E se o ministro Paulo Guedes renunciar ?

O governo cedeu à pressão dos caminhoneiros, que ameaçavam parar em caso do aumento. Esta tarde, Bolsonaro disse que pediu números para a estatal. "Se me convencerem, o aumento será dado", disse aos jornalistas.

A interferência do presidente Bolsonaro na política de preços da Petrobrás (a estatal cancelou aumento de 5% que aplicaria sobre o diesel, depois de pressão do governo) assustou o mercado financeiro. O governo não deixou claro que o caso foi pontual e nem se comprometeu formalmente em deixar que a Petrobrás pratique os preços que considerar financeira e economicamente justos.

Teme-se retorno à política suicida do governo Dilma, que represou os preços dos combustíveis, mas no caso, pelo menos, para conter a inflação, o que não conseguiu ao final e ao cabo.

Neste momento, 14h43min, a Bolsa despenca 1,85%, queda puxada pela derrubada de todos os tipos de ações da Petrobrás. A principal delas perdeu 7% até este momento.

O dólar sobe 0,68%, batendo em R$ 3,8832.

O mercado pergunta-se sobre a reação do ministro Paulo Guedes, que está nos EUA. Há o temor de que ele renuncie ao cargo. O jornal Valor disse esta tarde que Paulo Guedes compromete-se com a política de preços da Petrobrás.

42 comentários:

ZAPELINO B disse...

O Bolsonaro já está fazendo cagada. Primeiro diz que dá carta branca a seus ministros, para no primeiro obstáculo resolver por conta propria. Se o Paulo Guedes pegar o boné, estamos lascados.

Anônimo disse...

Simples, só chamar o Meirelles

Anônimo disse...

Acho que é urgente o Bolsonaro e o Guedes iniciar o processo de leilão de todas as concessões de rádio e TV, precisamos de mídia nova no mercado

Anônimo disse...

Que nem se diz aqui neste pago o capitão se "acadelou" para os caminhoneiros.

Anônimo disse...

Mas que cagada.

Anônimo disse...

A Petrobras foi fundada para atender interesses nacionais, foi capitalizada com dinheiro público, meu, dos meus pais, dos meus avós, ai veio o Genro do FHC, vendeu parte do capital da empresa, e ai disse que a empresa tem de remunerar o investidor privado - às minhas custas e de todos os brasileiros - tá certo o Bolsonaro, a empresa tem atender os interesses do Estado Brasileiro, chega de hipocrisia, lucros bilionários às custas dos brasileiros que trabalham, precisam de ônibus, e outros transportes
Pensem bem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Boa
Onde eu assino?

Luciano disse...

O que vocês fariam? Deixariam explodir outra greve de caminhoneiros? Perderia o apoio deles e de boa parte da população? Tudo tem um custo político. Guedes está aprendendo isso. Mourão já disse que foi uma medida pontual sob pressão. Precisamos a médio e longo prazo desenvolver a malha ferroviária para não depender tanto assim de caminhoneiros. Guedes e Bolsonaro precisam encontrar na semana que vem uma forma de atenuar o efeito do aumento (que com certeza irá ocorrer, está apenas suspenso momentaneamente) do diesel para os caminhoneiros e para a população em geral. É simplista o debate que não considera a carga tributária dos estados e municípios sobre todos os bens, em especial o combustível.

Rosenara disse...

BOLSONARO NÃO É UM PRESIDENTE DECORATIVO!! TUDO QUE A ESQUERDA QUER E A IMPRENSA É UMA GREVE DE CAMINHONEIROS PARA CHAMAR O GOVERNO DE INCOMPETÊNTE!!

Luciano disse...

Bolsonaro e Guedes precisam anunciar a imediata abertura do mercado para outros operadores além da petrobrás e começar a desregular esse mercado de modo a que haja efetiva COMPETIÇÃO o que abaixaria o preço, o mesmo em relação às empresas de armas e munições, para ficar apenas em dois mercados distintos. Quando se fala que os 100 dias estão aquem do desejado, é isso. A população espera um choque de gestão capitalista que ainda não ocorreu. Pontualmente, a suspensão temporária do aumento faz sentido, se e somente se, no mais tardar na semana que vem forem tomadas medidas no sentido de desburocratizar e desregular o mercado para que haja redução de preço por competitividade. E a união e os governos estaduais precisam baixar os valores das taxas e tributos sobre todos os produtos, em especial sobre os de valor agregados como o diesel.

Anônimo disse...

A Petrobrás está muito inchada, possui mais funcionarios que as três maiores petroleiras juntas. Primeiro deve ajustar seus custos e depois pensar em aumentos. A ineficiência não pode ser passada para o consumidor.

aparecido disse...

Porque existem empresas dolarizadas no Brasil ?? Por acaso as despesas da petrobras são em dólares ??? Assim se o dólar sobe sobe as tarifas.. e se o dólar abaixa e fatura menos em reais então sobe o preço em reais para compernsar.. assim se sebe sobe e se abaixa sobe também...A caixa preta das tarifas tem que ser expostas...

Anônimo disse...


Se houvessem concorrentes privados a Petrobrás
poderia aumentar quanto quisesse o diesel.

O problema é que uma empresa estatal monopoliza
um mercado gigantesco e trabalha em função
das quadrilhas políticas e corporações.

