A corrupção da inteligência’ critica o papel dos intelectuais corruptos e corruptores do Brasil

Os agentes da corrupção mais importantes do Brasil não são os políticos, mas os intelectuais, aí incluídos os jornalistas, além de professores e historiadores e da classe artística.

Se Flávio Gordon tiver razão, seu livro “A corrupção da inteligência – Intelectuais e poder no Brasil” (Record, 364 pgs R$ 44,90) não terá grande repercussão na mídia, já que, como ele escreve, as redações estão dominadas faz tempo por profissionais ligados ao campo de esquerda que ele critica. Os agentes da corrupção mais nociva ao Brasil, afirma, não são os políticos nem os empresários, mas os intelectuais, aí incluídos os jornalistas, além de professores e historiadores e da classe artística. Segundo o autor, esse fenômeno da devastação da inteligência brasileira não é percebido pela intelectualidade acadêmica e midiática pela simples razão de que essa mesma intelectualidade é a sua protagonista.

“Eles são, ao mesmo tempo, os corruptos, os corruptores e, paradoxalmente, as primeiras vítimas do fenômeno”, escreve Gordon. Diferentemente da corrupção protagonizada por políticos, envolvendo a roubalheira de bilhões de reais em recursos públicos em periódicos Mensalões e Petrolões, a corrupção praticada pelos intelectuais “não é criminalizável, porque não diz respeito a algo que os atores simplesmente fazem, mas a algo que eles vieram a se tornar, algo que eles são e, em grande parte dos casos, não conseguem deixar de ser. Trata-se de uma corrupção que envolve o intelecto e a personalidade – uma corrupção da inteligência”.

Na entrevista a seguir ao G1, Gordon esclarece alguns pontos de seu livro.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

30 comentários:

Anônimo disse...

TEMOS UM NOVO SER POLÍTICO NA PRAÇA, O GOLPISTA ARREPENDIDO

São pessoas que apoiaram abertamente ou não se pronunciaram contra o golpe parlamentar da quadrilha Temer/Cunha/Aécio - bandidos investigados por vários crimes que, como ficou claro até para a samambaia da sala, armaram um impeachment fajuto para derrubar a presidente eleita, barrar as investigações da polícia e escapar da cadeia - e agora parecem surpresos em descobrir que os golpistas são uma quadrilha de criminosos profissionais.

São os milhares de brasileiros que foram às ruas em protestos contra a corrupção durante o governo da presidente legítima Dilma Rousseff.

A "marca indelével de golpista" já começa a incomodar. E agora eles se apresentam como seres equilibrados, chocados com a existência dos grupos fascistas que eles pariram e alimentaram.

Anônimo disse...

E se a direita vencer todos os pleitos eleitorais de 2018? E se ela conseguisse colocar Lula na cadeia e criminalizasse o PT e todos os partidos de esquerda? Não é esse o sonho do mercado e da elite tupiniquim?

Em primeiro lugar, teríamos uma radical reforma previdenciária para “modernizar” o país. Afinal, o que são - para a direita - aqueles que não conseguem os benefícios da aposentadoria privada? São vagabundos que não tiveram o mérito de poupar dinheiro ou ex-parasitas oriundos do funcionalismo público e que mamavam nas tetas do Estado...

Os direitos trabalhistas virariam uma miragem e apenas a livre negociação reinaria. “Nada mais justo”, pensariam os liberais seguidores de Dória e companhia. Sindicatos, considerados um insulto ao espírito empreendedor, morreriam de inanição. E assim iniciaríamos o país onde os justos patrões dão o justo salário aos bons trabalhadores.

Serviço público? Para que e para quem? Para que ter saúde pública se a privada é melhor? Teríamos o fim da “injustiça” de se cobrar impostos daqueles que cuidam de sua saúde em benefício dos ignóbeis que se estropiam devido aos vícios e maus hábitos...

E a mesma lógica seria aplicada para a educação, para o transporte e para qualquer outra coisa que hoje é pública e que a direita deseja colocar nas mãos do mercado privado…

Aqueles que querem estudar, que paguem. Aqueles que querem mais conforto, que poupe dinheiro para comprar um carro. E aqueles que não tem dinheiro, que trabalhem mais!

Afinal, para a elite o pobre só é pobre porque é pobre de espírito. É porco, é vagabundo, é sujo, é irresponsável, é ignorante, é devasso, é bebum… Sua família é um bando... uma verdadeira “ninhada” fruto da irresponsabilidade sexual de pais e mães que se reproduzem como os bichos…

Se a direita ganhasse, teríamos finalmente um país sem aquilo que a elite mais detesta nesse mundo - o povo brasileiro.

Que se encerrem as cotas que beneficiam apenas a escória! Que se acabe com a bolsa família que estimula a vagabundagem! E o que é esse programa “Minha Casa, Minha Vida” senão um grande cortiço, dado praticamente de graça, para essa gente feia e pequena?

O Brasil seria finalmente uma “casa limpa e arrumada”. A ordem e a moral acabariam com a “devassidão esquerdista”. “Castração química para homossexuais!” “Censura para tudo o que é indecente!” “Paulada nos insatisfeitos!” “Fogueira para os criminosos!”

Anônimo disse...

A esquerda intelectualmente nunca foi honesta e se cerca de pseudo intelectuais, caras que fogem do nobel como o diabo da cruz. Na verdade eles tem uma lábia estelionatária, são especialistas em enrolar. A internet está acabando com isto, pois evidencia argumentativamente que estes intelectualóides não passam de sofistas e trambiqueiros que são massa de manobra para seus líderes dos quais comem alegremente nas mãos.

Anônimo disse...

É isso aí.
Basta que recordemos as manifestações da intelectualidade jornalística dos anos oitenta,com repercussões agora ,nesses anos em que vivemos.
A repercussão foi tanta,que até hoje nos respinga.
Era moda,era ser avançado ser PT.Era avançado ser a favor dos criminosos do MST.
Os jornalistas da ZH eram quase todos a favor dos crimes praticados por essa gente.
E deu no que deu.
Um analfabeto os dominou.
Intelectuais???????

Anônimo disse...

A “Quadrilha” do PMDB:

Brasil 16.09.17 14:09 - O Antagonista

Rodrigo Janot contabilizou 22.971 mensagens e telefonemas trocados entre os integrantes da Orcrim do PMDB entre 2012 e 2014, destaca Marco Grillo, no Globo, após parafrasear o poema “Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade:

“Geddel [Vieira Lima] ligava para Henrique [Eduardo Alves], que trocava mensagens com Eduardo [Cunha], que procurava Eliseu [Padilha], velho conhecido de Moreira [Franco] e ex-colega de Rodrigo [Rocha Loures]— o mais novo da turma e que já não fala mais com ninguém.

Geddel foi preso na Bahia; Henrique, no Rio Grande do Norte; e Eduardo, em Brasília. Rodrigo precisa se recolher à noite, mas Eliseu e Moreira ainda estão no Palácio — apesar de terem sido citados por Lúcio [Bolonha Funaro], que ainda não tinha entrado na história.”

Anônimo disse...

Meirelles e Temer deixam exército “na lona” e operação militar no Rio para:

FERNANDO BRITO · 15/09/2017 - O Tijolaço

A reporter Elenilce Bottari, em O Globo, revela que, há dois dias, os militares do Exército não participam de operações ditas de “garantia da lei e da ordem” para as quais foram mobilizados, com grande espalhafato, há dois meses e que, dias atrás , foi estendida até o próximo ano.

O motivo? Os cortes ordenados pelo Ministério da Fazenda, por ordem de Michel Temer, deixaram as Forças Armadas sem dinheiro.

Das quatro operações realizadas, os custos de duas não foram repostos e saiu da despesa de manutenção dos quartéis, onde já não são suficientes.

