Análise, Miriam Leitão - Crise do IBGE assusta os que querem o órgão independente

A jornalista Miriam Leitão diz no seu blog deste sábado que normalmente faz no balanço da semana no comentário da CBN Brasil de sexta-feira, mas desta vez, os ouvintes pediram que ela comentasse a crise no IBGE. Leia tudo e entenda:

Alguns ouvintes disseram que temem que aconteça aqui o que houve na Argentina.
A crise começou quando foi suspensa a pesquisa da Pnad Contínua. Na quinta-feira foram divulgados dados sobre o mercado de trabalho. Eles mostraram que a taxa média de desemprego no Brasil ficou em 7,1% em 2013. Os números por regiões, no entanto, mostram distorções: no Sul, por exemplo, está em 4,2%; no Nordeste, em 9,5%. O mercado de trabalho melhorou muito nos últimos anos, mas o desemprego de jovens continua alto. No Nordeste, é de quase 20%.
Esses números, vale lembrar, são mais altos que os da PME, porque calcula a taxa em todo o Brasil, não só em seis regiões. Portanto, não são comparáveis. Essa é uma pesquisa cuja implantação vem sendo feita cuidadosamente há anos, porque se trata de passar a ter dados de 211 domicílios em 3.500 municípios sobre vários indicadores. Mas a ex-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, hoje chefe da tropa de choque do governo no Senado, reclamou da margem de erro nos dados de renda, e a pesquisa foi suspensa. Segundo funcionários do órgão, sem consulta ao corpo técnico. Marcia Quintslr, diretora da pesquisa, pediu demissão do cargo e outros coordenadores ameaçaram segui-la. 
O IBGE tem um histórico de resistência a qualquer interferência em questões técnicas. A presidente é também funcionária do Instituto e explicou que não houve interferência. O IBGE, que resistiu à interferência no governo Sarney, resistiu aos cortes absurdos do orçamento no governo Collor, mantém sempre sua independência quando há alguma tentativa de intervenção.

O instituto é valioso demais para o Brasil e sobre sua independência não pode pairar qualquer dúvida. A torcida é para que tudo se esclareça e a senadora fique longe do instituto de estatísticas que tem 80 anos de bons serviços prestados ao Brasil.

4 comentários:

Anônimo disse...

Se a Mirian Leitão tivesse que mostrar competência já estaria demitida da Globo.
Ela é CELETISTA e faz o que o patrão manda.

Sorte dos brasileiros que esta ave agourenta não acerta nenhuma previsão.

Anônimo disse...

O IPEA JÁ FOI APARELHADO DESDE OS PRIMEIROS DIAS DO GOVERNO LULA, QUANDO ALTERARAM OS ÍNDICES E PESOS PARA CÁLCULO DA CONTABILIDADE SOCIAL (PIB, PNB, RENDA MÉDIA E ETC...) PARA PREJUDICAR O PERÍODO FHC E BENEFICIAR O PERÍODO LULA.

NADA DE NOVO.

Anônimo disse...

Partindo de quem está, Gleisi Hoffmann, o ataque ao IBGE tenta imitar a forma como os dados estatísticos estão sendo apresentados na Argentina.
Por isto é que "elles" sempre dizem que "estamos no caminho certo".
Não esqueçam: interpretem sempre ao contrário do que falam.

Anônimo disse...

Depois que a quadrilha do mensalão, assumiu o poder, não acredito mais nas pesquisas do IBGE.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/