Até o final deste mês cairá de 800 para apenas 200 o quadro de empregados da Tecnoplanta Florestal, de Guaíba. O caso é de demissão em massa. As dispensas estão diretamente ligadas aos recuos dos investimentos anunciados pela Aracruz, VCP e StoraEnso. A maior parte dos demitidos (75%) é de mulheres com média de 3,5 filhos por família. Os municípios mais atringidos são Barra do Ribeiro , Guaiba e Mariana Pimentel.
. Entre 6 de outubro e ontem, foram demitidos 450 trabalhadores.
. A Tecnoplanta está localizada em Barra do Ribeiro -RS, e até o final de setembro, era a maior produtora de mudas florestais da América Latina, com produção média 80.000.000 de mudas por ano em produção
própria e 30.000.000 de mudas na condição de prestadores de serviços florestais.
. Aracruz e VCP também já demitem. A VCP confirmou 150 demissões esta semana. A StoraEnso só não demitiu ninguém porque praticamente está inoperante no Estado.
- Em Porto Alegre, segundo dados colhidos nesta quinta-feira a tarde por esta página, a taxa de desemprego caiu de 10,3% de setembro paras 9,2% em outubro. São dados liberados pela prefeitura (www.observapoa.com.br). Os números são muito defasados. Não pegaram a crise. Porto Alegre é uma cidade estritamente de serviços e comercial. Praticamente não tem atividade produtiva.
Um comentário:
É uma pena que esteja ocorrendo demissões. Desemprego não é bom pra ninguém. As papeleiras chegaram com tanta força e muito lobby que fica difícil acreditar neste recuo. Lembro os milhares de hectares que elas compraram aqui no RS. Além disso, até secretário de Estado caiu por pressão destas empresas.
Postar um comentário