confessado, pelo PT, que o traidor não era o Brito, que entreguista não era o Brito, que o irresponsável, explorador, não era o Brito, mas sim o pt.

O PT finalmente confessou que tudo que disse contra o Antônio Brito era mentira, e que, mentirosos e traidores eram os petistas.

Anônimo disse...

O Raul Pont e bancada de amestrados não irá repudiar os termos do acordo 'entreguista'? Fica mais uma vez comprovado o estrago efetuado pelo 'dinossauro' Olivio Dutra ao desenvolvimento do RS. E se dizem progressistas. Andam sempre a reboque da historia, com bastante atraso, é claro.

Anônimo disse...

A despeito da incompetência e arrogância deste governador. Graças a Deus esta montadora veio para o RS. Melhor gastar dinheiro com subsídios/isenções a atividade produtiva de uma montadora do que usar este mesmo dinheiro para criar CCs, estatais (EGR) e outros mamutes que este Tarso havia feito atém agora.

Só queria ver a cara do Raul Pont e do albânico Olívio Dutra. Devem ter tido uma noite de insônia.

Anônimo disse...

Consta ai que o executivo Esatadual pagou estadia, roupas, comida e outros bixos para os executivos da empresa Chinesa, como o Brito fez com os executivos da Ford? Por essas (e por outras) e por não ter cumprido o CONTRATO que a Ford foi condenada a restituir para os cofres públicos em torno de 1 bi (transitado em julgado pq não recorreram).

Anônimo disse...

Ahahahhahahahahahahah!!!!!!!!!!!

Para ter um centésimo do retorno que daria a FORD, que eles expulsaram do Rio Grande do Sul...

E aí, pelego Sgarbi???
E aí "intelequituais" esquerdalhas???
E aí pelegada twuiteira???
E aí, "gaúchos politizados???

Isso não tem preço!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!

Anônimo disse...

O PTbosta é o culpado por ter optado na época por um grosseiro, rude, ignorante, sindicalista mamão, ainda que parecer honesto, no lugar do dissimulador tenente socialista, protegido pelos militares nos anos 70.



Anônimo disse...

Como sempre, os petralhas deturpam, e está ai do das 12:01 tentando inverter a história. Conta isto pros eleitores de voces, eles acreditam, mas dizer aqui, onde as pessoas sabem pensar. Por favor STASIANO petralha, seja mais inteligente ou peça para ser fiscalizador de outro blogue. Vai fiscalizar a Isto É, lá é moleza e tu não precisa pensar.

Anônimo disse...

1foton+1foton+1foton+1foton+1foton+1foton+1foton+1foton+1foton+1foton=1FORD. Estranha esta matemática esquerdo-bananeira, preferem que o RS ganhe somente 10%, os outros 90% foram à Bahia!

Joao Coragem disse...

Guaiba e região seriam muito melhores hoje caso a Ford não tivesse sido expulsa pelo radicalismo & burrice de Olivio, Rossetto, Pont, Zeca Morais, do PT-RS. Basta traçar um paralelo entre Guaiba e Gravatai (está ultima saiu de 20o para 5o PIB entre os municipios gauchos em pouco mais de 10 anos).

A vinda da FOTON não terá o impacto economico e social do megaprojeto Amazon da Ford, é um investimento muito menor, mas mostra, pela primeira vez, ação positiva construida no mandato de Tarso.

Se o PT-RS aprendeu com seus erros é muito cedo pra dizer. Particularmente não acredito nisso. Assistindo as entrevistas de Tarso na cerimônia de anúncio da FOTON, que inclusive estão disponiveis no proprio site do governo, percebe-se uma ingnorância cavalar do Governador em economia e estratégia industrial. Conceitos como requisitos de conteudo local FINAME, entendimento de cadeia de fornecedores automotiva são desconhecidos por ele.

Tudo indica que a vinda da FOTON trata-se mais de esforço da SDPI, AGDI e secretarias correlatas, do que da visão do governador da importância deste setor para economia gaúcha. Pra ele pode ter sido um mero "capital politico" para 2014, pela mistica que os politicos tem com industria automotiva.

De qualquer forma o resultado é positivo e deve ser comemorado, já que com 3 fábricas de caminhões no Estado (Agrale, Navistar e Foton) começamos a ter relevância neste setor. Isto poderá gerar efeito multiplicador e atração de mais investimentos, como teria ocorrido se a Ford não tivesse sido expulsa por Olivio (800 empresas Tier 1, 2 e 3 surgiriam no RS e seriamos o 2 polo automotivo nacional, no interesse da geração de emprego e renda).


Anônimo disse...

A Ford não foi expulsa daqui, simplesmente pegou o dinheiro e se mandou pra Bahia. Tanto isso é verdade que foi condenada pela JUSTIÇA a indenizar o estado. Que papelão da Ford, governo Brito e da imprensa marrom que culpavam o PT com mentiras. Mais cedo ou mais tarde a verdade sempre aparece e a credibilidade de alguns, que já era pouca, vai pro espaço e não volta nunca mais.

Anônimo disse...

A denominação Vanguarda do Atraso, está perfeitamente justificada para os petralhas, pois levaram mais de 10 anos para se dar conta da necessidade de atrair empresas para o RS.
Será que foi só um soluço ou eles estão mesmo atualizados?

Anônimo disse...

ANIMAIS DE ESQUERDA !!!!

VÃO EMBORA DESTE BLOG !!!

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