PSDB vai interpelar Lula por chantagem ao STF. Ele poderá ser convocado para depor na CPI do Cachoeira.

* Clipping www.veja.com.br
O PSDB estuda formas de interpelar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vem, diretamente ou com ajuda de interlocutores, cobrando de ministros do Supremo Tribunal Federal o adiamento do julgamento dos acusados de envolvimento no escândalo do mensalão – que colocará no banco dos réus figuras de destaque do PT. Setores do partido discutem se a melhor formar de inquirir o petista é na Justiça ou convocando-o para depoir na CPI do Cachoeira. A estratégia será definida nesta segunda-feira, véspera da sessão da CPI em que pode ser decidida a convocação do governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB).
A ofensiva de Lula foi revelada por reportagem de VEJA publicada neste fim de semana. Em um dos episódios, Lula abordou diretamente o ministro do STF Gilmar Mendes. Em um encontro em Brasília, ocorrido no escritório do ex-ministro de governo e também do Supremo Nelson Jobim, Lula afirmou a Mendes que detém o controlo político da CPI e, em seguida, propôs um acordo: o adiamento do julgamento do mensalão para 2013 em troca da blindagem do ministro na CPI.
O ex-presidente insinuou que o ministro do Supremo teria viajado para a Alemanha com o senador Demóstenes Torres, cujas ligações com o contraventor Carlos Cachoeira são notórias, às custas do bicheiro. O ministro confirmou a realização da viagem, mas disse que bancou as despesas com dinheiro próprio e que tem como provar isso. "Vou a Berlim como você vai a São Bernando. Minha filha mora lá", disse Mendes a Lula. Por fim, o ministro diz à reportagem de VEJA: "Fiquei perplexo com o comportamento e as insinuações despropositadas do presidente Lula."
À luz da reportagem, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) classificou, neste domingo, como graves as denúncias contra Lula. "Até amanhã (segunda-feira) a gente troca ideias sobre qual vai ser o procedimento. O que houve foi uma afronta a duas instituições: o Congresso e o Judiciário."
Integrante da CPI, o deputado Fernando Francischini (PSDB-PR) disse ter conversado com o líder do partido na Câmara, Bruno Araújo (PE), que lhe deu aval para defender a convocação de Lula na CPI. Nesta segunda-feira, a bancada tucana na Casa se reúne para fechar uma estratégia para o caso.
"A denúncia é gravíssima: um ex-presidente dizer que manda na CPI e usar isso para chantagear um ministro do Supremo", disse Francischini. "Se é mentira, o Lula tem de vir a público se explicar. É quase impossível um encontro fortuito entre duas autoridades desse porte", acrescentou.

6 comentários:

Anônimo disse...

cadeia!!!!!

cadeia para esse deplorável e todos os mensaleiros!

Mordaz disse...

Justo este delinqüente que indicou meia dúzia de ministros do STF. O projeto fascista para a tomada do poder está se adiantando. Eles já pularam o muro e já pisam nas plantas.

Anônimo disse...

háháhá...QUE QUE É ISSO GENTE?

ELE VAI DIZER QUE NÃO SABE DE NADA

DEVEM TER INVENTADO...

VAI DAR UMA "TUSSIDINHA" PARA LEMBRAR QUE ESTÁ DOENTE,(ALGUEM LHE ALCANÇA UM LENÇO) E VAI SAIR DE FININHO RINDO DOS TROUXAS DE SEMPRE.

NÃO O PEGARAM ANTES ,AGORA QUASE IMPOSSÍVEL.

Mas Lula parece que pode se encrencar sòzinho,quando provocou a cpi tinha tudo sob controle;será que ainda tem?

MARCIO THOMAZ tá com uma "freguesia" de elite,vai brilhar de novo.

Anônimo disse...

Chamar Lula para depor? Ele mente tanto que é capaz de desmaiar simulando um mal súbito!

Anônimo disse...

Lula depor para quê? Esse falastrão irá mentir e terá um bando de 'sem massa cefálica' apoiando a mentira. Parem de perder tempo com quem não serve para nada.

Unknown disse...

A melhor resposta dos integrantes do STF, mesmo aqueles indicados pelo molusco, é provar que são íntegros e deixar o caso cair no ostracismo. O plenário dará a resposta justa e adequada.Tenho a certeza. Ainda mais com essa ameaça tácita de corrupção.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/