Análise, Brazil Journal - As demissões no jornalismo brasileiro

O jornalista Geraldo Samor, editor do Brazil Journal, informa hoje que de 2012 até este mês, pelo menos 1.590 jornalistas perderam o emprego nas grandes redações, 180 só este ano, segundo um levantamento do Volt Data Lab, uma agência de jornalismo de dados.  O total de demitidos nas empresas de mídia (considerando outras funções) chega a 5.572 no período.

Leia a análise completa:

São números grandes para um mercado relativamente pequeno, em que os profissionais muitas vezes se conhecem.

O jornalista Sergio Spagnuolo, fundador do Volt, nota que existe uma completa falta de informações e banco de dados por parte dos sindicatos e federações do setor. Por isso, ele baseou sua contagem nas notícias de veículos especializados na cobertura da imprensa, como o Comunique-se, o Portal dos Jornalistas e o Portal Imprensa, que registram principalmente as demissões em massa e incluem jornalistas que trabalham como pessoas jurídicas.

O resultado pode ser considerado um piso das demissões ocorridas nas redações, pois só capta as dispensas que causaram mais repercussão.

CLIQUE AQUI para ler mais.

7 comentários:

Anônimo disse...

Pois é. Em compensação alguns blogs independentes estão lavando a égua. Tomemos por exemplo o blog do Editor e outros tipo blog independente do Aluizio Amorim, Oantagonista, Folha política e Joice hasselmann. Estamos no limiar de uma nova era onde os cidadãos que pensam (e lêem) cansaram de ser submetidos a uma agenda jornalística com viés gramsciana que pauta uma reengenharia social que não interessa a quem não sofreu lavagem cerebral.

Anônimo disse...

Dada a qualidade da gramática que se vê por aí, creio que foram poucos os demitidos.

CaioB disse...

É triste este tipo de notícia.
O segmento importante para a difusão de notícias está se tornando cada vez mais concentrado naqueles que informam, na realidade, o que as pessoas comuns, normais e com desejo de se atualizar procuram.
A ideologia, inculcada já nas faculdades de jornalismo, gera distorções e tendências que afastam cada vez mais o público de muitos meios de comunicação, desde notícias corriqueiras, esporte, moda, fofocas, chegando a matérias mais consistentes incluindo política, comentários, opiniões e editoriais.
A realidade do cotidiano tende a desmentir o que os contaminados pela ideologia publicam, E que acontece? O PÚBLICO FOGE!
Em geral, os de sucesso em voo próprio se reciclaram, evoluíram das amarras ideológicas e conquistam o público com coerência e lógica dentro da verdade.

Anônimo disse...

Tem que demitir geral, só tem jornal comunista no Brasil.

Até antagonista ficou vermelhinho com o gabeira.................

Anônimo disse...

UAI, DILMA EM SUA CAMPANHA MENTIROSA DIZIA Q O PAIS IRIA BOMBAR, VAKA SUJA MENTIROSA, SAFADA

Anônimo disse...

pela porcaria esquerdista que costumam publicar todos os dias, ainda é muito pouco...

Anônimo disse...

O advento da internet é o responsável pelas maiores transformações das relações humanas, tanto de ordem pessoal quanto profissional. Uma revolução silenciosa. É o progresso e é irreversível.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/