O secretário de Infra-Estrutura e Logística, Daniel Andrade, participou nesta segunda-feira da inauguração da linha de transmissão de energia Campos Novos (SC) - Nova Santa Rita (RS), que custou R$ 256 milhões à Eletrosul. O empreendimento equivale a 500 (quilowatts) kV e aumenta em 15% a capacidade instalada de energia no Rio Grande do Sul. Isso significa abastecer aproximadamente mais dois municípios como Porto Alegre, além de reduzir produção de usinas térmicas.
. O investimento de R$ 256 milhões corresponde a 250 quilômetros de linha, 591 torres de transmissão e cabeamento de 1,4 mil metros de extensão sobre o rio das Antas, o segundo maior vão de travessia livre da região Sul. "O Brasil precisa de investimentos pesados no setor energético e integração modal, logo tudo que se projetar em infra-estrutura está atrasado", avisou o secretásrio Daniel Andrade.
. O coordenador da assessoria técnica da Secretaria de Infra-Estrutura e Logística (Seinfra), Edmundo Fernandes da Silva, a nova linha de transmissão reforça o sistema interligado nacional com o Rio Grande do Sul, permitindo trazer 1.25 mil megawatts (MW), além de assegurar o transporte de energia, quando em situação de dificuldade do sistema Sudeste, do Estado para aquela região.
- A subestação em Nova Santa Rita é estratégica porque se localiza no centro de carga no Estado, recebendo energia não somente da linha como ainda de demais usinas. A Região Metropolitana de Porto Alegre há algum tempo se ressente de capacidade de atendimento. Com essa linha e subestação e mais algumas obras, a cargo da CEEE, a Região Metropolitana, principalmente o centro da Capital, estará com situação de certa forma solucionada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário