Yeda avisa que 2009 será o ano da modernização no RS

“Depois do ajuste, a modernização”, foi o que disse nesta terça-feira ao meio dia ao editor desta página a governadora gaúcha Yeda Crusius, para quem terminou a primeira fase do seu governo, a do déficit zero, e começa a segunda, ou seja, a que produzirá resultados materiais mensuráveis.

. Os resultados serão obras e ações sociais tabulados por indicadores claros.

. O editor conversou com Yeda antes, durante e depois de um almoço de duas horas. Ela estava acompanhada de dois secretários e de quatro assessores.

. O RS passou os últimos 30 anos convivendo com um déficit estrutural crônico de R$ 1,3 bilhão. Yeda varreu-o de cena a golpes de cortes de gastos e aumento da arrecadação. Seu delfim na área, o secretário da Fazenda, Aod Cunha, ajudou-a a elevar a arrecadação estadual a níveis jamais vistos (23% de aumento apenas este ano, para um PIB estimado de mais 4,5%). Manejando três ferramentas diferentes – substituição tributária, nota fiscal eletrônica e programa matricial – em cima de uma economia em crescimento virtuoso em 200-8 e 2009, ele conseguiu verdadeiros milagres. Isto não ocorreu apenas na eliminação do déficit estrutural um ano antes do prazo, mas também na liberação de formidáveis recursos financeiros alocados para pagar fornecedores com créditos malditos do governo anterior.

. E a modernização ?

. Talvez a educação vá ser a grande vitrina do atual governo tucano no processo de modernização da máquina pública gaúcha, que terá que migrar do século XX para o século XXI. E será para logo. O governo quebrou as pernas do corporativismo alojado no aparelhado Cpergs e se prepara para desafiá-lo a trabalhar mais e melhor. Será o exemplo para o restante da administração pública.

. Quem viver, verá.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/