Testemunha diz que Guazelli colaborou com a ditadura

O jornalista Ronald de Carvalho disse neste domingo ao jornal Zero Hora, de Porto Alegre, que o ex-governador Synval Guazelli colaborou em segredo com a ditadura militar para amordaçar a oposição nas eleições de 1976, sendo o autor oculto da famigerada Lei Falcão. A lei foi promulgada com a assinatura do então ministro da Justiça, Armando Falcão, levou seu nome, mas o autor oculto foi o governador do RS, Synval Guazelli. O jornalista Ronald de Carvalho ajudou a escrever as memórias do ministro Armando Falcão, soube da informação por ele e examinou com os próprios olhos as anotações redigidas por Guazelli e entregues na época ao general Ernesto Geisel (Falcão ficou com as cópias, entregues a ele por Geisel). Zero Hora voltou ao assunto, porque as primeiras revelações sobre a colaboração de Guazelli com a ditadura militar, feitas pelo jornalista Luiz Claudio Cunha, foram contestadas por vários políticos gaúchos, entre os quais Paulo Brossard, José Bisol e Ibsen Pinheiro, que inclusive preparam um ato de desagravo post-mortem a Guazelli. O caso é rumoroso, também porque Guazelli sempre foi tido como um político de formação democrática e que teria "colaborado" com a ditadura como mal menor, embora nunca se soubesse de ações de tanta intimidade com os generais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Polibio, pergunta à "testemunha" sobre a cobertura do Jornal Nacional sobre o último debate eleitoral de 1989. Aí saberás o caráter da "testemunha".

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/