Ministérios do PT recebem mais verbas que aliados

Clipping/ Folha de S.Paulo/ 09/11/2008

A menos de dois meses do fim do ano, os ministérios comandados pelo PT apresentam um nível de empenho de verbas (reserva de recursos no orçamento) 30% maior do que o registrado nas seis pastas controladas pelo PMDB, principal aliado do governo e "noiva" assediada pela oposição para a sucessão presidencial em 2010.

O dado é de levantamento feito pela Folha na execução orçamentária da União deste ano, com base em números da Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados, atualizados em 1º de novembro.
A conta não inclui despesas com pessoal e encargos sociais nem juros, encargos e amortização de dívidas -verbas que não podem ser cortadas pelo governo. Também ficaram de fora as reservas de contingência dos ministérios (reserva de recursos não carimbados para situações de emergência), que não podem ser empenhadas.

As nove pastas cujos ministros são filiados ao PT já tiveram empenhados 92,2% da verba autorizada para este ano. No mesmo período, os ministérios controlados pelo PMDB (Minas e Energia, Agricultura, Defesa, Integração Nacional, Saúde e Comunicações) tiveram um empenho de 70,7%.

Somando ao PMDB os outros partidos da base que integram o time de ministros do governo Lula, o índice de empenho dos aliados fica em 73%.

O ministério com a menor execução, segundo o levantamento, é o da Agricultura, da cota do PMDB, com 29,8% de empenho em relação à dotação autorizada, sempre descontadas as despesas obrigatórias.

Os ministérios do Planejamento e da Fazenda, ambos nas mãos do PT, têm o poder de definir, em conjunto, sempre após a aprovação da Lei Orçamentária Anual, os limites de empenho possíveis para cada ministério dentro do montante geral autorizado inicialmente para cada uma das pastas.

Um comentário:

Anônimo disse...

E qual é a novidade nisso? Era de se esperar.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/