A CPI dos Grampos confirmou para amanhã o depoimento do delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz. Chefe do inquérito da Satiagraha, que resultou na prisão do banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, Protógenes será ouvido pela segunda vez.
. No ano passado, ele assegurou aos parlamentares que a participação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na operação foi informal. A declaração do delegado é considerada inverídica pelo presidente da CPI, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), que já defendeu publicamente o indiciamento de Protógenes por ter faltado com a verdade. Na semana passada, o delegado, que nega pretensões políticas - é voz corrente na Câmara e no Senado que ele almeja disputar em 2010 uma vaga para deputado federal -, afirmou que manterá a mesma versão apresentada no depoimento anterior.
. A principal dúvida dos deputados é sobre a participação da Abin e se o juiz Fausto De Sanctis e o procurador da República Rodrigo De Grandis estavam informados da parceria. Ao depor no Ministério Público Federal pela primeira vez, o delegado disse que tanto De Sanctis quanto De Grandis sabiam da atuação da Abin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário