O presidente Lula descartou nesta sexta-feira (15) a possibilidade de a Inglaterra enviar policiais a aeroportos brasileiros para monitorar a entrada de brasileiros em território inglês. Para Lula, a possível exigência dos ingleses de visto para os brasileiros é um retrocesso. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que, se os britânicos adotarem a exigência do visto, o Brasil vai reagir aplicando o critério da reciprocidade. Segundo Amorim, "o protecionismo humano" europeu pode afetar as relações políticas com o Brasil.
— Estabelecer esta política de visto é um retrocesso nas relações entre os dois países. Não é possível permitir que haja policiais nos aeroportos brasileiros fiscalizando brasileiros. Não é uma boa política — disse Lula ontem, em Assunção, depois da cerimônia de posse do presidente do Paraguai, Fernando Lugo.
. Amorim deixou claro que o Brasil vai adotar o princípio da reciprocidade, o que significa que cidadãos britânicos também precisarão de visto para entrar no Brasil.
— Obviamente, não queremos que haja limitações ou restrições, mas, se tiver que ter visto, aplicaremos a reciprocidade — disse Amorim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário