EUA dão o troco e expulsam embaixador boliviano; venezuelano será o próximo

O governo dos Estados Unidos ordenou na noite desta quinta-feira (11), a expulsão do embaixador da Bolívia nos EUA, em retaliação è expulsão do embaixador americano na Bolívia, ordenada ontem pelo presidente boliviano Evo Morales. Funcionários do Departamento de Estado do governo americano disseram que o embaixador boliviano Gustavo Guzmán foi convocado e informado que deverá deixar em breve os EUA, numa escalada das tensões políticas entre os dois países.

. Mais cedo, o Departamento de Estado americano declarou que Evo cometeu um "grave erro" e que prejudicou "seriamente" a relação com os Estados Unidos ao ordenar a expulsão do embaixador norte-americano Philip Goldberg. "A ação do presidente Evo é um grave erro, que prejudica seriamente a relação bilateral", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack, lendo um comunicado.

. O ministro boliviano das Relações Exteriores, David Choquehuanca, disse nesta quinta-feira que o embaixador dos EUA Philip Goldberg tem 72 horas para deixar a Bolívia. "De acordo com os procedimentos diplomáticos, nesses casos há um prazo de 48 a 72 horas", afirmou o ministro durante entrevista coletiva.

. Já o ditador Hugo Chávez expulsou na noite desta quinta-feira o embaixador dos Estados Unidos na Venezuela e ordenou a retirada da delegação diplomática de Washington como apoio ao governo da Bolívia, que tomou decisão similar na véspera.

. "Tem 72 horas a partir deste momento o embaixador ianque em Caracas para sair da Venezuela, em solidariedade à Bolívia e ao povo da Bolívia", disse Chávez em comício político em na cidade de Carabobo.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/