Artigo, Adão Paiani - Entenda por que o DEM insistirá no TSE para que confirme novas eleições em Erechim

* Artigo, Adão Paiani, advogado do diretório nacional do DEM

A decisão da Ministra Luciana Lóssio, de suspender a eleição suplementar marcada para 03 de março em Erechim é um desrespeito ao eleitor e um desprestígio à própria justiça eleitoral. A Ministra, nomeada pela presidente Dilma Rousseff no último dia 06 de fevereiro, já demonstra, em uma de suas primeiras decisões, a que veio e seu entendimento sobre questões que possam, de alguma maneira, interessar ao governo do PT. Ao analisar pedido de exclusão do feito da vice-prefeita Ana Lúcia Silveira de Oliveira, a novel ministra não apenas acolheu o pedido liminar de retorno da vice-prefeita ao cargo, mas estendeu os efeitos da decisão ao prefeito cassado Paulo Alfredo Polis, do PT. Com isso, a eleição suplementar marcada para 03 de março fica suspensa até o julgamento do mérito da ação pelo TSE, ainda sem data marcada para ocorrer.

Em 27 de novembro de 2012, o TRE confirmou por 7 x 0 a decisão de primeira instância que havia cassado o registro de candidatura da chapa composta por Paulo Alfredo Solis e Ana Lúcia da Silveira, pela prática de conduta vedada pela legislação eleitoral, com a veiculação de propaganda institucional nos 03 meses anteriores ao pleito, com abuso do poder econômico e uso indevido da máquina pública para promoção pessoal.

Surpreendentemente, a ministra Luciana Lóssio, ao fundamentar sua decisão, entendeu não haver gravidade suficiente nas condutas denunciadas pelo Ministério Público Eleitoral de forma a justificar a cassação do prefeito petista.

O DEMOCRATAS, que tem seu candidato Luiz Francisco Schmidt como favorito na disputa, muito embora não seja parte na ação, que foi movida pelo MP Eleitoral, já colocou sua assessoria jurídica em Brasília de plantão para acompanhar o caso. Já na segunda-feira os advogados das executivas regional e nacional do partido irão ao TSE para obter informações sobre o andamento do processo e buscar sensibilizar o ministro-relator para que peça a inclusão imediata do julgamento na pauta, com o objetivo de minorar o prejuizo já causado ao processo eleitoral pela decisão monocrática da ministra Luciana Róssio.A decisão da Ministra Luciana Róssio é despropositada, uma vez que tomada liminarmente, às vésper as de uma eleição suplementar convocada pela própria justiça, colocando em dúvida, perante os cidadãos, a razoabilidade e seriedade das decisões da própria Justiça Eleitoral. Acolher liminar em processo que já obteve decisão unânime de segunda instância é fator de brutal insegurança jurídica, além de um desrespeito aos eleitores de Erechim, aos candidatos que se apresentaram ao pleito e ao próprio TRE do RS”.

6 comentários:

Anônimo disse...

Polibio.

É o mesmo caso acontecido em Vacaria.
Liminar dada por esta Ministra Luciana Lóssio.

Favor verificar ok.

Marco Antonio Geib disse...

POLÍBIO, O QUE ACONTECEU EM ERECHIM, DIANTE DA DECISÃO DA MINISTRA LÓSSIO, FOI ALGO IMPRESSIONANTE!!!
A MAIORIA MACIÇA DA POPULAÇÃO ESTÁ INDIGNADA, REVOLTADA E NÃO AGUENTA MAIS ESTA SITUAÇÃO, QUE VEM DESDE O INÍCIO DAS CAMPANHAS ELEITORAIS EM FIM DE AGOSTO E COMEÇO DE SETEMBRO !!!
NOSSO BLOG: www.blogdomarcogeib.blogspot.com

Anônimo disse...

Esse vai e volta de decisões da Justiça é que a desacreditam em muito.
Um decide a favor;
vem outro e decide contra;
vem um terceiro e decide a favor;
vem um quarto e decide contra;
E o povo como fica?
Só pode trazer descrédito na Justiça.
E o duplo grau de jurisdição para a ser quintuplo, ou mais.

Zelia disse...

Nossa foi indicado por Dilma dia 06/02 e dia 15/02 ela dá está liminar justamente para dois prefeitos cassados pelo TRE por unanimaidade o de Erechim foi 7x0,é um tanto estranho!!! Pq será ????

jcdornelles disse...

Além de fazer a população de Erechim de verdadeiros palhaços, a ministra desmereceu e desrespeitou o TRE Gaúcho. Se a ministra fosse de outro partido será que teria a mesma atitude? Duvido muito. Espero que logo saia o julgamento e essa situação vergonhosa seja corrigida e os que afanaram o dinheiro público sejam afastados e tenham que pagar o que tiraram dos cofres Erechinenses.

Anônimo disse...

Falam muito em Democracia. O que estou vendo é uma DITADURA embutida. Além do que já foi comentado, o que me deixa indignado é o desrespeito, falta de ética. Humilhação a nossa Corte. Como é que estão se sentindo os sete juristas. E, os candidatos? Recolheram-se para suas casas como se fossem forragidos da Lei. Estão suspensos. E isso vale para ambos os candidatos. Estavam concorrendo a uma Eleição Majoritária de uma cidade com mais de 100 mil habitantes. O principal é a desconsideração por nossa CORTE, nas entrelinhas qualquer pessoa vê bem claro o que a Sra. Ministra quiz dizer de nossa Corte.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/