E se o ministro Paulo Guedes renunciar ?

O governo cedeu à pressão dos caminhoneiros, que ameaçavam parar em caso do aumento. Esta tarde, Bolsonaro disse que pediu números para a estatal. "Se me convencerem, o aumento será dado", disse aos jornalistas.

A interferência do presidente Bolsonaro na política de preços da Petrobrás (a estatal cancelou aumento de 5% que aplicaria sobre o diesel, depois de pressão do governo) assustou o mercado financeiro. O governo não deixou claro que o caso foi pontual e nem se comprometeu formalmente em deixar que a Petrobrás pratique os preços que considerar financeira e economicamente justos.

Teme-se retorno à política suicida do governo Dilma, que represou os preços dos combustíveis, mas no caso, pelo menos, para conter a inflação, o que não conseguiu ao final e ao cabo.

Neste momento, 14h43min, a Bolsa despenca 1,85%, queda puxada pela derrubada de todos os tipos de ações da Petrobrás. A principal delas perdeu 7% até este momento.

O dólar sobe 0,68%, batendo em R$ 3,8832.

O mercado pergunta-se sobre a reação do ministro Paulo Guedes, que está nos EUA. Há o temor de que ele renuncie ao cargo. O jornal Valor disse esta tarde que Paulo Guedes compromete-se com a política de preços da Petrobrás.

42 comentários:

  1. O Bolsonaro já está fazendo cagada. Primeiro diz que dá carta branca a seus ministros, para no primeiro obstáculo resolver por conta propria. Se o Paulo Guedes pegar o boné, estamos lascados.

    ResponderExcluir
  2. Simples, só chamar o Meirelles

    ResponderExcluir
  3. Acho que é urgente o Bolsonaro e o Guedes iniciar o processo de leilão de todas as concessões de rádio e TV, precisamos de mídia nova no mercado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa
      Onde eu assino?

      Excluir
    2. Quem sabe adotamos os mesmos métodos do Maduro!

      Excluir
    3. Sim, daí a nova mídia não falaria nada dessa intervenção do Bolsonaro e ninguém ficaria sabendo de nada. Até nisso estaria igualzinho ao Lula.

      Excluir
    4. Leilão do teu cérebro!

      Excluir
  4. Que nem se diz aqui neste pago o capitão se "acadelou" para os caminhoneiros.

    ResponderExcluir
  5. A Petrobras foi fundada para atender interesses nacionais, foi capitalizada com dinheiro público, meu, dos meus pais, dos meus avós, ai veio o Genro do FHC, vendeu parte do capital da empresa, e ai disse que a empresa tem de remunerar o investidor privado - às minhas custas e de todos os brasileiros - tá certo o Bolsonaro, a empresa tem atender os interesses do Estado Brasileiro, chega de hipocrisia, lucros bilionários às custas dos brasileiros que trabalham, precisam de ônibus, e outros transportes
    Pensem bem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora nenhum investidor acreditará nas intençoes do governo. Sem investimento, nada dw empregos novos.
      Pense bem!!!!!!!!

      Excluir
  6. O que vocês fariam? Deixariam explodir outra greve de caminhoneiros? Perderia o apoio deles e de boa parte da população? Tudo tem um custo político. Guedes está aprendendo isso. Mourão já disse que foi uma medida pontual sob pressão. Precisamos a médio e longo prazo desenvolver a malha ferroviária para não depender tanto assim de caminhoneiros. Guedes e Bolsonaro precisam encontrar na semana que vem uma forma de atenuar o efeito do aumento (que com certeza irá ocorrer, está apenas suspenso momentaneamente) do diesel para os caminhoneiros e para a população em geral. É simplista o debate que não considera a carga tributária dos estados e municípios sobre todos os bens, em especial o combustível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camioneiro tem de aumentar o frete e pronto. Qual o problema ? E se não der para ganhar dinheiro vende o xaminhão e procurz outra coisa kkkkk

      Excluir
  7. BOLSONARO NÃO É UM PRESIDENTE DECORATIVO!! TUDO QUE A ESQUERDA QUER E A IMPRENSA É UMA GREVE DE CAMINHONEIROS PARA CHAMAR O GOVERNO DE INCOMPETÊNTE!!

    ResponderExcluir
  8. Bolsonaro e Guedes precisam anunciar a imediata abertura do mercado para outros operadores além da petrobrás e começar a desregular esse mercado de modo a que haja efetiva COMPETIÇÃO o que abaixaria o preço, o mesmo em relação às empresas de armas e munições, para ficar apenas em dois mercados distintos. Quando se fala que os 100 dias estão aquem do desejado, é isso. A população espera um choque de gestão capitalista que ainda não ocorreu. Pontualmente, a suspensão temporária do aumento faz sentido, se e somente se, no mais tardar na semana que vem forem tomadas medidas no sentido de desburocratizar e desregular o mercado para que haja redução de preço por competitividade. E a união e os governos estaduais precisam baixar os valores das taxas e tributos sobre todos os produtos, em especial sobre os de valor agregados como o diesel.

    ResponderExcluir
  9. A Petrobrás está muito inchada, possui mais funcionarios que as três maiores petroleiras juntas. Primeiro deve ajustar seus custos e depois pensar em aumentos. A ineficiência não pode ser passada para o consumidor.

    ResponderExcluir
  10. Porque existem empresas dolarizadas no Brasil ?? Por acaso as despesas da petrobras são em dólares ??? Assim se o dólar sobe sobe as tarifas.. e se o dólar abaixa e fatura menos em reais então sobe o preço em reais para compernsar.. assim se sebe sobe e se abaixa sobe também...A caixa preta das tarifas tem que ser expostas...

    ResponderExcluir

  11. Se houvessem concorrentes privados a Petrobrás
    poderia aumentar quanto quisesse o diesel.

    O problema é que uma empresa estatal monopoliza
    um mercado gigantesco e trabalha em função
    das quadrilhas políticas e corporações.

    PRIVATIZAÇÃO JÁ

    ResponderExcluir
  12. Terrorismo canalha da extrema imprensa que faz de tudo para comprometer, intrigar, destruir o governo Bolsonaro de qualquer maneira.

    E esses investidores da Bolsa de Valores são todos umas "baratas tontas" correndo prá lá e prá cá acreditando em fake news da extrema imprensa.

    Tenho certeza de que Bolsonaro irá fazer o certo e de acordo com seu Ministro Paulo Guedes - aliás, a saída dele da equipe é o sonho da esquerdalha desde antes das eleições ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Bolsonaro prometeu segurança juridica para atrair investimentos. Intervir em.decisões empresariais cauaa juatamente.insegurança juridica.

      Excluir
  13. Concordo com o anonimo das 15:12, leilão de concessões de radio e tv era o ideal.

    ResponderExcluir
  14. Está parecendo uma estratégia morde-assopra. O fato é que hoje não há alternativa para o transporte rodoviário, então a pressão deles (caminhoneiros) é muito forte. As saídas seriam duas: 1) concorrentes para a Petrobrás no refino e distribuição e 2) novos modais de transporte, nenhum deles possível em menos de 10 anos. Quanto ao Paulo Guedes, se ele renunciar é o fim. A oposição soltará fogos.

    ResponderExcluir
  15. Se o ministro renunciar não vão faltar nomes para assumir o seu lugar. Guedes é tão ordinário e sem vergonha quanto o seus antecessores.

    ResponderExcluir
  16. EM janeiro eu dei ate dezembro para ele renunciar. Mas, acho que nao dura muito nao. A cara de constrangimento do Guedes e do Moro(este visivelmente arrependido de ter pedido demissao do judiciario), e visivel.....a gente percebe nas apresentacoes deles.
    Enquanto isto, temos fronhonhoim, e a ministra damares chamando deputado de lindo e tendo calorzão.

    ResponderExcluir
  17. Vira essa boca pra lá, Políbio! Guedes não vai renunciar. Muito menos depois de tanto esforço. Para de entrar nesse espírito de "crise" que se inventa a cada semana.

    ResponderExcluir
  18. Chamem o Jeca Tatu que dá na mesma!

    ResponderExcluir
  19. Se o sinistro Tchutchuca pedir demissão, o Brasil terá novamente chance de se salvar.
    Simples assim.

    ResponderExcluir
  20. Não sei não,ai tem coisa.Os reajustem viam acontecendo normalmente.Me parece que o buraco é mais embaixo!Essa movimentação dos caminhoneiros já estava planejada há tempos.Não considerar a possibilidade de instrumentalização dos caminhoneiros seria temerário.Prá mim arapuca para JB.Agiu prá desarmar!Vamos ver.

    ResponderExcluir
  21. Polibio deixa o homem trabalha

    ResponderExcluir
  22. pelo contrario Polibio, o mercado viu com satisfaçao a açao de bolsonaro,

    ResponderExcluir
  23. Comentário de Henrique Bredda no Twitter: " O mercado financeiro realmente só entende até o 1o nível, na narrativa mais rasa. Lula 2002 seria o inferno na Terra, pavor dos mercados, e acabou sendo chamado de o maior estadista do Brasil por um expoente banqueiro na sequencia. Mercado voou e errou."

    ResponderExcluir
  24. Fácil. É só chamar um Interventor !!!

    ResponderExcluir

  25. Deu uma de Dilma e o prejuízo foi de 32 bilhões.

    Se não ocorressem tantas c*g*d*s políticas não haveria crise no Brasil.

    ResponderExcluir
  26. Eduardo Bolsonaro defende intervenção no preço de todos os combustíveis:

    Economia 12.04.19 - O Antagonosta

    Em Porto Alegre, Eduardo Bolsonaro defendeu a intervenção no preço do diesel na Petrobras praticada ontem pelo seu pai, Jair Bolsonaro.

    E o deputado foi mais longe: “É necessário. Eu acredito que, em alguma medida, isso aí [intervenção no preço] vale para todos [os combustíveis]”.

    PS: mais um petralha enrustido?

    ResponderExcluir
  27. Esse governo não existe!

    ResponderExcluir
  28. KKK ATÉ O POLÍBIO EMBARCANDO NESSAS BRAVATAS

    ResponderExcluir
  29. Se Guedes renunciar, que vá ser feliz. O Brasil é muito maior que Guedes.

    ResponderExcluir
  30. o sonho do anonimo petralha é mamar a benga velha do olavo

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/