8 dos 10 maiores jornais brasileiros tiveram queda expressiva na circulação impressa

A circulação impressa dos principais jornais no Brasil registrou em 2021 mais um ano de queda expressiva, segundo apuração feita pelo site Poder360. Ao lado, gráfico publicado hoje pelo site.

Ao mesmo tempo, aumentou a venda de assinaturas das versões digitais das mesmas publicações. 

As 10 publicações selecionadas pelo Poder360 encolheram 12,8% em comparação com 2020 nas suas vendas em papel. Tiveram em dezembro de 2021, somadas, 381,8 mil exemplares impressos diários, em média. 

Os dados são do IVC (Instituto Verificador de Comunicação)....

Para esta reportagem, foram selecionados estes 10 jornais: 

Folha de S.Paulo, O Globo, O Estado de S. Paulo, Super Notícia (MG), Zero Hora (RS), Valor Econômico, Correio Braziliense (DF), Estado de Minas, A Tarde (BA) e O Povo (CE).

Só o jornal Estado de Minas (+ 16,6%) e a Folha (+ 1,2%) registraram avanço nas suas vendas impressas em 2021,sendo que todos os demais tiveram quedas bastante expressivas, segundo mostra o gráfico acima.

12 comentários:

Renato disse...

Bom isto demonstra que vai sobrar papel para fazer outras coisas,é mais que natural que a midia impressa venha gradativamente desaparecer,não é que as pessoas desacreditaram delas,é que a informação hoje é instantanea e descentralizada o jornal impresso sempre chega atrasado e quem vai perder tempo hoje lendo jornal,talvez aposentados e olhe lá.A conclusão é que o jornaliosmo desta forma seja impresso ou difital esta em vias de extinção e influência cada vez menos pessoas.

Anônimo disse...

Parabéns ao O SUL. Largou na frente.Todo colorido.

Anônimo disse...

Tá demorando muito pra todos falirem, ninguém mais lê jornal, além de ser algo atrasado existe muita manipulação das notícias e a maioria é fake news.

Anônimo disse...

Se acabarem com os jornais somente os cães vão sentir falta do papel no WC canino. Cuba, Venezuela e Argentina, países comunistas de extrema esquerda, também sentirão falta do substituto do papel higiênico.

Anônimo disse...

A mídia tradicional comprada pelo PPC somente publica mentiras.

Anônimo disse...

Que tal conhecer um pouco de "História"?.
O CEO da Pfizer, Albert Bourla, esconde uma herança familiar secular entrelaçada com o sionismo britânico e o esquema da nova ordem mundial da Pilgrims Society.

Coloque no google tradutor.
Aqui:
https://exploringrealhistory.blogspot.com/2022/01/it-appears-that-demons-possess-soul-of.html

ARS disse...

O papel da imprensa marrom não serve sequer para forrar o lixo. Muito tóxico.

Anônimo disse...

Só não tiveram mais porque o stf não deixa nenhum do gosto dos leitores circular.

Anônimo disse...

Essa mídia do CONSÓRCIO DO MAL vai desaparecer. Quem tem honestidade de alma não aguenta. É o despiorando e o baixíssimo nível dos jornalistas. Geração Paulo Freire deu nisso.

Anônimo disse...

Alguns brasileiros ainda continuam gastando dinheiro com lixo.

Anônimo disse...

Estavam acostumados a serem pagos com dinheiro público, suor do trabalhador.

Anônimo disse...

Uniu a fome com a vontade de comer,ou seja, Internet com o descrédito da extrema imprensa. Hoje ao passar por um ponto de onibus vi várias pessoas acessando os celulares, comentei com a mulher, no meu tempo a gente esperava ônibus lendo Jornal, Revista ou livros.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/