A pré-candidata do PT à Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, foi multada nesta terça-feira (17) em R$ 42,5 mil por propaganda eleitoral antecipada por entrevistas concedidas ao jornal "Folha de S.Paulo", do grupo Folha da Manhã, e à revista Veja São Paulo, da Editora Abril.
. As empresas que veicularam as entrevistas foram multadas em R$ 21,2 mil cada, segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo. Cabem recursos ao TRE.
. O juiz da 1ª zona eleitoral de São Paulo, Francisco Carlos Shintate, acolheu as representações propostas pelo Ministério Público Eleitoral por entender que as reportagens "exorbitaram do mero interesse jornalístico, exercida a liberdade de informação de modo inadequado, a ponto de caracterizar propaganda eleitoral extemporânea".
. Segundo nota divulgada pelo TRE, o juiz entendeu que, nas entrevistas, Marta teria indicado sua pretensão de se candidatar a prefeita, "apresentando-se com as melhores qualidades e criticando os concorrentes."
. O juiz utilizou com base a lei 9.504/97, que estabelece que a propaganda eleitoral somente é permitida a partir de 6 de julho do ano da eleição.
. As informações são do “G1”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário