A Câmara de Vereadores de Porto Alegre votará, hoje, o projeto que autoriza a implementação do chamado ensino domiciliar (homeschooling).
O projeto é da vereadora Fernanda Barth.
A iniciativa trata das diretrizes da educação domiciliar (Homeschooling) na cidade, proposta que visa assegurar o direito às famílias que desejarem optar pelo ensino domiciliar, além de estabelecer regras de acompanhamento e fiscalização de ensino. A vereadora defende o Homeschooling, pois considera que as famílias têm a liberdade de escolher qual será a modalidade de educação – escolar ou domiciliar. “Esse foi um dos meus compromissos de campanha. Estaremos dando garantia jurídica às famílias que optarem por essa modalidade para que não sejam perseguidas. Ninguém será obrigado a tirar os filhos das escolas. Vale lembrar que a adoção do Homeschooling tem suporte na Constituição Federal e em decisão recente do STF, desde que haja lei regulamentando a questão”, ressaltou Fernanda.
CLIQUE AQUI para ler o projeto e a justificativa.
9 comentários:
Homeschooling...
Homeschooling...
Por que não dizer logo "ensino domiciliar"?
- É muita frescurite de colonizado intelectual... além de econômico, é claro.
É bom a gente começa a aprender mandarim...
Esse novo vocabulário faz parte da linguagem dos "patriotas" da direita...
Lugar de criança é na escola. Aprender a lutar, se defender, argumentar, brigar, brincar, viver no mundo real... Ensino domiciliar é superproteção, estão querendo formar mais uma geração que não sabe enfrentar dificuldades.
Apoiado!!!
Existe um fato preponderante que faz alguns pais optarem pela educação familiar. Em breve iremos revelar.
Cada um cuide do seu filho da forma que achar melhor, não é o estado que tem que decidir.
"Lugar de criança é na escola"
Essa é a sua opinião, aplique isso a seu filho
É lógico que a oposição (a principal oposição é o PT) falam que a qualidade é ruim,
só que eles estão ignorando, propositalmente, a grande massiva maioria das pesquisas empíricas , como a pesquisa realizada pelo PhD Brian Ray, que analisou 14 outro estudos de caso realizados com peer-review acadêmico (ou seja, revisados com rigor científico e acadêmico) para comparar a performance de estudantes de homeschooling em relação a estudantes de escolas privadas e públicas,e concluiu que os alunos que fazem homeschooling tendem a ter um desempenho superior. (https://www.researchgate.net/publication/319412100_A_Review_of_research_on_Homeschooling_and_what_might_educators_learn); quando falam de 'socialização' eles estão ignorando novamente a maioria das pesquisas empíricas (tudo que eles falam se baseiam em teoria) como por exemplo o estudo "Homeschooling and the Question of Socialization Revisited" ("Ensino doméstico e a questão da socialização revisitada" ,em uma tradução literal), de autoria do professor e doutor em Psicologia norte-americano Richard Medlin, que foi Publicado pelo periódico britânico Peabody Journal of Education, que não só desmente essa falácia, como também conclui que as crianças homeschoolers são felizes, constroem amizades de qualidade e têm relacionamentos muito positivos com seus pais, mas isso já tinha sido descoberto muitos anos atrás, por Thomas Smedley, que concluiu que um alunos da educação doméstica doméstica tinham habilidades de socialização superiores à média.(https://www.semanticscholar.org/paper/Homeschooling-and-the-Question-of-Socialization-Medlin/ff5bdcc00f5ce1e9183f60553712f68085221c77);E para aqueles que ainda acham que as evidências trazidas não são o suficiente para mostrar que o ensino domiciliar não é "um vilão da educação", também podem optar por ler o livro científico Global Perspectives on Home Education in the 21st Century (Perspectivas Globais sobre Educação Domiciliar no Século 21)(https://www.igi-global.com/book/global-perspectives-home-education-21st/256633), que nada mais é do que uma coletânea de artigos acadêmicos organizados pela professora Rebecca Englist, da Queensland University of Technology, universidade da Austrália, ou talvez seja melhor analisar estudos de um país com baixo desenvolvimento, para não usar a falácia do "isso só acontece em países desenvolvidos", como a África do Sul, nesse caso poderíamos pegar o estudo Homeschooling in South Africa: A Multiple Case Study ("Homeschooling Na África Do Sul: Um Estudo De Múltiplos Casos", em tradução literal),(https://core.ac.uk/download/pdf/288926005.pdf)
de Jennifer Rae Steytler, da University Of Kwazulu-Natal,publicado em 2019, que não só estuda questões de socialização, como também questões de eficácia, bullying, desenvolvimento emocional, motivação, amizade e muitos outros tópicos interessantes,e se ainda assim desejar uma pesquisa diferente, podemos pegar pesquisas do Chile, como por exemplo o estudo Educación en el hogar en Chile (Educação em casa no Chile. Relatório de resultados da Pesquisa Nacional)(http://www.scielo.org.pe/pdf/educ/v26n50/a01v26n50.pdf)
pesquisa publicada em 2014, pelo professor Lester Aliaga Castillo, da universidade de San Sebastián de Concepción, no Chile, trabalho esse que também aborda a questão da socialização e também mostra evidências de que isso não é um problema no ensino domiciliar.
As crianças estão proibidas de argumentar ou passar suas impressões, meu filho que o diga, a sua professora falou para ele: "fulano, nunca mais fale sobre este assunto, tu tens de respeitar (na verdade o sentido era o de se sujeitar) a nossa opinião". Este é o novo normal.
Arrasou.
Meus filhos, MINHAS REGRAS.
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