Luiz Fux, novo presidente do TSE, vai barrar candidatura de Lula

O ministro do STF Luiz Fux , que assumirá a presidência do Tribunal Superior Eleitoral em fevereiro, deixou clara sua intenção de barrar a candidatura de Lula.

O que ele disse em entrevista, neste final de semana:

- Pode um candidato denunciado concorrer, ser eleito, à luz dos valores republicanos, do princípio da moralidade das eleições, previstos na Constituição? Eu não estou concluindo. Mas são perguntas que vão se colocar.

O caso de Lula nem é só de denunciado, mas de condenado em um processo e réu em outros oito.

41 comentários:

Anônimo disse...

Quem realmente faz não se exibe, as urnas é que deverá iniciar uma limpeza na política brasileira, afinal na democracia o voto popilar e soberano, ou não?

Anônimo disse...

Por uma questão puramente moral um condenado por corrupção deve ser impedido de qq pratica politica. Ou então soltem todos os ladrões e que reine a bagunça e a canalhice.

Anônimo disse...

Eu tenho tanto medo do Lula quanto tenho de um ataque de zumbis.
A gente sabe que não vai acontecer, mas se arrepia só de pensar.

Anônimo disse...

Só no Brasil, ou numa outra republica bananeira, isso poderia acontecer.
Um sujeito comprovadamente canalha, desmoralizado, com um séquito de despudorados e cínicos como Gleisi, forçando a barra, se impondo à sociedade como salvador da pátria.
Este cara é o inimigo n°1 do Brasil.

Anônimo disse...

DUVIDO! Este sr. deve, praticamente, a vida ao petê.

Anônimo disse...

Como ministro de Tribunal Superior pode trocar de voto num mesmo processo e este Fux não ter credibilidade alguma, a solução é a intervenção.

Anônimo disse...

Se essa intenção se concretizar será bom para o Brasil. Uns 500 entre deputado e senadores não poderão concorrer na próxima eleíção.
QUE LIMPA!

Anônimo disse...

Se o Temer pode continuar presidente, alias com apoio do caro Editor, por que não deixar o Lula concorrer se o povo não quiser não vote nele, mas para varias os "democratas" "homens de bem" odeiam que o povo decida algo

Anônimo disse...

Tomara Deus que a ficha caia na mente destes Ministro, que possam agir com sabedoria e não proteger Luladrao e nem trair o povo brasileiro e o juramento deles. Di contrário cairemos num caos sem fim.

Anônimo disse...

Demagogia barata, investigado ou denunciado não é condenado. Em um país em que procuradores dão orientação a delatores como fraudar a justiça com gravações ilegais ninguém está livre de um injustiça. O Fux está tentando esconder suas ligações com Sergio Cabral e joga para torcida, composta por jumentos e xucros.

Anônimo disse...

Parabéns Ministro Fux! Tomara que o 51, a amante, o Lindinho não possam concorrer nas próximas eleições. O Brasil sai ganhando com esta decisão.

Anônimo disse...

Com certeza! Do contrário seria uma desmoralização completa da Justiça, do Brasil e da Política. Cadeia para este facínora enganador de burros, que pague por seus inúmeros crimes.

Anônimo disse...

Luiz Fux é do Rio de Janeiro?

Anônimo disse...

E tem quem acredita?

Anônimo disse...

Vou acrefitar, estão até cogitando em mudar a regra de prisão em segunda instância que salvará o sapo barbudo, ou não? Ou eu estou errado, pô?

Anônimo disse...

LADRÃO

ALGUEM FALA EM DEIXAR O POVO VOTAR, MAS LADRÃO NÃO ESTA APTO A CONCORRER

EM NENHUM LUGAR DECENTE DO MUNDO!

O POVO É PERIGO, VOTOU EM BARRABAS E MATOU JESUS NA CRUZ

CONFIAR NO POVO QUE NÃO DIFERENCIA LADRÃO DE PESSOA DECENTE?

LADRÃO,CRIMINOSO,CONDENADO NÃO PODE.PAGUE A PENA E APAREÇA.

DOIDERA CRIMINOSO CONDENADO CONCORRER...

Anônimo disse...

vai nada Polibio, esse Flux e' cumpanheiro tambem

Anônimo disse...

Advogados decidem entrar na Justiça contra nomeação de filha de Fux
O grupo de conselheiros da OAB alega que a herdeira do ministro do Supremo não cumpre os requisitos para o cargo de desembargadora:

11 mar 2016, 17h45 - Veja

Depois de ficar um ano e meio repousando em uma gaveta na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro, a nomeação de Marianna Fux – filha do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal – para o cargo de desembargadora saiu rápida. Em uma semana, ela foi selecionada de uma lista de seis nomes e passou em sabatina de menos de dois minutos (ouça o áudio abaixo). Aos 35 anos, ganhou na quinta, dia 10, a vaga no Tribunal de Justiça do Rio. A candidatura de Marianna foi cercada de polêmica: ela não comprovou experiência e não cumpriu requisitos básicos. “Foi um total desrespeito às regras. Nomearam alguém que não atende às exigências de qualificação para o cargo”, afirma o advogado Álvaro Quintão, membro do conselho da OAB-RJ que lidera um grupo empenhado em acionar medidas judiciais para impugnar a nomeação.

Pelo regimento da OAB, que faz a peneira, quem almeja o posto de desembargador tem que apresentar comprovação de experiência profissional na forma de cinco petições com sua assinatura por ano, nos últimos dez anos. Em vez disso, Marianna primeiro apresentou uma carta do advogado Sérgio Bermudes, seu chefe no único emprego que exerceu desde que se formou e amigo de longa data do ministro Fux, atestando que atuava em seu escritório havia uma década. O conselho que examina as candidaturas insistiu nas cinco petições por ano e Marianna apresentou o que tinha. Problema: não cumpria o exigido em pelo menos cinco anos. De novo, Bermudes entrou em campo alegando que ela esteve muito ocupada o ajudando a organizar um livro de comentários sobre o Código de Processo Civil. A Veja.com, Bermudes disse: “Eu atualizei 6 404 notas. Era preciso que alguém as pusesse em ordem. Foi o que ela fez”. O escritório não guarda registro deste serviço prestado. Diante da documentação falha, trinta conselheiros pediram a impugnação da candidatura e o caso ficou adormecido, sem desfecho.

No começo deste ano, o processo de Marianna saiu da gaveta. Houve eleição na OAB, o advogado Felipe Santa Cruz foi reconduzido à presidência e aproveitou para dar uma renovada no conselho. Na reformulação, mais da metade dos que se opunham a Marianna foram afastados. No último dia 25, o novo conselho enfim colocou em pauta o antigo pedido de impugnação, mas seu mérito não foi debatido: o relator, Eduardo Kalashe, apontou atraso na entrega e anulou-se o requerimento.

“Sei que o processo de escolha de advogados para o TJ-RJ tem que ser aprimorado. Mas o conselho agiu de maneira soberana”, afirma Santa Cruz, que nega qualquer movimento em prol de Marianna desde janeiro. “Propomos eleições diretas (em 2014). Foi feita uma consulta ao Conselho Federal que decidiu em 30 de novembro passado que não era possível alterar as regras pois elas já estavam publicadas”, completa. Procurada por Veja.com, Marianna Fux preferiu não se pronunciar.

Dois magistrados confirmaram a VEJA.com terem recebido ligações do ministro Fux desde janeiro intercedendo pela filha. A candidatura renasceu, foi votada e aprovada, o governador Luiz Fernando Pezão assinou a nomeação e ela toma posse na segunda, dia 14.

Anônimo disse...

Fux (Fuchs em alemão significa raposa) está no STF graças ao Sergio Cabral e ao Joeslei. Agora quer bancar o justiceiro?

Anônimo disse...

Com a palavra...um Jumento..

Anônimo disse...

O importante é que o Ministro FUX observe os Princípios da Legalidade, Impessoalidade e Moralidade , conforme determina a Constituição . !!! Tia Glória .

jorge.alves ribeiro disse...

Só num país como o Brasil que sujeito condenado poderá disputar eleição para o maior cargo do país. Isto é um deboche pra todo o povo e as pessoas de bem que tem ainda por aqui. Ele já tinha que estar preso, porque sai por aí avacalhando juízes e justiça. É uma vergonha, e não fazem nada pra dar um basta nesse sujeito.

ganhatudo disse...

Se o Presidente que está no exercicio da Presidência é afastado do cargo no caso de aceitação de denúncia por crime que lhe é atribuído, é claro que um denunciado e até condenado não poderá concorrer.
Essa é a lógica induvidosa.
Só que no Brasil as coisas, muitas verzes, desafiam a lógica, graças ao judiciário, STF, cujos ministros são nomeados politicamente.

Anônimo disse...

Os juízes esqueceram da velha regra: respeitar a vontade do eleitor:

FERNANDO BRITO · 05/11/2017 - O Tijolaço

Nas primeiras campanhas eleitorais de que participei, o voto era em papel e a maioria dos eleitores escrevia mesmo o nome e não o número (então, uma novidade) de seu escolhido. E, nas mesas de apuração, não era raro o juiz ser chamado para ajudar a decifrar ou confirmar a decifração do mesário sobre a letra garranchuda, trêmula ou espalhada, do votante mais humilde, que apenas garatujava.

A “ordem” dos juízes eleitorais – muito sábia, mas que hoje anda escassíssima – era uma só: “aproveitar o máximo a vontade do eleitor”, o que significava que só se anularia aquele voto realmente impossível de decifrar.

Nesta pequena frase, simplória até, está a chave da democracia eleitoral: é a vontade do eleitor que impera sobre todas as coisas. Ou, ao menos, assim deveria ser.

Porque o que se vê, e com cada vez mais força, é a tentativa do sistema jurídico-midiático de, sob pretextos mil, atirar fora a vontade do eleitor e substituí-la pela sua.

Iniciada a partir da “onda moralizadora” da Lei da Ficha Limpa, suas excelências e suas “midiacências” foram e vão alargando seu poder de usurpar o direito de escolha do eleitor: sendo impossível dizer em quem deve votar, proibi-lo de votar em quem ele deseja, vetando candidaturas. E quem disser o contrário, claro, está defendendo a corrupção.

Hoje, na Folha, o senhor Luiz Fux deita falação – sempre “em tese”, claro, embora todos saibam de quem ele está falando – sobre mais uma inovação legal: a de que a mera denúncia deva ser suficiente para proibir alguém de candidatar-se. Como a prisão preventiva banalizou-se pelas mãos de Sérgio Moro, agora o Sr. Fux, “à luz dos valores republicanos (e) do princípio da moralidade ” quer instituir a “cassação preventiva”.

Gravíssimo é isso vir da boca de alguém que, no ano que vem, presidirá o Tribunal Superior Eleitoral.

“À luz dos valores republicanos” é de se perguntar ao Sr. Fux o que se vê diante da indicação de sua filha, que nem juíza era, para ser desembargadora no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro? Ou, frente ao princípio da moralidade, o que ele acha de ter concedido e ampliado o auxílio-moradia imoralmente pago a juízes e promotores, mesmo quando vivem na cidade em que trabalham, com liberdade de gastá-lo como quiserem, com isenção total de impostos?

A pregação da moralidade, como sempre, vale para o vizinho, não para a casa do moralista.

No fundo, desprezam a população, a quem consideram um bando de iletrados e ignorantes, a quem eles, devem conduzir com sua sábia arrogância. Somos crianças e eles sabem o que é melhor para nós.

O Judiciário, o poder menos legitimado pela vontade popular, agora chega aos píncaros da usurpação daquilo que era um regra simples e clara: aproveitar ao máximo a vontade do eleitor. O que deve prevalecer é a deles, escolhidos por governantes que ajudam a derrubar e sacramentados pelo parlamento a que querem dominar.

São, antes da cátedra, doces, cândidas, dóceis criaturas, que garantem a seus instituidores “matar no peito” o que vier. Depois, com a toga e a vitaliciedade garantidas (e estendidas pela PEC da Bengala) cumprem o dever de comprovar o velho ditado português: “Queres conhecer o vilão? Põe-lhe na mão o bastão”.

Fux, Fachin, Barroso e outros estão aí, a mostrar que a sabedoria popular, aquela que desprezam, costuma ter muita razão.

Anônimo disse...

Luiz Fux estende pagamento de auxílio-moradia a toda a magistratura:

26 de setembro de 2014 - ConJur

Depois de determinar o pagamento de auxílio-moradia aos juízes federais, o ministro Luiz Fux (foto), do Supremo Tribunal Federal, ampliou o benefício para membros da Justiça do Trabalho, da Justiça Militar e para magistrados de nove estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Sul e São Paulo. O ministro fez questão de ressaltar “que o pagamento do referido auxílio independe de regulamentação pelo Conselho Nacional de Justiça”. Com isso, o ministro garante o benefício a toda a magistratura. Os demais estados e o Distrito Federal não foram incluídos na ação porque já pagam o benefício.

Um dia depois de conceder a liminar na Ação Originária 1.773, que deu o benefício aos juízes federais, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) ingressaram com ações pedindo também o auxílio. Nesta quinta-feira (25/9), o ministro atendeu ao pleito das associações e determinou o pagamento, nos mesmo termos da decisão proferida na AO 1.773. (...)

Anônimo disse...

Decisão de Fux sobre auxílio-moradia já custa R$ 1,89 bilhão ao Brasil:

Para agradar 16 mil juízes, ministro do Supremo está há dois anos impedindo que o tribunal derrube a medida.

26 de Dezembro de 2016 - BuzzFeed

Ao encerrar o ano de 2016 o Brasil vai ter gasto R$ 1,89 bilhão para agradar cerca de 16 mil juízes.

O valor diz respeito ao chamado “auxílio-moradia”, que todos os magistrados do país têm direito desde que o ministro do STF Luiz Fux, em setembro de 2014, concedeu uma decisão provisória garantindo R$ 4.377,73 por mês a cada um.

Apesar de ser chamado de “auxílio-moradia”, o benefício é, na verdade, um dinheiro livre depositado todos os meses aos juízes.

Não é preciso usá-lo para pagar aluguel. Cada um pode fazer o que quiser com o dinheiro, seja comprar um carro ou usar numa viagem de férias ao exterior.

Desde que inventou tal benefício, a liminar de Fux tem sido questionada por seus colegas de Corte. Já há maioria no STF para derrubar a regalia. O problema é que o caso está parado há pouco mais de dois anos no gabinete de Fux, que não libera o processo para o plenário.

A atuação do ministro no caso gerou, ao longo dos últimos dois anos, diversos questionamentos de juristas sobre o poder que um único integrante da Suprema Corte tem.

Como pode um único ministro obrigar o país a gastar quase dois bilhões de reais mesmo quando sua Corte dá sinais de ser contrária ao benefício?

Fux, que tem uma filha juíza (e sua decisão garante os R$ 4,3 mil a ela também), parece não se preocupar com as críticas. (...)

Anônimo disse...

Richa articula o impeachment de Fux:

5 nov 2017 - Blog do esmael

O governador do Paraná Beto Richa (PSDB) procura um “laranja” para assumir uma ação propondo o impeachment do ministro do STF Luiz Fux.

A petição inicial — já pronta — acusa Fux de cometer ilícito ao autorizar o pagamento de auxílio-moradia a juízes e procuradores por meio de liminares concedidas há 3 anos.

As liminares do ministro garantiram o auxílio-moradia de R$ 4,3 mil por mês aos magistrados mesmo que morem na mesma cidade em que trabalham ou tenham residência própria.

Entretanto, para prosperar e repercutir na mídia, a ação com o pedido de impeachment do ministro Fux ainda espera “alguém de peso” que a assuma. É a famosa “mão de gato” que bate sem aparecer para o público.

Por que a ira do tucano contra Luiz Fux? Ora, foi o ministro quem homologou a delação do empreiteiro Eduardo Lopes no âmbito da Operação Quadro Negro. Nela, o dono da construtora Valor revelou que o governador dava o “ok” para os desvios de recursos destinados à construção de escolas no estado.

Enfim, a estratégia do governador Beto Richa tem o ânimo de atingir o ministro Fux pelo “acerto” [a homologação da delação] e não pelo “erro” [do auxílio-moradia] propriamente dito. A ideia é desgastá-lo para tirá-lo de combate.

O tucano está transtornado. Neste domingo (5), por exemplo, O Globo prevê final “inesquecível” para Beto Richa semelhante ao de Aécio Neves (PSDB-MG).

Anônimo disse...

Uma pergunta: que é pior, Lula ou Fux?

Anônimo disse...

Com certeza!!! Estamos de olho.

Anônimo disse...

Falou tudo! Kkkkk

Anônimo disse...

FUX JÁ VOTOU PARA “DENUNCIADO” DISPUTAR ELEIÇÃO
STF
"Na verdade, Fux quer criar um entendimento da lei específico para Lula, pois a lei da ficha limpa não tem impedido políticos de disputarem eleições e até assumirem mandatos enquanto seus processos não terminem e sejam condenados com "trânsito em julgado", ou seja, definitivamente", escreve Eduardo Guimarães no Blog da Cidadania; "Reportagem do jornal O Estado de São Paulo de 10 de novembro de 2011 mostra que Fux deu um voto que, na prática, liberava futuras candidaturas de políticos que renunciassem para fugir de processos de cassação", continua ele
5 DE NOVEMBRO DE 2017 ÀS 19:55 // TV 247 NO YOUTUBE Youtube

Anônimo disse...

Alguns indicados pelo PT me surpreedem positivamente.

Anônimo disse...

Desonesto intelectual detectado. Então, seu canalha, você quer dizer que se pode fugir do acerto de contas com a justiça através do voto de idiotas úteis. Lula vai pra cadeia, e eu vou torcer para que os jumentos encantados saiam às ruas...

Anônimo disse...

Com um STF composto por "correligionários" indicados por bandidos, não duvido nada. É provável que as urnas eletrônicas venezuelanas já estejam preparadas para eleger o maior falsário da política (aquele que tem cara de metalúrgico mas é milionário), e a "Suprema Tramoia Fodida" vai endossar.

Anônimo disse...

Canalha, Temer é o bandido que vocês deram a oportunidade de substituir a Anta, mas ele não está condenado pela justiça como o bandido mor Lula. Tu é burro ou é só idiota mesmo?

Anônimo disse...

Errado. Do contrário, a República será implodida.

Anônimo disse...

Petistas é um ser tão idiota que coloca Lula acima das leis, da justiça e de Deus. Se Lula resolver confessar os crimes é capaz desses idiotas úteis mortadelas falarem que agentes da cia torturaram o nine cachaceiro e ladrão. Vtnc

Anônimo disse...

Kkkkkkkk. Princípios constitucionais é tudo que eles não observam kkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk. Peraí, deixe eu rir mais um pouquinho kkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

O Brasil é um puteiro, meu amigo. Aqui pode tudo.

Anônimo disse...

Entenda que o Brasil é casa de ladrões.

Anônimo disse...

Inclusive morrer.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/