Já era constrangedor que as Forças Armadas tenha sido utilizadas de improviso, sem um planejamento que lhes permitisse serem eficientes. Agora, é humilhante fazer com que elas, agora, fiquem na posição de “passar o capacete” por algumas migalhas que lhes permitam atividades caras, como mobilizar milhares de soldados e centenas de caminhões e carros de combate.

A matéria reproduz nota do Comando Militar do Leste confirmando a suspensão provisória das ações no estado: “O Estado-Maior Conjunto, composto por representantes das três Forças Armadas e de órgãos de Segurança Pública federais e estaduais (…) aguarda provimento de recursos orçamentários para o desencadeamento de novas operações.

Como já se disse aqui, várias vezes, os cortes impostos para cumprir a “meta de rombo” são desastrosas. Se cortam dos militares, imaginem o que se faz com os civis da saúde e da educação.

A propósito, O Hospital Universitário do Fundão, da UFRJ e um dos maiores do Rio, anunciou hoje que vai suspender o atendimento de pacientes com doenças graves, porque os recursos que correspondem à parte educacional não são repassados, porque a Universidade não os recebe do MEC.

Anônimo disse...

Análise jornalística é um benefício apenas para a turma de Temer, por Tiago Barbosa
O Jornal de todos Brasis
Análise jornalística é um benefício apenas para a turma de Temer, por Tiago Barbosa
75
TIAGO BARBOSA
SAB, 16/09/2017 - 14:11


Análise jornalística é um benefício apenas para a turma de Temer: contra Lula e Dilma, a delação é inquestionável

por Tiago Barbosa

Quando veio a público a gravação de Temer em um encontro espúrio com um empresário investigado na calada da noite, a Folha correu para desqualificar o áudio.


Contratou um perito mequetrefe e decretou na machete do site: a prova estava editada e era inútil. A matéria escorou o combalido Temer e foi usada como justificativa por ele para resistir. A PF desmentiu o jornal e o perito, mas a forcinha já havia sido dada.
Agora, repete-se o expediente. A Folha crava: “a nova denúncia contra Temer sofre de gigantismo, falta de investigação“ e, para espanto de quem lacompanha a Lava-Jato, "escolhe caminho arriscado" ao se apoiar em delatores.

Perceba: delatores. Agora, nada valem.

Retroaja uma semana e procure essa "análise" em qualquer denúncia contra Lula, Dilma ou um único filiado a um partido contrário ao governo. Tente se recordar se ela virou manchete.

Procure qualquer "análise" em manchete sobre "pacto de sangue" citado pelo delator Palocci. Não há. Ou em relação à denúncia do tríplex, apoiada unicamente na palavra de... delatores. Não há.

Vá mais longe e investigue se houve a manchete "Análise: Impeachment de Dilma carece de crime de responsabilidade" - àquela altura, o próprio Ministério Público já havia rechaçado isso. Mas não há.

A manipulação não está apenas na distorção do ângulo das matérias - prática recorrente. Ela mora nos detalhes entre destacar e omitir, analisar e se esquivar, valorizar ou não delatores.

Essa seletividade é a coveira da razão.

P.S.: horas depois de promover a manchete com a análilse sobre a "falta de fundamento" da denúncia contra Temer, a Folha manchetou supostos repasses em dinheiro vivo de Palocci a Lula. Pergunte-se se houve "análise" ou apenas a palavra de quem sequer é delator.

Anônimo disse...

Pelo teor da entrevista do autor, o livro deve ser muito bom, por que desconstrói a farsa da esquerda e dos seus intelectuais!!

Anônimo disse...

EXCELENTE ARTIGO!

Carlo Germani disse...

O livro de Gordon,é leitura imperdível.
Há muitas verdades lá.

Anônimo disse...

Parece mesmo é com falta de inteligência, mas todos sabemos que são vigaristas a serviço de outras nações ou transacionais, como George Soros que, apesar da Lava Jato, continua pilhando todo santo mês mais da metade da renda nacional.

Anônimo disse...

Pôxa, vou ter de comprar este livro. Só pelo que li aqui, ele expressa tudo que eu penso há muito tempo. O maior problema do Brasil (América Latina e resto do mundo) não é desbancar as esquerdas do poder, mas desfazer os estragos culturais que estas promoveram inculcando nas mentes suas "doutrinas" doentias e criminosas. Tirar delas o poder político e econômico para que não mais possam fazê-lo, é apenas uma das ações a serem empreendidas.

Anônimo disse...

Duas classes que se acham grande coisa e que se acabassem nenhuma falta fariam...Jogador de futebol e Ator..estes últimos então ae acham a última bolachinha do pacote..na maioria tem no maximo um segundo grau...acrescento nessa lista os cantores...

Anônimo disse...

MARCOS COIMBRA, DA VOX POPULI: AINDA NÃO FOI DESTA VEZ QUE MATARAM LULA

Em artigo publicado neste fim de semana na revista Carta Capital, o cientista político Marcos Coimbra, da Vox Populi, nega que o depoimento do ex-ministro Antônio Palocci tenha sido a "bala de prata" contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva; Coimbra afirma que não só Lula não perdeu votos, como continua em alta nas pesquisas; segundo ele, o eleitorado se cansou da narrativa que há três anos tenta criminalizar Lula e também percebe que há provas de sobra contra aqueles que o atacam; "para a maioria dos brasileiros, o ex-presidente continua a ser o Lula velho de guerra, a despeito do show judiciário e do carnaval midiático", diz ele; ou seja: como será difícil bater Lula no voto, resta o tapetão judicial...
16 DE SETEMBRO DE 2017 ÀS 13:53 // 247 NO TELEGRAM Telegram // 247 NO YOUTUBE Youtube

Anônimo disse...

Magnífica entrevista, é longa mas vale a pena ler! Toda pessoa de bem que não quer ser enganado e quer aprender o que ocorreu e continua acontecendo na história política do Brasil precisa ler esse livro, vou comprar urgente!

Anônimo disse...

Foi ótimo ter incluído a entrevista com o autor. Pude ter uma boa ideia do conteúdo do livro. É óbvio que pretendo adquiri-lo. Espero que seja bem divulgado.

Anônimo disse...

Para de show! Então quer dizer que quem pediu o impedimento daquela anta é golpista e apoiou Temer no golpe? Sai fora. Esse seu discurso é manterá que só cola entre os jumentos encantados. Temer era o vice de Dilma, portanto quem o colocou em condições de sua substituí-la num eventual impedimento foram vocês, seguidores do homem mais honesto desse país. Vá plantar batatas. Temer é bandido? Se Sim, então por que raios o PT formou chapa com o PMDB? Quem colocou temer lá foram vocês, petralhas (todos os eleitores esquerdistas).

Anônimo disse...

Vá para Cuba, Venezuela ou Coréia do Norte, seu doente!

Anônimo disse...

Pseudointelecutal detectado.

Anônimo disse...

BOMBA!!! VEJAM O QUE O MFP DESCOBRIU NO MUSEU DO SANTANDER!

Esses canalhas pederastas devem pagar caro pelo que fizeram, principalmente por fazer apologia à pedofilia, com uma amostra de lixo aberta sem restrição para crianças de todas as idades!

https://www.youtube.com/watch?v=n_8mQ6lSsHo

Anônimo disse...

Meeeeeeeee PTista detected

Anônimo disse...

Meeeeeeeee PTista detected haja saco hein PIBO!!!

Anônimo disse...

E aquela propaganda com os artistas globais cantando 🎶 LULLA LÁ!!! Ridiculous

Anônimo disse...

NOVO "CAVALO DE BATALHA":

USOS,COSTUMES,VALORES SOCIAIS

NÃO TEM MAIS ASSUNTO NO CAMPO POLITICO,PETISTAS E ASSEMELHADOS
DISFARÇAM,AGORA,BEM EMPREGADOS E MAMANDO NAS TETAS DO ESTADO,SUGANDO TODOS OS RECURSOS,
JÁ DESTRUIRAM POLITICOS,
TORNARAM A POLITICA COISA RUIM
IMPLANTARAM CONCEITO QUE TODO POLITICO ROUBA(MENOS O PT)

O NOVO CAVALO DE BATALHA PETISTA:

DESTRUIR CONCEITOS MORAIS,ETICOS, COSTUMES.

