O Banco Central (BC) anunciou nesta quinta-feira, 16, uma nova estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2022. Segundo o relatório divulgado pela instituição, a projeção para o crescimento da economia no ano que vem foi reduzida de 2,1% para 1%.
Já para 2021, o BC também diminuiu a expectativa de expansão econômica do país — de 4,7% para 4,4%.
O Ministério da Economia, por sua vez, projeta uma alta de 5,1% do PIB para este ano e de 2,1% para 2022. O mercado financeiro, de acordo com a última edição do Boletim Focus, do BC, estima que o Brasil crescerá 4,65% neste ano e 0,5% no ano que vem.
Queda na atividade econômica
Dados do BC mostraram que o nível de atividade econômica do país começou o quarto trimestre deste ano em queda. Considerado uma prévia do PIB, o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) registrou uma retração de 0,4% em outubro, na comparação com o mês anterior. Foi o quarto mês consecutivo de recuo no indicador. No terceiro trimestre de 2021, a economia brasileira teve queda de 0,1%, entrando tecnicamente em recessão (dois trimestres seguidos de baixa).
3 comentários:
Caralho.
Lula vai levar no primeiro turno.
É melhor fazer uma projeção mais tímida e o que vier a mais é lucro, doque fazer uma projeção muito otimista e ficar decepcionado com resultado inferior.
O Ministro da Economia é um picareta que aplica seu dinheiro em bancos de lavagem de dinheiro e maltrata o povo brasileiro. Juntamente com a Ministra da Agricultura Chinesa no Brasil são os piores ministros dos últimos 30 anos no Brasil.
Postar um comentário