Maduro protege-se em quartel militar. Situação deteriora-se na Venezuela. Há risco de guerra civil.

- A foto ao lado é de ainda há pouco, do jornal El Universal. O povo na rua, Maracaibo, quer marchar sobre o Conselho Nacional Eleitoral. O governo proibiu a marcha. Milhares de oposicionistas protestam contra a roubalheira eleitoral.


Leandra Felipe
Enviada Especial da Agência Brasil/EBC

Caracas - O presidente eleito da Venezuela, Nicolás Maduro, informou que o país vai ativar o "comando antigolpe" para enfrentar os protestos da oposição que insiste no pedido de recontagem total dos votos da eleição do último domingo (14). Partidários de Henrique Capriles prometem novos protestos para hoje (16). Para amanhã (17), está prevista uma grande marcha com destino à sede do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) em Caracas. O CNE aponta que Maduro obteve 50,75% dos votos e Capriles, 48,97%.

Na noite de ontem (15), vários protestos, com panelaços e buzinaços, foram registrados em Caracas e em outras cidades. Nas ruas, era comum ouvir os gritos de "fraude, fraude, recontem os votos!" À noite, Maduro se manteve no Quartel da Montanha. "Estão saindo da Constituição e da lei. Entraram em uma fase enlouquecida", comentou. Ele informou que houve mortes e feridos e endureceu o tom contra os manifestantes. "Quem vier pela via violenta, encontrará o Estado", alertou. A tensão pode ser sentida fortemente no país e influencia o cotidiano da população. Na noite de ontem, taxistas evitavam circular pelas partes de Caracas com maior presença da oposição. Não era possível, por exemplo, fazer saques em dinheiro em caixas eletrônicos, segundo a população local, por falta de abastecimento.

As redes sociais também refletem o momento tenso. Partidários do governo pedem cadeia a Henrique Capriles e a oposição insiste nas denúncias de "fraude" e no pedido de recontagem dos votos. Agora pela manhã o clima é de aparente tranquilidade, mas os panelaços e buzinaços foram mantidos ontem até por volta da meia-noite. O governo contabiliza manifestações com queimas de casas do Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV) e protestos em pelo menos cinco estados. O oposicionista Henrique Capriles manteve a convocação para as marchas e protestos contra a decisão de não verificar os votos, mas pede que as ações sejam realizadas em paz.

A presidenta do CNE, Tibisay Lucena, informou, durante a cerimônia de proclamação de Maduro, que a auditoria, chamada de "verificação cidadã", já foi realizada no país por amostragem. O CNE não divulgou detalhes da verificação por amostragem.

O chefe da missão observadora da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), Carlos Alvares, pediu ontem à noite respeito aos resultados eleitorais. O governo convoca a população para atos de apoio à juramentação do presidente eleito, marcada para sexta-feira (19).

9 comentários:

Anônimo disse...

tem que ir pro pau mesmo...

nao ha outro solução...

deixar barato e participar de outra eleição viciada seria reconhecer as trapaças dessa eleição, começando com aquela cedula eleitoral onde o pimpoloho do pajarito aparecia 14 vezes!!!!

nenhum regime comunista foi derrubado no voto, porque eh impossivel!

tudo no comunismo eh feito para que eles nunca percam...

no Bananao ja estão se mexendo para isso tambem, querendo barrar a criação de novos partidos...

eh golpe!

Anônimo disse...

A esquerdalha venezuelana é comandada por cuba, articulada com o Foro de São Paulo e conta com milícias, guerrilheiros das FARC e terroristas islâmicos.

Estão loucos pra massacrar a resistência heróica da Venezuela.

Anônimo disse...

Eu não tenho dúvida q haverá um banho de sangue lá.

Este Maduro é quase um imbecil, com QI de criança de 10 anos. Ele não segura nem a esquerdalha nem a oposição.

E pior, no Brasil estamos no mesmo caminho. Quem ouviu as bravatas de Dilma sexta feira, pode perceber que este PT esta ha 10 anos no palanque eleitoral. Se este imundo partido ganhar as eleições em 2014, estaremos no mesmo cenário. Se é que haverá Brasil até 2014.

Anônimo disse...

A direita não sabe perder!!!

carlos disse...

baaa... é feio mas tomara que acontença pois houve fraude ...

Anônimo disse...

É isso que dá viver à sombra de um caudilho. Basto o valente morrer para o Estado entrar em colapso.

Surfista Prateado disse...

Quando a fraude é tão escandalosa, o risco de golpe cresce, porque as pessoas começam a perceber que muita gente votou na oposição e que isso não se refletiu na urna. A coisa pode desandar, se Maduro não cair (que trocadilho!), acabará afundando mais ainda a Venezuela na crise, com bolsas e mais bolsas para comprar os votos que foram para a oposição.

Justiniano disse...

Se não fosse a direita o Anônimo das 15:59 você estaria vivendo num país igual a Biafra ou Uganda, pois o os comunistas são tudo uns incompetentes e não fazem nada, a não ser falar mal dos outros!!!!!

Anônimo disse...

A esquerda é deletéria, perversa, vagabunda, miserável, assassina, democida e genocida, entre outros desairosos epítetos!

Ninguém, nem mesmo os comunistas, suporta um regime totalitário de esquerda (pleonasmo), ou eles se arrancam dos manicômios de lá com suas famílias - lançando-se ao mar, correndo o risco de morrer afogado, de ser comido por tubarões ou de ser fuzilado pelo eventual "capitão do mato esquerdopatas" da ora, como foi e é Cuba, dentre outros "paraísos vermelhos" - ou serão engolidos e devorados no próprio sanatório comunista ou holocausto revolucionário!

O Comunismo é o Inferno na terra!


MORTE AO COMUNISMO!


Almirante Kirk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/