AS RELIGIÕES SE ACADELARAM,TALVEZ COM ALGUMA "CULPA EM CARTÓRIO" O NOVO OBJETIVO É POLEMIZAR,DIVIDIR,CRIAR CONFUSÃO, NA ESTRUTURA SOCIAL,IMPLANTAR NOVOS COSTUMES:
ROUBAR,
MATAR
MENTIR,
COBIÇAR E EMPUTECER A MULHER DO PROXIMO...CRIANÇAS...

TODOS OS PROCEDIMENTOS USOS COSTUMES QUE VIABILIZAM A "CIVILIZAÇÃO",CONVIVENCIA PACIFICA E HARMONICA ,PARA QUE POSSA EXISTIR COMO GRUPO SOCIAL,SOCIEDADE,TERÁ QUE TER VALORES, OS DA EXPOSIÇÃO DO SANTANDER E ASSEMELHADOS

Anônimo disse...

Até que Geddel os separe

Brasil 17.09.17 12:12 - O Antagonista
 
Do ministro Moreira Franco à Folha, sobre a denúncia de Rodrigo Janot contra o PMDB da Câmara:

“O PMDB tem como característica uma divisão interna muito grande. Eu tenho uma relação com o presidente Michel Temer. É uma pessoa com quem eu tenho identidade acadêmica e intelectual. Agora, a partir daí querer montar um conjunto, uma teia de compadrio para a prática do ilícito, é uma afronta.

Esse gráfico consegue uma coisa fantástica: ele une o PMDB. Doutor Ulysses [Guimarães] não conseguiu, Michel Temer não conseguiu, mas esse infográfico consegue.”

Questionado, no entanto, se há explicação para a foto dos R$ 51 milhões do ex-ministro peemedebista Geddel Vieira Lima, preso no dia 8, Moreira apenas respondeu:

“Ele deverá ter. Eu espero que tenha…”

A esperança de manter Geddel unido ao PMDB é a última que morre.

Anônimo disse...

JANAINA PASCHOAL CULPA A USP POR REPROVAÇÃO EM ÚLTIMO LUGAR

A parecerista do golpe de 2016 responsabiliza a banca examinadora da USP por sua reprovação. Ainda no Twitter, postou frases do tipo: “Todos sabiam que eu seria reprovada. Eu cheguei a vaticinar até mesmo uma nota 3,5 que me foi atribuída. Ainda assim eu participei"; ela também afirmou que sua tese é importante para a humanidade, num surto de megalomania
17 DE SETEMBRO DE 2017 ÀS 12:08 // 247 NO TELEGRAM Telegram // 247 NO YOUTUBE Youtube

Anônimo disse...

Muito bom. O pensamento único (e míope) vigente nos últimos 15 anos imbecilizou parte da mídia e seus leitores.

Anônimo disse...

Silêncio da família de Geddel incomoda governo

Brasil 17.09.17 14:18 - O Antagonista
 
Sob a ótica dos amigos também denunciados de Michel Temer, Geddel Vieira Lima vai delatar, confirma Andréia Sadi.

“E agora o principal temor do Planalto é que Geddel explique que aquele valor (os R$ 51 milhões encontrados no bunker do ex-ministro em Salvador) tinha mais donos. De olho nisso, palacianos já adotaram um discurso-vacina para afastar qualquer ligação com peemedebistas na ativa. Afirmam que, se Geddel for explicar o dinheiro, pode ser que o ligue a (Eduardo) Cunha, de quem tinha se aproximado nos últimos tempos.”

Mais:

“Lembram aliados do presidente que, no dia seguinte da primeira prisão, em julho, apareceu no Palácio do Planalto o irmão do ex-ministro, o deputado Lucio Vieira Lima, diferentemente do que ocorreu” dessa vez.

“Para palacianos, o silêncio da família Vieira Lima é ensurdecedor: Geddel não é Joesley Batista, e, se falar, tem potencial para se transformar no verdadeiro homem-bomba do Planalto de Temer.”

Anônimo disse...

Quem foi que elegeu Lula, Dilma e Temer? Não foram os "golpistas"! 2.018 está chegando e vamos eleitoralmente enterrar esta chinelagem parasitária que são as esquerdas.

Anônimo disse...

Relatos de Palocci sobre Lula oferecem versões divergentes sobre reunião:

17/09/2017 - Folha de São Paulo

O ex-ministro Antonio Palocci apresentou à Justiça versões divergentes sobre o encontro em que, segundo ele, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva selou um acordo com o grupo Odebrecht para obter favores pessoais e sustentar suas atividades políticas após deixar o poder.

Os relatos de Palocci sobre o acerto –que ele descreveu como um "pacto de sangue" entre Lula e o grupo empresarial– também contrariam narrativas apresentadas pelo empresário Emílio Odebrecht e seu filho Marcelo, que fecharam acordo de delação premiada com os procuradores da Operação Lava Jato.

As divergências lançam dúvidas sobre o conteúdo da conversa que o patriarca do grupo Odebrecht teve com o ex-presidente, os valores que eles teriam discutido e até mesmo a data exata em que o encontro pode ter ocorrido.

Palocci virou testemunha-chave de um dos processos que Lula enfrenta na Justiça Federal no Paraná há duas semanas, quando acusou o ex-presidente de receber propina da Odebrecht e ser tolerante com a corrupção na Petrobras. Preso em Curitiba há um ano, o ex-ministro petista negocia um acordo de delação premiada desde abril.

Na semana passada, em audiência com o juiz Sergio Moro, Lula chamou Palocci de mentiroso, e os advogados do ex-presidente indicaram que se preparam para explorar contradições encontradas nos depoimentos do ex-aliado.

O episódio no centro do testemunho de Palocci foi narrado antes por Marcelo, num dos primeiros depoimentos que ele prestou após decidir colaborar com as autoridades.

O empresário disse que, no início da campanha eleitoral de 2010, pediu a seu pai que fosse até Lula para informá-lo sobre os recursos disponíveis na Odebrecht para apoiar a candidata do PT à sua sucessão, Dilma Rousseff, e outras campanhas do partido.

Segundo Marcelo, o grupo havia destinado R$ 100 milhões aos petistas desde as eleições de 2008 e tinha mais R$ 100 milhões para o partido em 2010. Sua preocupação, explicou, era evitar que o PT exigisse mais dinheiro.

Emílio Odebrecht entendeu que se tratava de R$ 300 milhões e confirmou que se reuniu com Lula para atender ao pedido do filho, mas afirmou várias vezes que nunca falou de valores com o ex-presidente. "Eu não levava números para ele", insistiu num depoimento em junho.

Palocci não participou do encontro, mas diz ter sido informado da conversa pelo próprio Lula no dia seguinte, quando o então presidente o teria procurado para pedir que cuidasse dos recursos acertados com a Odebrecht.

Na primeira vez em que falou sobre isso à Justiça, em abril deste ano, Palocci disse que Lula mencionara a cifra de R$ 200 milhões. Ao depor pela segunda vez há duas semanas, o ex-ministro afirmou ter ouvido R$ 300 milhões.

Palocci também deu informações diferentes ao situar o encontro no tempo. Primeiro disse que ele ocorreu antes da eleição de 2010, realizada em outubro. Depois afirmou que ele aconteceu em dezembro.

SEGUNDA REUNIÃO
No depoimento prestado em abril, Palocci disse não saber quem havia tratado do assunto com Lula. E na audiência de duas semanas atrás acrescentou ao seu relato uma segunda reunião, ocorrida dois dias antes da posse de Dilma, com ela presente.(...)

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/