PRIVATIZAÇÃO JÁ

Anônimo disse...

Terrorismo canalha da extrema imprensa que faz de tudo para comprometer, intrigar, destruir o governo Bolsonaro de qualquer maneira.

E esses investidores da Bolsa de Valores são todos umas "baratas tontas" correndo prá lá e prá cá acreditando em fake news da extrema imprensa.

Tenho certeza de que Bolsonaro irá fazer o certo e de acordo com seu Ministro Paulo Guedes - aliás, a saída dele da equipe é o sonho da esquerdalha desde antes das eleições ...

Anônimo disse...

Concordo com o anonimo das 15:12, leilão de concessões de radio e tv era o ideal.

Anônimo disse...

Quem sabe adotamos os mesmos métodos do Maduro!

Anônimo disse...

Está parecendo uma estratégia morde-assopra. O fato é que hoje não há alternativa para o transporte rodoviário, então a pressão deles (caminhoneiros) é muito forte. As saídas seriam duas: 1) concorrentes para a Petrobrás no refino e distribuição e 2) novos modais de transporte, nenhum deles possível em menos de 10 anos. Quanto ao Paulo Guedes, se ele renunciar é o fim. A oposição soltará fogos.

rudy_rs disse...

Se o ministro renunciar não vão faltar nomes para assumir o seu lugar. Guedes é tão ordinário e sem vergonha quanto o seus antecessores.

Anônimo disse...

EM janeiro eu dei ate dezembro para ele renunciar. Mas, acho que nao dura muito nao. A cara de constrangimento do Guedes e do Moro(este visivelmente arrependido de ter pedido demissao do judiciario), e visivel.....a gente percebe nas apresentacoes deles.
Enquanto isto, temos fronhonhoim, e a ministra damares chamando deputado de lindo e tendo calorzão.

Anônimo disse...

Já vai tarde.

Anônimo disse...

Vira essa boca pra lá, Políbio! Guedes não vai renunciar. Muito menos depois de tanto esforço. Para de entrar nesse espírito de "crise" que se inventa a cada semana.

Anônimo disse...

Chamem o Jeca Tatu que dá na mesma!

Anônimo disse...

Se o sinistro Tchutchuca pedir demissão, o Brasil terá novamente chance de se salvar.
Simples assim.

Anônimo disse...

Sim, daí a nova mídia não falaria nada dessa intervenção do Bolsonaro e ninguém ficaria sabendo de nada. Até nisso estaria igualzinho ao Lula.

Anônimo disse...

Agora nenhum investidor acreditará nas intençoes do governo. Sem investimento, nada dw empregos novos.
Pense bem!!!!!!!!

Anônimo disse...

Mas Bolsonaro prometeu segurança juridica para atrair investimentos. Intervir em.decisões empresariais cauaa juatamente.insegurança juridica.

Anônimo disse...

Beleza. Diz um nome aí.

adilson disse...

Não sei não,ai tem coisa.Os reajustem viam acontecendo normalmente.Me parece que o buraco é mais embaixo!Essa movimentação dos caminhoneiros já estava planejada há tempos.Não considerar a possibilidade de instrumentalização dos caminhoneiros seria temerário.Prá mim arapuca para JB.Agiu prá desarmar!Vamos ver.

Anônimo disse...

Polibio deixa o homem trabalha

Anônimo disse...

pelo contrario Polibio, o mercado viu com satisfaçao a açao de bolsonaro,

livio disse...

Comentário de Henrique Bredda no Twitter: " O mercado financeiro realmente só entende até o 1o nível, na narrativa mais rasa. Lula 2002 seria o inferno na Terra, pavor dos mercados, e acabou sendo chamado de o maior estadista do Brasil por um expoente banqueiro na sequencia. Mercado voou e errou."

Anônimo disse...

Fácil. É só chamar um Interventor !!!

Anônimo disse...

Tchau!!!

Anônimo disse...


Deu uma de Dilma e o prejuízo foi de 32 bilhões.

Se não ocorressem tantas c*g*d*s políticas não haveria crise no Brasil.

Anônimo disse...

Kkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Eduardo Bolsonaro defende intervenção no preço de todos os combustíveis:

Economia 12.04.19 - O Antagonosta

Em Porto Alegre, Eduardo Bolsonaro defendeu a intervenção no preço do diesel na Petrobras praticada ontem pelo seu pai, Jair Bolsonaro.

E o deputado foi mais longe: “É necessário. Eu acredito que, em alguma medida, isso aí [intervenção no preço] vale para todos [os combustíveis]”.

PS: mais um petralha enrustido?

jose alberto disse...

Camioneiro tem de aumentar o frete e pronto. Qual o problema ? E se não der para ganhar dinheiro vende o xaminhão e procurz outra coisa kkkkk

Anônimo disse...

Leilão do teu cérebro!

Anônimo disse...

Esse governo não existe!

Anônimo disse...

KKK ATÉ O POLÍBIO EMBARCANDO NESSAS BRAVATAS

Anônimo disse...

Se Guedes renunciar, que vá ser feliz. O Brasil é muito maior que Guedes.

Anônimo disse...

o sonho do anonimo petralha é mamar a benga velha do olavo

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/