Artigo, Merval Pereira - A missão de Lula

 * Clipping O Globo deste domingo

De Merval Pereira

A proximidade do julgamento do mensalão parece estar desestabilizando emocionalmente o ex-presidente Lula, que se tem esmerado nos últimos dias em explicitar uma truculência política que antes era dissimulada em público, ou maquiada.

Nessa fase em que trabalha em dois projetos que se cruzam e parecem vitais para seu futuro, tamanha a intensidade com que se dedica a eles, Lula não tem tido cuidados com as aparências, e arrisca-se além do que sua experiência recomendaria.

A pressão sobre ministros do STF, a convocação da CPI do Cachoeira, com direito a cartilha de procedimentos com os alvos preferenciais identificados (STF, imprensa, oposição) e as atitudes messiânicas, sempre colocando-se como o centro do universo político, revelam a alma autoritária deste ex-presidente ansioso pela ribalta política.

A eleição de Fernando Haddad para a Prefeitura de São Paulo e a obsessão em desmoralizar o julgamento do mensalão (já que não conseguiu adiá-lo para que seus resultados não interferissem na eleição municipal e, além disso, a prescrição das penas resolvesse grande parte dos problemas judiciais do PT) pareciam as duas grandes tarefas do ex-presidente Lula neste momento. Mas ele, de voz própria, revelou seu verdadeiro objetivo político no programa do Ratinho: não permitir que um tucano volte a governar o país.
Nunca antes nesse país viu-se um político assumir tão abertamente uma postura despótica, quase ditatorial, quanto a de Lula nessa cruzada nacional contra os tucanos, que tem na disputa pela capital paulista seu ponto decisivo.

O PT, aliás, tem seguido a mesma batida de Lula, e se revela a cada instante um partido que não tem como objetivo programas de governo ou projetos nacionais para o país. A luta política pelo poder escancara posturas ditatoriais em todos os níveis, e para mantê-lo vale tudo. Desde rasgar a legislação eleitoral e fazer propaganda ilegal em emissora de televisão na tentativa de desatolar uma candidatura que até agora não demonstra capacidade de competição, até intervenções em diretórios que não obedecem à orientação nacional, como aconteceu agora mesmo em Recife. Vale também mobilizar um esquema policial de uma prefeitura petista, como a de Mauá em São Paulo, para apreender uma revista que apresenta reportagens contrárias aos interesses do PT.

A truculência com que foi impedida a distribuição gratuita da revista "Free São Paulo", que trazia uma reportagem de capa sobre o assassinato do prefeito petista de Santo André Celso Daniel, é exemplar do que o PT e seus seguidores consideram "liberdade de imprensa".

Os petistas acusam a revista de ser financiada pelo PSDB, o que ainda é preciso provar, mas, mesmo que seja, seria no mínimo incoerente criticarem tal estratégia, já que são estatais de diversos calibres e governos petistas que financiam uma verdadeira rede de blogs chapas-brancas e revistas para defenderem as ações governistas e demonizar seus adversários, em qualquer nível.

Da mesma forma, parece ironia que líderes petistas se mostrem indignados com financiamentos eleitorais de caixa 2 de políticos tucanos, como se esse crime fosse uma afronta ao Estado de Direito e não, como disse o ex-presidente Lula tentando minimizar o caso do mensalão, coisa corriqueira no sistema eleitoral brasileiro.

O recurso ao caixa 2 e a verbas não contabilizadas é evidentemente uma distorção do nosso sistema eleitoral que tem que ser combatida com rigor, mas o PT há muito perdeu a possibilidade de indignar-se diante deste e de outros malfeitos políticos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Esse sujeito deveria estar afastado há muito tempo da vida pública / política do país, seja por iniciativa do eleitorado, seja por iniciativa da justiça.

A mídia, ao longo dos anos ( inclusive hoje em ZH : http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/politica/noticia/2012/06/em-sao-bernardo-do-campo-lula-retoma-vida-publica-com-intensidade-3778506.html ) tratou de, bovinamente, criar o mito a transformá-lo no que hoje é : um sujeito que não aceita e não tolera a democracia e o Estado de Direito, que se coloca acima das instituições, acima da lei.

Portanto, muito da tirania lulista é de responsabilidade da mídia barata e rasteira que se faz no país e no RS.

Anônimo disse...

A cura do câncer físico de 9Dedos liberou toda a truculência e a essência de sem caráter e sem moral que ele sempre apresentou e que estava dissimulada no falso "lulinha paz e amor", agora aparece a realidade dele, guerra e rancor. O câncer moral e metastático que sempre assolou este mente perversa e totalitária mostra que é incurável, a mesma criminosa razão pela qual houve a revolução de 64. Estamos sofrendo um golpe contra a democracia , tão grave quanto o golpe militar de 64, somente com uma diferença de 180º, em 64 foram militares brasileiros os autores, agora são criminosos mafiosos que tentam tomar o poder de todas as instituições do Brasil!

Anônimo disse...

É uma verdadeira Rainha de Copas.

Anônimo disse...

O alto índice de popularidade maquiado pelos institutos faz com que este cidadão se considere acima do bem e do mal, tá ficando difícil ler as matérias sobre este tirano disfarçado de lulinha.
O povo é uma simples massa burra de manobra e, não por acaso, a educação está sendo menosprezada, os professores desmoralizados, as escolas ruindo, tudo isto é a base para qualquer sistema autoritário onde se venera um deus salvador abolindo das próprias convicções e pensamentos.
Pobre Brasil, pobre de quem tiver que levantar o tapete e descobrir a sujeira embaixo dele quando esta quadrilha sair do poder.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/