Existe um ambiente propício à inovação no Brasil e no RS ? “Não existe, mas precisa existir”, avisa o empresário gaúcho Ricardo Felizzola, um dos donos da Altus e da Teikon. Na Federasul, nesta quarta ao meio dia, ele advertiu:
- Sem bom ambiente, não há incentivo ao empreendorismo e o investimento massivo no capital humano não prospera.
. Outro conceito fundamental para entender a inovação é o seguinte: ela só existe no ambiente do capitalismo. Por que ? Porque se a inovação não gera riqueza, ela perde seu caráter. Trata-se de um fenômeno gerador de riqueza que só ocorre em economias de mercado.
. A conversa de Ricardo Felizolla casa com a reportagem desta semana da revista Veja. Com base no último relatório da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, a revista informa que o Brasil está perdendo a corrida da inovação. Ele ocupa apenas a 21ª. posição no ranking de pedidos de patentes internacionais. O Brasil coloca-se como economia que produz e não como economia que tem por base o conhecimento. O industrial gaúcho explicou que qualquer ciclo virtuoso de prosperidade, depende de mercados competitivos e que alimentem ambientes inovadores. A inovação propriamente dita, exige um coquetel com os seguintes produtos: capital humano, pesquisa, conhecimento, marcos legais e cultura empreendedora.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem de Veja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário