Saiba porque Dilma citou "alma coletiva" em seu discurso de posse

O jornalista Claudio Tognolli chama a atenção para o seguinte trecho do discurso de posse da presidente Dilma, que segundo ele ninguém reparou:

- O nome de milhões de guerreiras anônimas que, voltam a ocupar, encarnadas na minha figura, o mais alto posto de nossa grande nação. Encarno outra alma coletiva que amplia ainda mais a minha responsabilidade e a minha esperança.

Eis o que o jornalista enxergou no uso da expressão "alma coletiva", expressão que Jung conceituou como algo de caráter fascista, usado e reusado à exaustão por caudilhos e ditadores como Getúlio e Hitler.

. Leia tudo:

Note bem o termo empregado: alma coletiva. O ghost writer do discurso de Dilma deixou bem claro a quem o termo alma coletiva se endereça.

Quem entende o mínimo de história do Brasil, e o mínimo de filosofia, deve ter tido um repuxão, um vazio no fígado, um bolo duro na garganta, ao ter ouvido o termo. Porque "alma coletiva" é definição empregada pelo nacional-socialismo, pelos nazistas, pelos caudilhos. Pelo totalitarismo religioso, enfim.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

4 comentários:

Anônimo disse...

nesse caso, é o Foro de SP...

o discurso nao foi para os brasileiros...

mas para os bolivarianos...

Anônimo disse...

Ponham um ridículo bigodinho nela, pois!!!! A "fuhrer" de saias! Ninguém merece!!!!!!

Anônimo disse...

Bolivarianismo=Comunismo=Nazismo=Facismo=Islamismo

Anônimo disse...

Para a maioria da população de "Patropi", deslumbrados pela reeleição da "presidenta" nada mais importa, a não ser a permanência das mamatas e auxílios bolsa.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/