Marcelo Gonzatto e Nilson Mariano, no jornal Zero Hora deste domingo, produziram esta intrutiva reportagem sobre a repetência no ensino médio do RS, que é a maior do Brasil. Este alto índice de repetência, demonstra o fracasso das escolas públicas e privadas do Estado. Ele explica muito sobre o atraso do Estado, cada vez mais aferrado a discussões provincianas e ideologicamente ultrapassadas, o que imobiliza as mudanças para o progresso.
A cada ano, perto de 300 mil alunos são afetados por um dos mais graves problemas da educação gaúcha: o alto índice de reprovação.
Esse fenômeno atrasa o fluxo estudantil de 19,9% dos estudantes do Ensino Médio em estabelecimentos públicos ou privados - o que torna o Estado campeão nacional de repetência nessa etapa. Além disso, afeta 14,2% dos matriculados no nível Fundamental, compromete o desempenho em sala de aula e é uma das principais razões para a desistência. Apenas na rede estadual, a retenção e o abandono escolar representam um desperdício de R$ 790 milhões por ano.
O mais estreito funil do ensino gaúcho está nas escolas estaduais e municipais. E, nessas redes, principalmente no Ensino Médio. No 1º ano, a reprovação chega a reter quase um terço dos alunos, conforme dados de 2010. O Fundamental também apresenta índices elevados, superando os 17% na rede estadual.
Considerando-se o que o Estado gasta para custear o ensino, a reprovação e a desistência - que leva um a cada 10 estudantes a deixar os estudos - desperdiçam o equivalente a R$ 384 milhões no Fundamental e R$ 406 milhões no Médio por ano. Isso representa um quarto dos R$ 3,2 bilhões investidos em 2011 nessas duas faixas.
- Essa perda material, somada à perda social, faz com que essa seja uma das questões mais graves da educação hoje - admite o secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo.
Uma das explicações levantadas por especialistas para o mau desempenho gaúcho seria a vocação precoce para o trabalho. Mas os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não sustentam essa crença: 2,9% dos adolescentes de 15 a 17 anos trabalham - abaixo da média nacional de 3,1%. Resta, então, a hipótese de que os rio-grandenses apostam na repetência como recurso pedagógico por razões culturais.
- Podemos conjecturar que é um Estado com cultura escolar de maior rigidez e sem política específica para evitar reprovações - avalia a diretora-executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz.
LEIA mais no jornal Zero Hora deste domingo.
10 comentários:
O fato dos outros estados terem um indice menor de reprovação, não indica um ensino de melhor qualidade. Creio que a disciplina é o principal motivo da baixa qualidade do ensino no Brasil. Antigamente, nota baixa era castigo na escola e em casa. Hoje perguntam ao aluno se ele gosta de estudar isso e não aquilo. Nossa educação deixa as crianças cheias de manias e ilusões. Os jovens não são preparados para as dificuldades da vida.
COM O CPERS NO COMANDO, QUERIAM O QUÊ?
VOCÊS SABIAM QUE O PROFESSOR SÉRIO É BRUTALMENTE PERSEGUIDO DENTRO DOS COLÉGIOS PÚBLICOS?
QUEM OS PERSEGUEM SÃO OS PROFESSORES DO PT LIGADOS AO CPERS, E QUE NÃO QUEREM TRABALHAR.
Ta explicado!
Os alunos são tudo uns bunda moles que não querem estudar
Os professores são tudo uns acomodados que não querem lecionar
Nestas condições o PT reina absoluto!
A indigência cultural, intelectual, moral e espiritual,entre outras, é o ambiente adequado para os esquerdistas revolucionários (pleonasmo) arrigementarem os seus descerebrados!
Almirante Kirk
Mas este ano vai melhorar os professore vão receber o PISO nacional (promessa de campanha) não quizeram receber da YEDA.............A cada ano, perto de 300 mil alunos são afetados por um dos mais graves problemas da educação gaúcha: o alto índice de reprovação...
Matéria oportunista de ZH e do grupo RB$ para agradar o patrão aTra$o Genro, em um momento em que o magistério público ameaça o governo estadual com greve.
A mensagem subliminar é clara: os alunos da rede pública não aprendem e são os maiores repetentes do país e, por conseguinte, o magistério não deveria estar preocupado com ganhar mais dinheiro, e sim com as "crianças" semi-analfabetas.
Não sei quem me dá mais nojo e náuseas: se o magistério ou a RB$.
ESQUERDOPATIA AFLIGE PROFESSORES
PSEUDO INTELECTUAIS,ESPERTOS E APROVEITADORES, FAZEM A CABEÇA DO PROFESSORADO, TODO COM VIÉS SOCIALISTA,COMUNISTA, COISA QUE FALIU NO MUNDO TODO.
CUBA ENGANOU E SOBREVIVEU COM ESMOLA DA EX UNIÃO SOVIÉTICA;TERMINOU A ENGANAÇÃO LÁ, TERMINOU EM CUBA E OUTROS PAÍSES.
O PAPA FOI A CUBA AVISAR QUE MARX ESTAVA MORTO...TARSO E LUCIANA AGORA TAMBÉM DEVEM ESTAR SABENDO!
MUITOS PAÍSES COMUNISTAS MORTOS DE FOME SÃO AJUDADOS PELOS ESTADOS UNIDOS, QUE AJUDAM A CORÉIA DO NORTE,SIM, PARA NÃO MORREREM DE FOME.OS COMUNISTAS NÃO MORREM DE FOME PORQUE OS CAPITALISTAS AJUDAM.
OS PROFESSORES PODERIAM ENTÃO SE ATUALIZAR.
QUE TAL DAR UMA "PENSADINHA"?
Prefiro ter um filho repetente,que ao fim aprende o conteúdo,que eles passe sem saber nada. Todo mundo sabe que existe a tese de não se rodar aluno Brasil afora e no que deu essa tese? Criaturas com diploma de curso superior que mal sabem escreverem. Repetir o ano não diminui aluno algum,nem vai fazê-lo desistir de estudar,se passar todo mundo mantivesse aluno em sala de aula,evitasse a evasão escolar,o Brasil teria 0% de analfabetismo,ou alfabetismo funcional. Agora,infelizmente,percebo que querem trazer esse sistema pra cá também. Daqui há pouco vamos estar com gente de 15 anos lendo como criança de primeira série também...
Políbio já trabalhei na educação em SP..Não podemos comparar o ensino de São Paulo com o nosso.Podemos começar pelo desenvolvimento dos alunos que fica muito aquém do desejado.O estado de SP tem a maior imigração de nordestinos do país o que influencia no índice de desenvolvimento dos alunos pois seus pais são na maioria analfabetos.A rede de ensino de São Paulo enfrenta um grande problema com a violência escolar, desinteresse dos alunos pelo ensino e falta de estrutura familiar.O aluno bem preparado é o da escola particular.Os professores sofrem a maior violência feita por alunos verdadeiros marginais( o aluno "LA" ou seja liberdade assistida).Ele já esteve no presídio! Qual é a solução do Mec ? Anular a avaliação , ou então criar cotas pela cor, pela condição social e outros meandros própios de um país que põe a sujeira debaixo do tapete.Os professores sulinos estão corretos, o saber é sagrado não pode ser corrompido para mostrar resultados falsos.O Brasil está na95º posição na avaliação mundial.É o país dos analfabetos funcionais.Vão assinar o nome colocando tinta no dedão.O Mec precisa ser investigado seriamente e mudar o rumo da educação.A educação no Brasil está sendo nivelada por baixo.
Parabéns, caro "Anônimo", às 21:49!
É isso aí mesmo!
Abraços!
Almirante Kirk
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