Petrobrás não suportará prejuízos pela contenção artificial dos preços da gasolina. Vem aí aumento de 5%.

Conforme informações da LCA Consultores, desde meados de 2010, a petrolífera incorre em prejuízo com os combustíveis. Contudo, os economistas da consultoria acreditam que um ajuste poderá ocorrer em breve, antes mesmo do leilão do pré-sal, marcado para o dia 21. No relatório que acaba de divulgar o Copom, o reajuste está escrito ali com todas as letras. 

. O prejuízo da companhia não se dá apenas na revenda interna a um preço inferior do que o pago pelo combustível importante, mesmo porque grande parte é produzida no Brasil, mas também no custo de oportunidade que impacta todo o volume comercializado pela companhia dentre do País. Isso porque, segundo a consultoria, "a empresa poderia estar faturando muito mais exportando ao invés de abastecer a nação".

. Os consultores estabeleceram um método de cálculo de defasagem, através da diferença do preço recebido pelo produtor/importador em reais, impostos e o preço internacional da gasolina. Examine o gráfico ao lado. No caso da Petrobras, destacam, o prejuízo com a comercialização do produto ocorre desde o final de 2010. Desde o início de 2012, os preços de gasolina e diesel pagos ao produtor são elevados mas, ainda assim, são insuficientes para até mesmo zerar a defasagem do preço dos combustíveis.

4 comentários:

Anônimo disse...

esse tipo de aumento tem havido mensalmente no preço da gasolina e ninguém fala nada!!!

Anônimo disse...

Ninguém pode lutar contra a natureza,fazer a inflação estacionar artificialmente vai colher frutos ruins no futuro.Que digam o Brasil na era Sarnei, Argentina e Venezuela atualmente.

Anônimo disse...

Lembram qdo a quadrilha do mensalão estava na oposição, o lema delles era "abaixo a globalização", fora ALCA, diga não "as privatizações". Esse povo analfabeto de mentalidade bovina, acreditou nessa papagaiada e votou nessa quadrilha. Agora falam em privatizações(dizem que são concessões, mudou de nome) com a maior CARA DE PAU.

Anônimo disse...

Esta conta não está fechando. O custo de produção do barril de petróleo para a Petrobrás é de 20 dólares, mas é vendido a 100 dólares. Bota falta de competência nisto. os americanos dizem que o melhor negócio do mundo é uma empresa de petroleo bem administrada. e que o segundo melhor negócio é uma empresa de petroleo mal administrada.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/