"Manual de Ética", 750 páginas, com organização de Brum Torres, já foi lançado na UCS, Caxias.

Saiu quinta-feira o debate promovido na Universidade de Caxias do Sul sobre o livro "Manual de Ética", organizado pelo professor e político gaúcho Brum Torres. O livro tem 750 páginas e 32 capítulos.

. O livro obteve apoio do BNDES. Ele será distribuído gratuitamente a todas as bibliotecas públicas e universitárias do País.

7 comentários:

Gil Rikardo disse...

buscar apoio no governo já matou oitenta por cento de minha curiosidade pela obra... e esse negócio de distribuir às milhares de bibliotecas matou os outros vinte por cento... Se o negócio fosse tão bom quanto parece, seria disponibilizado GRATUITAMENTE na internet.... é de se pensar... somos um país único no planeta... talvez por isso existam só aqui, não acolá, éticas e mais éticas... cada qual com a sua...

Nádia disse...

.

Manual de Ética...? Ia perguntar pra quê, ou pra quem.. Conceito em desuso..
Manual é tipo assim... ética na prática? Uau.. !!

Mas.. com apoio de órgão desse governo? Parece brincadeira..

E mais.. (e por isso mesmo) como sempre: distribuído gratuitamente.
E volto às perguntas do início: gratuito pra quem? E pra quê?

.

Anônimo disse...

Livros que ninguém lerá.

Para alegria das editoras, mais dinheiro do povo desdentado sendo jogado fora! É ético isso?

Anônimo disse...

Financiado pelo BNDES, isso já diz muito. Você pequeno-médio empresário já conseguiu empréstimo do governo sem bajular político? Distribuído gratuitamente? me cheirou a "vamos fazer algo pra botar no currículo e contribuinte que pague".

Viviane disse...

Posso garantir que a obra não só é idônea como muito pertinente para atualidade. Trata-se de ética sim, e por isso apartidária se é isto que temem alguns. O custeio se tornou necessário justamente pela grandiosidade do projeto que incluiu dezenas de doutores no assunto e diversas universidades do país. Sobre a distribuição gratuita, pode-se dizer duas coisas: primeira, me parece que acaba sendo um requisito para a próprio custeio da obra tal distribuição; segunda, diante da crise institucional que vivemos, em todas as esferas da sociedade, nunca se fez tão necessário discutir a ética e isso por si só justifica uma obra como essas sendo distribuídas em escolas e bibliotecas. É a primeira obra dessa monta no país, tem objetivo acadêmico sim, mas também intenciona a reflexão ética da sociedade e de suas instituições públicas e privadas, ademais, os profissionais envolvidos, com elogiado currículo acadêmico científico dentro da filosofia, e com tanto renome, não poriam em risco anos de pesquisa com vis apologias. Recomendo a leitura

Anônimo disse...

Viviane, às 23:36, ético seria se o autor da obra bancasse com o SEU dinheiro os custos do SEU livro. Há pessoas morrendo nas filas do SUS, mas sobra $$$ para bancar autores de livros.

Mais importante que a ética é a MORAL.

Anônimo disse...

Vivemos uma crise ampla da capacidade de avaliação e julgamento ético. Que os comentários aqui demonstram: reclamar que o BNDES financia livros sobre ética? Que devia aplicar esse dinheiro em Saúde? Mas esse é um investimento em Saúde - psicológica, social, cultural. Quanta estreiteza de espírito... Precisamos é de mais, de muito mais, livros sobre ética. Que nos ajudem a falar sobre ética. Que nos ajudem a melhorar eticamente!!!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/